Definir os indicadores do Balanced Scorecard — BSC, na sigla em inglês — é uma das etapas mais importantes na hora de usar essa estratégia na sua empresa. Porém, apesar de existirem regras claras e objetivas para isso, é muito comum que gestores e empreendedores tenham suas dúvidas sobre como fazer isso. 

Principais aprendizados deste artigo: 

  • Balanced Scorecard, ou BSC, é uma metodologia criada nos anos 90, composta por 8 passos, que direciona as estratégias empregadas pelas empresas para alcançar os melhores resultados. 
  • Os indicadores de BSC mais utilizados pelas companhias são os de resultados, ou outcomes, que medem os resultados alcançados e os de tendência, ou drivers, que focam nas ações.
  • Para que um indicador balanceado de desempenho seja efetivo, é necessário que ele seja confiável, tenha um bom custo-benefício, seja atualizado com frequência e se atenha a metas de longo prazo. 
  • Saber quais são os indicadores de vendas e marketing disponíveis é essencial para definir quais KPIs usar nas suas estratégias. No mais, um CRM de vendas ajuda a colocar a estratégia em prática e você pode testar o CRM de vendas do Agendor gratuitamente!

Afinal, são diversos indicadores disponíveis e é crucial escolher o correto, para que eles sejam capazes de atender os objetivos dessa metodologia. 

Para ajudar você a determinar corretamente os indicadores balanceados de desempenho, preparamos um artigo que explica:

  • o que são indicadores de Balanced Scorecard; 
  • quais os principais tipos e formas; 
  • exemplos de indicadores de BSC.

Continue lendo e descubra como utilizá-los para otimizar os resultados do seu negócio!

Primeiramente, o que é BSC?

Balanced Scorecard é uma metodologia estratégica cujo objetivo é dar foco aos esforços da empresa em busca de resultados claramente definidos. O uso dela promove a convergência de esforços, o compromisso com o desempenho e o envolvimento de todos os colaboradores da organização visando aumentar a competitividade.

Ela foi criada pelos professores Robert S. Kaplan e David P. Norton nos anos 90 e tornou-se uma das metodologias estratégicas mais usadas no mundo. Seu processo de implementação se divide em 8 passos:

  1. definir a orientação da estratégia;
  2. identificar os temas-chave que traduzem a estratégia;
  3. construir o mapa estratégico;
  4. determinar indicadores e metas;
  5. mapear iniciativas prioritárias;
  6. definir o plano de implementação;
  7. avaliar o desempenho;
  8. corrigir os desvios.

Dentre estes, o que nos interessa neste artigo é o quarto passo, em que se definem as metas e os indicadores, mas antes, explicamos quais são os indicadores do Balanced Scorecard para você!

>>>> Caso queria ver mais detalhes sobre essa metodologia, dê uma olhada neste artigo publicado em nosso blog: Balanced Scorecard — conceito, perspectivas e como aplicar

Quais são os indicadores do Balanced Scorecard?

Os indicadores do Balanced Scorecard mais relevantes são:

  • indicadores de resultado: também chamados de “out comes”, indicadores resultantes ou indicadores de ocorrência, são genéricos e usados para medir os resultados alcançados pelas ações que já foram efetivadas; 
  • indicadores de tendência: também conhecidos como “drivers”, indicadores direcionadores ou vetores de desempenho, são específicos e empregados para medir as ações que promovem os resultados medidos pelos indicadores de resultado.

Para compreender melhor, confira a seguinte situação, na qual trouxemos um exemplo de indicadores de BSC. 

Digamos que uma empresa deseje melhorar a performance dos mecânicos dos veículos levados para fazer revisão. Para isso, ela resolve disponibilizar uma série de cursos. 

Nesse caso, o indicador de tendência pode ser de quantos cursos cada mecânico participou e quantas aulas assistiu de cada um. 

Já o indicador de resultado pode ser quantos veículos revisados que não receberam reclamações dos proprietários, nem voltaram para serem reparados em curto espaço de tempo. 

Ficou claro? Então vejamos quais são as formas desses indicadores de Balanced Scorecard!

Mas antes, veja quais são os indicadores de performance mais importantes para vendedores: 

Forma dos indicadores do Balanced Scorecard

As formas dos indicadores do Balanced Scorecard são as seguintes:

  • indicadores quantitativos: são representados por números absolutos ou índices, por exemplo: porcentagem de veículos que retornam com problemas após a revisão, número de faltas totais de um mecânico nos cursos;
  • indicadores qualitativos: representam conceitos e, por isso, muitas vezes são binários. São atributos como estes: o carro passou na revisão ou não passou na revisão, o aluno é assíduo ou é ausente às aulas.

Deve-se tomar muito cuidado ao empregar indicadores qualitativos no Balanced Scorecard, pois eles podem não representar adequadamente o objeto de medição. 

Isso, por sua vez, os torna impróprios, já que não é possível saber se os resultados estão sendo realmente alcançados.

>>>> Veja mais: 5 dicas para definir os indicadores de performance ideais para o seu negócio

Quais são as características dos indicadores do Balanced Scorecard?

O objetivo dos indicadores balanceados de desempenho é facilitar o acompanhamento das ações e iniciativas definidas pela empresa de forma prática e objetiva e, principalmente, a performance estratégica da organização. 

Por isso, o BSC e os indicadores de desempenho possuem características que não podem ser deixadas de lado. Confira as principais!

1. Comunicação da estratégia

O indicador enfoca corretamente o que quer ser medido ou é ambíguo? Por exemplo: é mais importante medir se os carros passaram na inspeção interna antes de serem entregues aos clientes ou medir quantos deles voltaram para novos reparos? 

Medir apenas se o carro passou na revisão interna pode não medir corretamente o desempenho e trazer confusão nas análises. Por isso, é essencial pensar estrategicamente para decidir qual é o melhor caminho a seguir.

2. Confiabilidade e repetição constante das medições

Os indicadores escolhidos são medidos corretamente e sempre da mesma forma, evitando variações devido ao método de medição? Para que os dados coletados sejam confiáveis e úteis para a organização, a resposta precisa ser sim!

3. Atualização frequente das medições

É preciso definir uma periodicidade adequada para as medições, para se saber qual foi a melhora ou piora em determinados períodos. 

Alguns indicadores, como a qualidade da água empregada na linha de produção de uma empresa alimentícia, por exemplo, talvez tenham que ser medidos diariamente ou mesmo de hora em hora. 

Já o nosso caso das revisões dos carros pode ser mensal, com consolidações trimestrais e anuais. Ou seja, tudo depende do seu produto ou serviço.

4. Metas de longo prazo

É imprescindível lembrar que o objetivo do BSC e dos indicadores de desempenho é estratégico! Portanto, é preciso considerar se eles realmente trazem melhorias significativas para a companhia, ou se são apenas o mínimo para que ela opere nos padrões aceitáveis.

5. Custo x Benefício de manter o indicador

Caso o indicador para Balanced Scorecard seja muito complicado de medir, tenha um custo elevado ou esteja sujeito a variações de confiabilidade devido a sua complexidade, será uma perda de tempo usá-lo. 

Logo, é preciso saber se o custo de se mantê-lo não será superior ao ganho com a melhoria desejada, ou se será simplesmente esquecido e abandonado porque é impossível de executar corretamente.

Pronto! Agora você sabe tudo sobre indicadores de Balanced Scorecard, que tal aprender sobre outras metodologias de definição da estratégia da companhia? Então aproveite para conferir este artigo: tudo que você tem de saber sobre análise SWOT de uma empresa!