Gerir um fluxo de marketing digital, disparar e-mails marketing, agendar e acompanhar resultados de postagens em redes sociais e outras tarefas de marketing demanda muito tempo e esforço, até mesmo muitos funcionários, não é mesmo? 

Atrair um lead é crucial para suas estratégias de marketing digital, mas como nutrir e acompanhar os leads quando sua base recebe cerca de mil, dez mil ou 100 mil leads por mês?

Pois bem, com automação de marketing digital, é possível efetuar todos esses processo automaticamente, de forma rápida, simples e sem esforço.

O que as ferramentas de automação de marketing podem fazer pela sua empresa

Ótimas aliadas em produtividade, as ferramentas de automação de marketing podem executar diversas funções relacionadas a estratégia de Inbound marketing de forma automática e assertiva, reduzindo trabalhos manuais e proporcionando a você mais tempo para outras funções.

Veja abaixo algumas funções das ferramentas de automação atreladas a Inbound Marketing:

Captação de leads

Lead é um visitante que chega ao seu blog ou site, onde demonstra interesse pelos seus conteúdos disponibilizados de forma gratuita. 

Para captar leads, é cobrado algo do visitante para acessar determinados conteúdos ou materiais: suas informações de contato. Essas informações serão o ouro da sua empresa futuramente, pois elas servirão para contactar potenciais clientes que possuem interesse pela sua empresa. 

A partir do momento que o visitante lhe fornece seus dados de contato, ele se torna um lead.

Para solicitar esses dados de contatos, é possível exibir em seu site ou blog alguns formulários de preenchimento, chamadas para ações – CTA’s e até mesmo utilizar ferramentas de automação para criar páginas de captação de leads, as famosas Landing Pages.

Com as ferramentas de automação de marketing, é possível identificar cada lead que entra na sua base e segmentar em grupos diferentes, seja por ação tomada em seu site, pontos de interesses de produtos ou conteúdos e demais segmentos que sejam relevantes para a sua estratégia.

Nutrição de leads

Antes de efetuar uma compra, grande parte dos leads passam por uma jornada de compra, passando pelas fases de aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração e decisão de compra

Geralmente, os usuários que chegam ao seu site são visitantes que ainda não conhecem o problema que possui ou ainda não considerou a sua solução como ideal para ele.

Portanto, é importante oferecer conteúdos que tire dúvidas e direcionam os leads para fase de decisão de compra.

Para isso, podemos contar com as ferramentas de automação de marketing. 

Digamos que o lead entrou em um determinado conteúdo, forneceu seus dados mas não interagiu com outros conteúdos. 

As ferramentas irão identificar essa não interação e irá mandar automaticamente um e-mail com outros conteúdos, promoções, cases de sucesso ou qualquer outra coisa que você pré-definir, fazendo com que ele volte ao seu site e interaja mais, conhecendo mais sobre sua empresa ou produto.

Qualificação de leads

Conforme a sua empresa recebe novos leads, como saber quais são os leads que estão mais próximos de uma decisão de compra e que vale a pena passar para o time de vendas entrar em contato?

Para saber quais são os leads mais quentes e os que não são tão quentes assim, trabalhamos a sua qualificação, identificando um a um. 

Mas fazer isso quando a sua empresa possui milhares de leads é um trabalho muito complexo, quase impossível. Portanto, também contamos com a automação de marketing nessa tarefa. 

As ferramentas de automação de marketing qualifica unitariamente os leads que convertem em seu blog ou site através das suas iscas de conversão. 

Os modos de qualificação mais comum são Lead Scoring e Lead Tracking. Abordaremos um pouco de cada um desses modos logo abaixo:

Lead Scoring e Lead Tracking

Lead Scoring é um recurso de pontuação de leads, onde cada lead recebe uma pontuação com base no seu perfil. Os leads mais próximos da sua persona recebem uma pontuação maior, facilitando a identificação dos leads mais quentes.

Já o Lead Tracking é um recurso que mede a interação do lead dentro do seu site. 

Cada conteúdo é produzido com base no funil de vendas da sua empresa. Assim, os leads que mais se interagem com os conteúdos de meio e fundo de funil devem receber uma atenção maior da sua equipe de vendas, certo de que o lead demonstrou interesse na sua empresa.

Integração com plataformas de CRM

Hoje, é crucial a equipe de marketing e vendas utilizar plataformas de CRM para gerenciar todos os clientes e potenciais clientes.

As ferramentas de automação de marketing também podem ser integradas a softwares de CRM, de modo que os vendedores possam receber de forma automática os leads mais preparados para compra e gerenciá-los direto em sua plataforma.

Alavancando os resultados da sua empresa

Agora que você já sabe o que é automação de marketing e como ela funciona, é hora de alavancar os resultados da sua empresa.

Antes de mais nada, é essencial definir os objetivos e metas da sua estratégia e escolher uma ferramenta de automação que melhor atenda suas necessidades.

Aproveite todos os recursos e funcionalidades que essas ferramentas podem proporcionar a sua empresa e otimize seus resultados.


Artigo escrito por Douglas Amaro, Growth Hacker na Ideal Marketing.