Que tal ampliar sua carteira de clientes neste ano novo? Veja as dicas que você precisa ficar de olho

Principais aprendizados deste artigo:

Se você for como a maioria dos grandes vendedores, gestores comerciais ou empreendedores, certamente vai querer começar o ano ampliando a sua carteira de clientes, não é mesmo?

Afinal, aumentar a carteira de clientes é a maneira mas fácil de aumentar as vendas e o seu alcance de mercado.

Nesta postagem, separamos 4 dicas para ajudar você a entender melhor o que é carteira de clientes e como ampliá-lá.

Mas, antes de dar uma olhada nelas, sugerimos que leia este e-book gratuito: O Guia da Prospecção – Como gerar leads qualificados e prontos para comprar

4 dicas fundamentais para ampliar a carteira de clientes

Aumentar o seu mercado é tão importante quanto vender, já que assim, mais e mais pessoas ouvem falar da sua empresa, seu produto e diferenciais.

Pensando por uma perspectiva direta, quanto mais clientes você atender, mais pessoas vão ouvir falar da sua empresa, e dessa maneira, maior o alcance da sua empresa dentro do seu mercado.

Quando as pessoas já ouviram falar de você, fica mais fácil considerarem você na hora de contratar alguém que faz o que você faz.

Por isso, você deve estar usando as primeiras semanas do ano para pensar em como ampliar o seu alcance e a sua base de contatos para incluí-los em sua carteira de clientes.

Alias, qual o significado de carteira de clientes? O que é carteira de clientes, explicada de uma forma simples de entender?

Carteira de clientes, definição: Conjunto de clientes costumeiros de uma empresa, aos quais ela está sempre oferecendo seus produtos e serviços de forma continuada e com sucesso, sendo estes adquiridos através de um relacionamento comercial duradouro.

Mas quais são as ações mais propensas a ter sucesso na hora de vender mais, aumentar a satisfação dos clientes e levar a sua mensagem para o maior número possível de prospects, com o objetivo de ampliar esta carteira de clientes?

Essa não é uma tarefa fácil. Principalmente se você faz parte de uma pequena equipe de vendas, de uma pequena empresa, ou de um produto desconhecido.

Por outro lado, nada é impossível. Aqui estão algumas dicas úteis de como aumentar consideravelmente sua base de clientes.

carteira de clientes
Aumentar sua carteira de clientes está nos seus planos para 2015?

Veja também: 7 dicas de como montar uma carteira de clientes

1. Desenvolva um diferencial único

O seu diferencial competitivo único é aquilo que seus concorrentes não podem copiar. E aquilo que faz as pessoas comprarem de você.

É justamente aqui que seus clientes realmente enxergam valor no que você faz, e entendem porque vale a pena contratar a sua empresa. Você pode ter vários diferenciais únicos para cada segmento de sua base de clientes.

Bons diferenciais podem simplesmente funcionar revendo a maneira de fazer negócios e enfatizar alguns aspectos do que você já faz, ou de pensar em uma maneira diferente sobre o que você já faz.

Por exemplo, se você estiver no negócio de auto-peças e pode oferecer entrega gratuita no mesmo dia da encomenda de peças, pode fazer uma grande diferença nas oficinas atendidas pela sua área de cobertura.

Pense em como completar essa frase: “as pessoas compram de mim porque eu sou a única empresa que…”.

Se você pode responder essa frase, então você já sabe qual o seu diferencial único. Se não for possível, então precisa pensar nisso.

2. Use o poder do telefone

Muitos profissionais de marketing acreditam que o telefone é o recurso de vendas mais subutilizados nos negócios de hoje.

Mas essa é uma técnica eficaz que é realmente importante para manter o interesse de potenciais clientes: não há nenhum sentido em gastar dinheiro na geração de leads apenas para atende-los de um maneira nada profissional.

Pare por um tempo e capacite a sua equipe para falar no telefone. Aproveite  o poder do telefone para prospectar corretamente, e seja impecável quando tiver a oportunidade de fazer algum atendimento receptivo.

Um mau atendimento telefônico pode ser não apenas frustrante para a sua equipe, e pode comprometer seriamente a sua reputação, que é tudo que você não quer.

Aposte no treinamento certo para que sua equipe tenha foco para lidar com qualquer chamada a fazer as coisas funcionar melhor pra você.

Saber usar o telefone ainda é o grande diferencial dos grandes vendedores.
Saber usar o telefone ainda é o grande diferencial dos grandes vendedores.

Veja mais: Como prospectar clientes por telefone em 6 passos simples

3. Desenvolva um sistema de vendas

Como funciona a venda? “Preparar, apontar e fogo?”. Nem sempre é assim. É preciso um grande preparo e um direcionamento.

Quem é o seu cliente perfeito? Quem vamos abordar? Para quem estamos falando? Você já pensou nesses detalhes?

Olhe por 1 minuto para um bom vendedor. Você vai começar a notar um padrão para a maneira como eles fazem as coisas – como eles chegam ao prospect interessado, como mantém as pessoas interessadas, como lidam com objeções, com a negociação e como finalmente pedem a venda.

Tudo de uma forma que constrói a confiança e conquista a compreensão do prospect de uma maneira que faça com que eles caminhem juntos pelo processo.

Vendedores excepcionais têm o seu sistema de vendas. Agora é realmente possível que você aprenda um sistema de vendas eficaz.

A abordagem sistematizada vai ajudar você a vender com base em um método eficaz de vendas que pode ser compartilhado por todos os vendedores da equipe de vendas para aumentar a base de clientes.

4. Pesquise seu mercado

A sua empresa precisa se concentrar em um tipo especifico de pessoas que são o perfil certo para comprar o seu produto e passar a mensagem certa, ter uma plano de comunicação empresarial adequado.

É extremamente importante entender o que faz com que seus clientes fiquem com você, em vez de partir para a concorrência.

Se você vende computadores, precisa perceber que o usuário expert tem conhecimento de todos os níveis sobre o que ele está comprando, e que vai querer informações diferentes de uma pessoa que só quer algo fácil de usar para ler e trocar e-mails.

Para que você possa saber como se comunicar com diferentes perfis de potenciais compradores, você vai precisar fazer o dever de casa e identificar os principais segmentos de mercado do seu negócio.

Feito isso, é preciso criar o perfil desses tipos diferente de clientes de acordo com interesses através de uma pesquisa de mercado.

Em seguida, você pode abordá-los de uma maneira eficaz, em conformidade com os incentivos que eles esperam receber de sua empresa ao comprar seu produto.

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Conhecer o mercado e saber com quem está falando pode ser seu grande diferencial.

Você está pronto para ampliar sua base de clientes?

Agora que você já sabe o que é carteira de clientes e o que é preciso para ampliar a sua base, sabe que precisa criar um comportamento dentro da sua empresa para ser mais atraente para os clientes, bem como saber abordar e prospectar.

Quanto maior as habilidades dos vendedores no processo de vendas – e maior a sua consciência sobre isso, mais fácil será para você aumentar as vendas e o número de clientes.

Finalmente, quando você começar a criar um sistema eficaz de aplicar seus diferenciais e executar o processo de vendas, vai conquistar novos clientes.

E quando esses clientes estiverem comprado, estiverem satisfeitos e orgulhosos de suas decisões, você pode pedir indicações e referencias de novos clientes.

Tudo que você precisa fazer é transformar a sua abordagem em um plano de ação, e colocá-la em prática para ampliar sua carteira de clientes.

E se quer mais algumas dicas sobre o assunto, confira: Gestão da carteira de clientes: 8 dicas para empreendedores