Quantos e quais blogs de marketing digital você tem adicionado aos seus favoritos?

Mas será que você está realmente acompanhando as melhores referências do mercado?

Ao levar em conta que existe uma infinidade de sites e blogs que abordam os inúmeros temas sobre marketing, às vezes fica difícil escolher quais seguir para se manter atualizado no mercado.

Por isso, montamos esta lista especialmente para você com apenas os 15 melhores blogs sobre marketing digital em geral, inbound marketing, conteúdo, SEO, mídias sociais e, é claro, marketing de relacionamento também!

Já não é novidade que marketing digital é essencial para aumentar vendas. Seja qual for a área da sua empresa, educacional, corretora de seguros, transportadora ou do setor industrial, trata-se de um investimento que traz resultados a curto e longo prazo.

E muitos desses blogs são excelentes fontes de informações, conhecimentos e experiências de grandes empresas na área de marketing e vendas. Então se certifique de continuar a leitura até o final e dar uma olhadinha em cada um deles!

Para facilitar para você, dividimos a lista em duas categorias: uma com os melhores blogs de marketing digital em português e, logo em seguida, apenas blogs em inglês.

A verdade é que o mercado internacional está em um nível de transformação digital mais avançado, portanto ficar de olho nos blogs internacionais é essencial.

Então, sem mais delongas, confira a seguir os melhores blogs de marketing!

15 Melhores Blogs de Marketing

1. Rock Content

A Rock Content é uma das maiores referências nacionais quando se trata de marketing. Queridinho dos brasileiros, o blog da Rock Content aborda tópicos de marketing digital para diversos públicos, desde empresas B2B a freelancers e empreendedores.

Como o próprio nome já sugere, seu principal foco está no marketing de conteúdo, mas você também encontra excelentes dicas sobre a jornada do cliente, funil de vendas, como conquistar e fidelizar clientes e muito mais.

2. Viver de Blog

Fundado por Henrique Carvalho, co-autor best-seller na Veja do livro “Negócios Digitais”, o Viver de Blog conta com mais de 20 milhões de visitantes e é um dos principais destaques desta lista com os melhores blogs de marketing. Seus conteúdos são de alta qualidade para você que deseja gerar mais audiência, engajamento e vendas.

O Viver de Blog apresenta principalmente dicas de escrita e produção de conteúdo, mas não deixa a desejar quando o assunto é e-mail marketing, relacionamento com clientes, qualificação de leads e dicas de marketing digital em geral.

3. SEMrush Blog

O SEMrush é a principal ferramenta de pesquisa de palavras-chave e planejamento de conteúdo para blogs. Sendo assim, não é à toa que o seu blog em português conta com artigos de altíssima qualidade para você se aprofundar em SEO.

Mas os conteúdos não param por aí: você também encontra dicas sobre marketing de conteúdo, mídias sociais, publicidade paga e muito mais.

4. Neil Patel

Difícil pensar em marketing digital sem lembrar de Neil Patel, um dos maiores especialistas em SEO da atualidade que já ajudou gigantes como o próprio Google e a Amazon.

Embora seu sucesso tenha começado internacionalmente, inclusive com seu blog em inglês, Patel cresceu rapidamente no Brasil nos últimos anos. É um blog fundamental para você aprender mais sobre marketing digital com cases de sucesso, passos a passos e dicas práticas.

5. Hubspot Brasil

Quando o tema é inbound marketing, a Hubspot ficou conhecida como uma das principais responsáveis pela sua expansão em todo o mundo.

Existem inúmeros benefícios que o inbound marketing pode oferecer a sua empresa, e o blog de marketing digital da Hubspot Brasil é uma das maiores referências para você aprender e se tornar um mestre no assunto.

6. Think With Google Brasil

Que tal aprender sobre marketing e muito mais com a própria gigante da internet? A versão em português do Think With Google apresenta conteúdos que vão desde estratégias e o futuro do marketing até tendências de consumo, inspirações, ideias e insights para você ampliar seus conhecimentos e transformar o seu negócio.

Aliás, um dos principais diferenciais deste blog é que o Google trabalha com o conceito de foco no cliente. Isto é, uma metodologia de trabalho inteiramente direcionada às demandas do cliente.

7. Mundo do Marketing

Esta é uma sugestão um pouco diferente de blog de marketing para você acompanhar, pois neste caso você vai se deparar com novidades e atualizações do mercado de marketing no Brasil.

São artigos, notícias, estudos, infográficos, entrevistas e diversos outros conteúdos para você estar sempre atualizado e imerso no cenário brasileiro de marketing.

