Você sabe como formar uma equipe de vendas e alavancar a produtividade e os resultados da empresa?

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Equipes de vendas de alta performance são aquelas que, além de vender muito, também demonstram um alto grau de competência.

Elas estão alinhadas com os valores e as estratégias empresariais do negócio e são extremamente entrosadas, mesmo que haja uma diversidade de ideias, crenças, conhecimentos e opiniões.

Formar uma equipe de vendas de alta performance, comprometida com o negócio, não é fácil.

Pensando nisso, no post de hoje, separamos 8 dicas para você saber como montar o time de vendas ideal para a sua empresa. Continue a leitura!

Como formar uma equipe de vendas de alta performance em 8 passos

Comece pela liderança, siga todos os passos e não se esqueça de usar as oportunidades oferecidas pela transformação digital para ajudar seu time ao máximo.

Veja, agora, como montar uma equipe de vendas de alta performance:

1. Defina um líder

Uma boa equipe precisa de um bom líder, e esse papel pode ser exercido por um profissional designado especialmente para comandar o time de vendas.

Sem isso, não há como formar uma equipe de vendas de alta performance.

Quem estiver na liderança ficará responsável por delegar as tarefas, manter a disciplina e garantir transparência no fluxo de informações e no progresso dos resultados.

2. Exponha o posicionamento e os objetivos da empresa

Uma equipe alinhada com as estratégias e valores deve, primeiramente, conhecer quais são os objetivos e metas de negócios, além da visão, missão e valores da marca.

Cada um desses atributos deve ser disseminado no grupo, pois todos os seus membros serão mais entrosados e focados se compartilharem os mesmos propósitos.

Assim, eles se sentirão verdadeiramente parte da empresa.

Para isso, lembre-se dos segredos da gestão para força de vendas:

segredos para gestão da força de vendas

3. Seja um mentor para suas equipes

Quer saber como gerenciar uma equipe de vendas? Um bom líder precisa ser também um excelente coach e mentor para seus comandados.

Estimule e promova o desenvolvimento contínuo de performance, autoconhecimento e aprendizagem dos vendedores. Deixe claro que você está ali para guiá-los, não apenas soltar ordens.

Veja também: Gestão de equipes externas: aprenda a gerir melhor a sua

4. Reconheça seus esforços

Outra atribuição do líder é atuar perto de seus liderados. Quer saber mesmo como formar uma equipe de vendas? Aproxime-se de seus liderados!

Essa proximidade é importante para que o superior possa identificar os pontos fracos e valorizar os pontos fortes da sua equipe comercial de alta performance.

Nesse sentido, o reconhecimento dos bons resultados apresentados é fundamental para mostrar aos seus vendedores que há uma atenção especial sobre seu desempenho e que eles serão recompensados no momento certo.

5. Incentive o diálogo entre os membros da equipe

A ideia, aqui, é criar um ambiente de trabalho onde os vendedores possam interagir mais entre si. Isso facilita a formação de relacionamentos pautados na confiança, pois as pessoas se sentirão mais à vontade para expor suas ideias, sugestões e opiniões.

É um processo que aprimora a criatividade, aumenta o comprometimento e reforça o espírito de equipe.

Veja também: O que é SLA, Service Level Agreement, e como ele ajuda sua equipe a vender mais

6. Faça reuniões periódicas

Equipes de vendas de alta performance devem realizar reuniões periódicas para avaliar e revisar suas estratégias.

Sem esse contato constante, não tem como montar uma equipe de vendas!

A exposição, análise e otimização dos resultados obtidos para atingir as metas e objetivos com maior facilidade é necessário para que a empresa alcance seus propósitos.

As reuniões também são o momento de fazer feedbacks e dar liberdade para que os vendedores falem sobre os problemas internos e proponham soluções e melhorias para a empresa.

Você já trabalha com indicadores de performance na equipe de vendas? Veja alguns que pode utilizar!

Indicadores de performance para vendedores

7. Invista em treinamentos

Assim como as reuniões, os treinamentos são imprescindíveis para dinamizar, reciclar e melhorar o trabalho dos vendedores.

A capacitação é importante não só para a empresa como um todo, mas para a própria carreira dos membros da sua equipe — especialmente quando voltada para atualização e inovação de processos como prospecção, follow-up e gestão de oportunidades.

8. Utilize softwares de automação

E como gerenciar uma equipe de vendas? A utilização de um CRM ou aplicativo para gestão comercial oferece um ganho de performance necessário para formar uma equipe mais produtiva.

Além de trazer mais inteligência, facilidade, controle e organização à área comercial, esses sistemas automatizam os trabalhos manuais, tornando-os mais mecânicos.

Assim, garante-se mais eficiência, pois o seu time passará a produzir mais em menos tempo.

Com o agendamento de tarefas é possível organizar todas as atividades e reuniões que precisam ser realizadas, facilitando a organização e a produtividade para uma equipe comercial de alta performance.

Calendário de atividades Agendor

O Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas B2B. Cadastre-se e ganhe um teste cortesia, com todos os recursos!

Equipe formada? Invista no Funil dos Sonhos para mantê-la motivada!

Mesmo após formar uma equipe de vendas qualificada, a liderança pode encontrar alguns obstáculos ao engajamento. Um dos maiores motivos para vendedores não engajarem no CRM é a falta de conexão entre as funcionalidades do CRM e os objetivos pessoais do vendedor.

Para driblar a dificuldade e trazer propósito às ações do time de vendas, criamos o exclusivo Funil dos Sonhos. Seu objetivo é conectar os sonhos pessoais dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando as atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançá-los.

Conheça o Funil dos Sonhos e implante a ferramenta na rotina agora mesmo!

Para criar equipes de vendas de alta performance, é preciso oferecer estrutura e preparação, desde a liderança até o suporte tecnológico. Mas, até conquistar esses altos níveis de desempenho, é importante conhecer e avaliar cada um dos seus vendedores para definir como cada ação será tomada.

Essas práticas ajudarão os membros de seu time comercial a serem mais satisfeitos e, assim, produzirem e venderem mais.

Saiba mais: Implantação de CRM: como ganhar a confiança de sua equipe nesse processo

Quer ficar ainda mais preparado para montar equipes de vendas de alta performance, então baixe nosso ebook gratuito: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas!