Automação de força de vendas na prática: 5 cases de sucesso para se inspirar!

Principais aprendizados deste artigo:

  • Automação é se refere às práticas de otimização de processos e ações. Isto é, trocar o esforço humano dispensado para realizar tarefas repetitivas e manuais, por softwares e aplicações digitais.
  • A automação da força de vendas é uma excelente maneira de aumentar a produtividade do time de vendas e da empresa como um todo.
  • Além disso, a automação tem sido uma ferramenta essencial para tornar os processos de vendas escaláveis. Saiba como construir um processo de vendas escalável em: Guia: como elaborar um processo de vendas e suas etapas
  • A automação de força de vendas conta hoje com um recurso muito importante: o acesso remoto, proporcionado pelas empresas de CRM SaaS, que hospedam o aplicativo na nuvem e permitem que seja acessado pelos mais diversos dispositivos móveis.
  • Um dos principais benefícios de quem usa automação de força de vendas e CRM é poder contar com um funil de vendas fácil de consultar e intuitivo de se compreender. TESTE GRATUITAMENTE O CRM DO AGENDOR  e conheça os múltiplos funis de vendas!

Quando se fala em automação de força de vendas, muitas coisas podem se enquadrar neste conceito.

Por definição, automação é a substituição do trabalho humano pelo trabalho realizado por máquinas ou softwares.

Usando um exemplo bem exagerado, quando um funcionário de uma empresa se dirige a uma agência dos correios com o objetivo de postar uma mala-direta e, ao abrir a porta, uma campainha soa para alertar ao balconista que um cliente entrou, isso é uma forma de automação da força de vendas.

Evidentemente não vamos tratar deste tipo de automação. Vamos nos concentrar nas mais modernas tecnologias utilizadas na automação de vendas atualmente, e ajudar você a entender as vantagens práticas da automatização e ilustrar tudo isso com exemplos reais. Boa leitura!

O que é automação da força de vendas?

Podemos definir automação como a otimização de processos e ações. Isto é, trocar o esforço humano dispensado para realizar tarefas repetitivas e manuais, por softwares e aplicações digitais que podem resolver isso de maneira independente. 

Isso significa que aplicar automatizações nas atividades da equipe pode dar oportunidade para que a área possa se dedicar a tarefas mais estratégicas e desafiadoras. Além disso, reduz erros durante os processos, democratizam o acesso à informações e diminuem custos para a empresa.

A automação da força de vendas é uma excelente maneira de aumentar a produtividade pessoal de cada vendedor e da empresa como um todo. E existem diversas outras áreas que podem se beneficiar deste tipo de iniciativa. Veja algumas sugestões neste artigo de nosso blog: Aplicativos de produtividade, qual escolher?

Sabemos que o tempo do vendedor é preciso, e por isso é preferível que ele se dedique mais às ligações e reuniões de negócios, do que preenchendo planilhas longas e confusas, não é mesmo?

Por esse motivo, a automação da força de vendas traz benefícios tanto para o vendedor, quanto para a empresa e tem sido uma ferramenta essencial para tornar os processos de vendas escaláveis. 

Continue lendo o artigo para conhecer mais benefícios e cases de sucessos de empresas que automatizaram sua força de vendas com o Agendor.

Automação de força de vendas: benefícios e cases de sucesso

Hoje, quando se fala em automação de força de vendas, o foco está todo voltado para softwares de CRM, isto é, de Gestão do Relacionamento com o Cliente. Inclusive, muitos desses CRM são brasileiros, tecnologia nacional ajudando nosso país a crescer.

Estes sistemas contam com diversas funcionalidades que permitem aos empreendedores e gestores de vendas empregar as melhores estratégias para aumentar a rentabilidade da empresa.

Veja com a gente algumas dessas estratégias e como foram aplicadas em diversos negócios de sucesso.

Vendedores mais produtivos

Todo profissional de vendas sabe que seu dia a dia é corrido: responder e-mails, enviar propostas e orçamentos, fazer visitas, negociar, retornar ligações e diversas outras atividades.

Pensando nisso, a Sollus Tecnologia, empresa do ramo de equipamentos para controle de ponto, implementou um app de CRM em sua empresa.

Com ele, os vendedores não esqueceram mais nenhum compromisso com seus clientes, pois recebiam alertas por e-mail toda manhã e ao longo do dia, via e-mail ou mensagem de texto, uma hora antes de cada compromisso.