8. Ideia de Marketing

Em nossa última recomendação em português de melhores blogs de marketing digital, o Ideia de Marketing também conta com tópicos que “fogem um pouco” dos abordados até o momento nesta lista.

No blog, você terá acesso a incríveis conteúdos de gestão, empreendedorismo, design, branding e outros. São assuntos que se relacionam diretamente com o marketing e fazem uma grande diferença nas suas estratégias.

Antes de continuar nossa lista, assista ao vídeo abaixo e saiba como o marketing digital pode ajudar a impulsionar suas vendas!

Leia também: Case de sucesso com o Agendor: uma agência de marketing digital

Observação: a partir daqui, todos os blogs estão com conteúdos em inglês.

9. Content Marketing Institute

O Content Marketing Institute é uma das referências mais respeitadas sobre Marketing de Conteúdo. No blog, há muitas informações valiosas voltadas especialmente para criações e ações em mídias sociais e blogs empresariais.

O grande destaque fica por conta dos artigos, que são escritos por profissionais renomados do setor que apresentam estratégias de conteúdo e storytelling para vendas.

10. Search Engine Journal

Quer aprender sobre estratégias de SEO para marketing em blogs? Então o blog Search Engine Journal é uma das melhores indicações para você acessar. Seus conteúdos são extremamente práticos e há artigos para você se aprofundar em SEO o máximo possível.

Sem contar que se você quiser ficar por dentro das mudanças de algoritmos do Google, este é o blog de marketing ideal para ficar de antenado!

11. The Moz Blog

Assim como o SEMrush, a Moz é uma empresa com foco em marketing para SEO e seu blog contém conteúdos valiosos e dados relevantes sobre o tema.

The Moz Blog, como é chamado o blog de marketing digital da empresa, traz experts com seus melhores conselhos, pesquisas, passos a passos e muito mais para ajudar você a caprichar no marketing online do seu negócio.

12. Buffer

As redes sociais também são de grande importância para uma boa estratégia de marketing. Caso você queira estudar e aprender mais sobre as melhores práticas no Facebook, Instagram, entre outras, então o blog Buffer é nossa principal recomendação nesta lista!

Trata-se de uma das maiores ferramentas de gerenciamento de mídias sociais, e seu blog de marketing digital ensina tudo sobre  criação de conteúdo, análise de métricas, monitoramento e diversas dicas para aumentar as conversões de suas redes sociais.

13. Backlinko

Quer levar o SEO da sua empresa ao próximo nível com conhecimentos aprofundados? Então você precisa conferir o Backlinko, mais um blog com foco no fundamental “Search Engine Optmization”.

Mas, claro, os artigos e conteúdos deste blog não se limitam às boas práticas de SEO. Você também pode aprender diversas outras dicas para aumentar suas vendas pela internet, como e-mail marketing, copywriting, entre outras.

14. Copyblogger

Quando você para e analisa o marketing digital como um todo e suas principais divisões, consegue notar que há quase sempre uma constante que deve ser levada em consideração. Estamos falando do copywriting, ou seja, a arte de influenciar, persuadir e vender por meio das palavras.

Logo, o blog de marketing digital Copyblogger é uma sugestão para aprender as melhores dicas, obter guias e estratégias de copywriting, storytelling e técnicas de persuasão em vendas.

15. Unbounce

Por fim, o blog Unbounce pertence a uma plataforma que ajuda especialistas em marketing na hora da criação, conversão e otimização de landing pages para a geração de leads.

E são justamente esses assuntos que estão em foco neste blog de marketing digital. Você encontra ótimas dicas práticas para otimizar as conversões do seu site ou de suas landing pages.

Nota: a lista dos melhores blogs de marketing digital acima não está em nenhuma ordem específica! Todos são excelentes opções para quem deseja se aprofundar nos estudos de marketing, desde dicas para iniciantes a mais avançados.

Quer aprender mais sobre marketing digital com o Agendor? Então confira uma lista especial dos artigos que separamos para você conferir aqui mesmo em nosso blog!

Vá além dos blogs de marketing digital

Se você está à procura de um conteúdo mais avançado sobre o assunto, então aproveite e clique aqui para baixar nosso Guia de Indicadores de Desempenho em Vendas e Marketing!

Neste nosso ebook gratuito, você vai:

  • Entender a relevância das áreas de Vendas e Marketing nas organizações;
  • Conhecer os principais indicadores de vendas e marketing macro (finais) e micro (intermediários);
  • Ficar por dentro dos principais tipos de KPI de vendas e marketing, outbound e inbound;
  • Conferir outras indicações de materiais relacionados aos indicadores de desempenho em vendas e marketing.