O Cloud Computing (ou Computação em Nuvem) trouxe grandes revoluções para a Tecnologia da Informação. Antigamente, as empresas precisavam comprar equipamentos caros, manter uma infra-estrutura própria e serviços técnicos especializados. Mas agora esse cenário mudou.

A internet possibilitou que nossas informações ficassem disponíveis online, podendo ser acessadas de qualquer dispositivo.

A tecnologia melhorou com o tempo e assim, as soluções que usamos em nossas empresas foram colocadas em nuvem, dando espaço para serviços completos oferecidos por empresas que cobram uma taxa somente pelo uso.

Veja mais: Porque você deveria apostar nos negócios em nuvem

Cloud computing: vantagens que você precisa aproveitar

A computação em nuvem apresenta vantagens que você não pode deixar de usar em seu engócio.

Desde o armazenamento em nuvem – muito seguro – até diversos outros fatores.

Confira, abaixo, as vantagens do cloud computing!

Computação em nuvem: 5 vantagens

1- Ligações

VOIP é a sigla para Voice Over Internet Protocol. Para dar uma visão geral, essa tecnologia converte sinais de áudio analógicos (no caso, as ondas sonoras da voz) em dados digitais que podem ser transmitidos pela internet. Existem diferentes tipos de VOIP, desde adaptadores ao aparelho de telefone comum à telefones específicos e PABX virtuais.

O serviço de VOIP mais popular mundialmente é o Skype. O Skype é um serviço que permite ligações gratuitas entre aparelhos que estejam utilizando o software e ligações econômicas ao utilizá-lo em chamadas para outros números.

Você pode usar o Skype no PC, em smartphones e tablets, basta baixar o app. Para fazer ligações à números fixos ou celulares, você precisa comprar créditos Skype.

Eles te dão direito à vários recursos como SMS, encaminhamento de chamadas, um número online, ou o Skype to Go, que é um número internacional para que as pessoas gastem com ligações locais quando forem falar com você no exterior.

  • Dica: Para serviços de atendimento e call centers, geralmente vale a pena investir em uma solução mais elaborada, pois a qualidade das ligações é maior. Agora, se você precisa de uma solução ágil e acessível, o Skype é ideal.

2- Envio de email marketing

Mailing, newsletters, email marketing, seja lá qual for o termo que você prefere usar, há ótimas ferramentas para enviar newsletter em nuvem que ajudam na organização do envio e análise dos resultados.

cloud computing vantagens

Dica: Procure ferramentas que facilitam a importação dos contatos (integrando com seus contatos de email, LinkedIn ou planilhas com os dados de contato) e controlam a remoção dos contatos que não desejam mais receber os emails.

Essas ferramentas geralmente cobram assinaturas mensais sobre o número de contatos, ou campanhas enviadas por mês. O bacana do MailChimp é o limite do plano gratuito. Você pode utilizá-lo gratuitamente até o limite de milhares de contatos, ou algumas centenas de campanhas por mês.

3- CRM – Gestão do Relacionamento com Clientes

Conhecer seus clientes, seus perfis e as preferências de compra para tratá-los de maneira única, é um diferencial para qualquer tipo de negócio. Hoje em dia, as pessoas sabem muito bem quais são as empresas que tem grande empatia com elas.

Atualmente não dá mais para ficar sem aplicar CRM.

Os sistemas de CRM são as ferramentas que dão suporte para a estratégia de CRM. Há vários tipos de ferramentas de CRM em nuvem, para diferentes finalidades.

cloud computing vantagens

Essas ferramentas são geralmente comercializadas através de assinaturas mensais pré-pagas, de acordo com a quantidade de informações que serão armazenadas ou o número de usuários.

A vantagem do cloud computing ao usar um software de CRM em nuvem, é que sua empresa não precisa manter as atualizações e correções de qualquer erro que venha a acontecer. Além disso, você pode acessar suas informações de onde estiver, basta uma conexão com a internet.

Dica: se sua empresa trabalha com vendas consultivas e sua equipe precisa entrar em contato várias vezes com o cliente, a ferramenta que elaboramos foi feita exclusivamente para ela.

Confira este vídeo de nossa websérie exclusiva que mostra as vantagens do cloud computing:

httpv://www.youtube.com/watch?v=l_fUhVDDW0E&list=PLEC4Wg6WVfJDKcoi2f7N_mXee6urfzjFc&index=4

Saiba mais: SaaS em Cloud: saiba tudo sobre Software as a Service

4- Controle financeiro

Para a gestão do fluxo de caixa, contas a pagar e receber, NF-e e emissão de boletos, existem ferramentas online bem interessantes. Hoje em dia não dá mais para ficar usando planilhas do Excell para o controle financeiro!

Essas informações são críticas para sua empresa e os fornecedores desses serviços sabem disso. Técnicas modernas de segurança são utilizadas nesses softwares, como o SSL que é aplicado nos internet bankings, garantindo que toda a informação enviada para o site fica segura.

Aquele sistema cheio de formulários e telas, complicado e que sempre dá problemas, precisa ser deixado para trás!

Nós gostamos particularmente de duas ferramentas, entre várias que estão sendo oferecidas, pela facilidade no uso e o design inovador: ContaAzul e Granatum.

Como fica a segurança das minhas informações?

Sem dúvida, esse é o item sobre a Computação em Nuvem de maior questionamento. Será que minhas informações estarão seguras? é o que passa pela cabeça de todo empreendedor quando pensa em adotar soluções cloud.

Com isso em mente, alguns preferem manter sua própria infra-estrutura in-company (dentro da própria empresa), contratando técnicos para realizar a instalação e manutenção dos equipamentos e softwares.

Mas se pensarmos bem, será que o técnico estará tão comprometido com a segurança de suas informações, quanto uma empresa que depende disso para existir?

Bom, então é isso. A computação em nuvem e suas vantagens vieram para ficar e ajudar as pequenas empresas com soluções que antes somente as grandes tinham acesso.

Agora é sua vez: conhece algum serviço ou vantagem do cloud computing interessante para compartilhar?