Resultado?

“Organização, um aumento de aproximadamente três vezes no número de clientes e reconhecimento da melhoria do atendimento, retorno de ligações, entre outras ações”

Comenta Márcia Lima, da área comercial da Sollus Tecnologia.

Saiba mais: Case de sucesso com o Agendor: Sollus Tecnologia

Veja como controlar suas atividades com o Agendor:

Tarefas – Como usar o Calendário de atividades do Agendor?

Histórico acessível e centralizado 

“Não tínhamos controle nenhum sobre os atendimentos comerciais, que ficavam em planilhas somente para mantermos registros nunca utilizados”

Declara Ricardo Arrias Machado, diretor de engenharia da MB7, que atua com incorporação, construção e arquitetura e sempre se destacou pelo foco em atender as necessidades de seus clientes.

Ao procurar a automatização da força de vendas com auxílio do CRM, dentre outros benefícios, ele passou a contar com um histórico pormenorizado de cada contato que seus vendedores fizeram com os clientes, podendo consultar e usar esses dados de forma ágil e rápida.

Veja mais: Case de sucesso com o Agendor: MB7 Engenharia

Acessibilidade 

A automação de força de vendas conta hoje com um recurso muito importante: o acesso remoto, proporcionado pelas empresas de CRM SaaS, que hospedam o aplicativo na nuvem e permitem que seja acessado pelos mais diversos dispositivos móveis, de onde quer que os vendedores estejam.

Esse tipo de benefício é bastante eficiente para vendedores que fazem muitas viagens à trabalho, por exemplo, já que têm acesso a todos os dados que precisam até mesmo de seu celular.

Veja o que diz Eusebio Garcia, sócio diretor da Alliate Corretora de Seguros:

“O recurso da nuvem possibilita acesso de qualquer lugar, proporcionando agilidade e eficiência ao nosso time de vendas, especialmente na manutenção de clientes e prospects – direcionada a resultados. O Agendor é uma ferramenta muito simples de utilizar, que se paga no primeiro mês de ativação. É indispensável para empresas de pequeno e médio portes”.

Veja mais detalhes deste case: Case de sucesso com o Agendor: Alliate Corretora de Seguros

Gestão mais segura e eficaz 

Quantos negócios estão em andamento este mês? Quantos clientes novos estão entrando em contato? E propostas comerciais quentes? Perdemos algum cliente?

Acompanhar tudo o que acontece nas etapas do funil de vendas de sua empresa é muito complicado. É por isso que um dos principais benefícios de quem usa automação de força de vendas é poder contar com um funil de vendas fácil de consultar e intuitivo de se compreender.

Veja como ele pode ser útil, nas palavras de Eduardo Dias, gesto de negócios da empresa Connect:

“Muitas oportunidades acabavam passando despercebidas, pois contávamos mais com a memória e controles avulsos do que com um sistema estruturado”.

Confira mais benefícios que a Connect pode usufruir com seu sistema CRM: Case de sucesso com o Agendor: Connect – Diálogo e Negociação

Conheça o Painel de Relatórios de Vendas do Agendor:

Novo Painel de Relatórios de Vendas

Facilidade de implantação e uso

A TWT Trocadores de Calor já contava com um software de automação da área comercial, mas era muito complexo, diminuindo o engajamento da equipe, como declarou o diretor da empresa, Tiago Coralo:

“O software que utilizávamos anteriormente era complexo e demandava muito de nossos representantes para alimentar o sistema. Ao investirmos no Agendor, percebemos rapidamente como a ferramenta é simples e funcional, além de contar com um ótimo time de atendimento. Estamos gostando muito! Temos feito nossos follow-ups em dia e não perdemos mais o timing da negociação. Destacamos como pontos positivos do Agendor a praticidade e a facilidade de navegação em todas as telas e o acesso por aplicativo para smartphone”.

Conheça mais detalhes: Case de sucesso com o Agendor: TWT Equipamentos Industriais

Estas foram apenas algumas das funcionalidades que você pode usar ao contar com um sistema de automação da equipe de vendas para simplificar seus processos e conseguir melhores resultados.

Confira outras vantagens da automação de força de vendas por meio do CRM baixando nosso e-book gratuito: CRM – Atraia, fidelize e satisfaça mais clientes, e conheça ainda mais sobre este assunto e como ele pode beneficiar seu negócio.