Aqui no Agendor, nossa missão é transformar a vida do vendedor pela produtividade. Mas isso não é bem uma novidade.

A novidade é que preparamos um passo a passo para usar os recursos básicos da nossa plataforma de vendas. Com as dicas que daremos aqui, você pode ter resultados práticos no dia a dia da sua empresa, conseguindo ainda melhores resultados. E afinal, quem não gostaria disso, não é mesmo?

Se você é um novo usuário do Agendor ou está pensando em adotá-lo no seu departamento comercial, esse artigo vai introduzir algumas boas práticas no uso do CRM e ambientar o dia a dia com a nossa solução! Quer entender melhor? Continue a leitura!

O que é uma plataforma de vendas?

Uma plataforma de vendas é um sistema que possibilita que o time comercial da sua empresa registre informações, acompanhe processos, dê baixa em etapas específicas, organize fluxos de vendas e, de forma geral, trate as tarefas de vendas de maneira mais madura e integrada.

Para isso, uma boa plataforma de vendas costuma ser intuitiva — para não sobrecarregar o vendedor — e integrada a outras ferramentas, como um CRM ou algum software específico de gerenciamento de e-commerce (se esse for o seu caso).

Por que é importante contar com uma plataforma de vendas?

Sabe quando sua empresa está crescendo, seu time de vendas aumentando e você sente que está perdendo um pouco o controle da situação? O software de vendas vem justamente para tornar esse crescimento sustentável.

Ela dá padrão para o registro de informações do seu setor comercial, eficiência no acesso aos dados e, por consequência, transforma a cultura organizacional da sua empresa.

Assim, em vez de ter uma organização em que cada um trabalha de uma forma e com seus próprios critérios, você passa a ter, com a plataforma online de vendas, uma fonte única de registro, consulta e controle sobre as transações que são feitas.

Aos gestores, isso possibilita ainda mais insights para o negócio, já que se tem uma visão ampla e completa. Enquanto, aos vendedores, permite um acompanhamento mais efetivo de informações e uma maior precisão nas propostas. Fatores que aumentam a performance dos profissionais da sua empresa.

Agora que você entendeu com clareza o que é uma plataforma de vendas e, de forma resumida, como ela pode transformar seu negócio, vamos às dicas que separamos para você!

5 dicas para aproveitar melhor a sua plataforma de vendas

Nós sabemos que, para muitos vendedores, usar um CRM pode parecer um esforço a mais. É por isso que é comum que exista alguma resistência na adoção desse tipo plataformas de vendas, afinal, novas tarefas precisam ser realizadas. No mais, a falta de familiaridade pode não deixar tão claro inicialmente “quando” e “o que” fazer na plataforma.

Para resolver esses problemas, separamos algumas dicas que vão ajudar você, enquanto usuário, a aproveitar melhor o Agendor. Para isso, combinamos 5 pontos chave que você precisa saber!

Não basta ter a plataforma de vendas mais completa, é preciso saber utilizar os recursos que ela oferece para colher resultados ainda melhores. E disso nós entendemos: o Agendor ajuda milhares de vendedores a alcançar resultados bastante expressivos. Não fique para trás!

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Aumentando a produtividade no uso de uma plataforma de vendas

Veja abaixo nossas 5 dicas especiais de como aumentar sua produtividade com o software de vendas do Agendor:

1. Registrando suas tarefas

Sua organização vai funcionar basicamente em torno disso. Com a nossa plataforma de vendas, você pode criar tarefas e agendar um prazo para executá-las. Isso permite consolidar um histórico do seu relacionamento com o cliente e deixar registrado todos os detalhes de uma negociação.

Uma vez trabalhando com essa rotina, você terá uma agenda digital que vai enviar lembretes por e-mail e pelo aplicativo do Agendor, funcionando como um assistente pessoal para que você não esqueça de nenhum acompanhamento.

Posteriormente, inclusive, você pode revisitar essas tarefas para acompanhar as razões de uma venda de sucesso, por exemplo. Com a plataforma online de vendas do Agendor, tudo vira insight para o seu negócio!

2. Acompanhando o funil de Vendas

O funil de vendas, por sua vez, é o recurso que vai guiar você no acompanhamento de suas oportunidades de venda. Você pode personalizá-lo de acordo com as etapas do seu processo comercial e acessá-lo sempre que quiser visualizar em que fase do processo seus negócios estão.

Para isso, é necessário que você adicione novos negócios no seu funil assim que encontrar novas oportunidades. É possível também mover seus negócios por etapa, desde o início do processo até o fechamento do negócio.

Com o funil de vendas, você tem uma visão mais global do seu negócio, acompanhando no detalhe como está o fluxo de seus vendedores. Veja abaixo:

plataforma de vendas - agendor

No Agendor, você consegue movimentar ações em cada uma das categorizações definidas e avançar seus prospects nas etapas. O que gera um acompanhamento mais efetivo!

3. Observando os relatórios semanais de vendas

Com a plataforma de vendas Agendor, o Sumário Semanal é o relatório que você vai receber toda segunda-feira. Nele, você encontra quantas atividades agendou e executou na semana passada e como a sua semana atual está organizada. Informações que vão ajudar a analisar seu desempenho nesse sentido e a se organizar melhor para cada semana.

Além do desempenho relacionado a tarefas, você também vai receber o seu forecast de vendas, uma previsão das suas vendas para aquela semana, baseado na “data de conclusão” que você informa ao cadastrar um negócio.

Na aba relatórios, você também pode acompanhar a atualização das informações em tempo real, o que é fundamental para que fique em dia sobre o desempenho de seu time comercial.

Confira abaixo como criar relatórios específicos no CRM Agendor:

É sempre importante lembrar que cada negócio pede um tipo diferente de insight. Bem como cada vendedor ou gestor tem preferências na visualização dessas informações. Dessa maneira, com uma plataforma online de vendas, você pode configurar os relatórios em conjunto com seu time.

Isso possibilita que a ferramenta atenda ao seu negócio e às preferências do seu time de maneira específica, privilegiando o que é mais importante para vocês. Lembre-se: não é você que trabalha para a nossa ferramenta, mas ela que trabalha para você!

4. Filtrando empresas, pessoas e negócios

A nossa plataforma de vendas oferece ainda filtros que permitem que você extraia informações precisas, tanto da sua base de clientes quanto das negociações. Alguns exemplos de como usar os filtros:

  • Seus clientes podem ser classificados por categorias, setores e até por origem;
  • Seus negócios podem ser filtrados de diversas formas como data de início e conclusão. Sabendo disso você pode ver em períodos específicos quantos negócios iniciou ou quantas vendas fechou. São muitas possibilidades.

Importe e exporte documentos na plataforma de vendas do Agendor de forma ágil e rápida. Assim, você pode consolidar os dados até mesmo de forma offline e também agregar com informações da época em que você ainda não usava um CRM.

Veja, com o vídeo abaixo, como funciona a aba de empresas e pessoas do CRM Agendor:

No fundo, toda trajetória que você teve até então é preciosa para o seu negócio!

5. Analisando os resultados do mês

O sumário mensal é o “camisa 10’ dos relatórios do Agendor. Nele você consegue analisar seu desempenho com indicadores específicos e por meio do seu funil de vendas. Ótimas informações para você ter naquela reunião com a gestão e poder mostrar seu empenho e o que pode ser melhorado no processo de vendas.

Analisando os resultados do mês e buscando insights nos números, você consegue alavancar os resultados da sua empresa. É sempre importante consolidar as experiências pelas quais você passou para ter mais segurança nas próximas!

Quer entender melhor todas essas 5 dicas? Tire um tempinho e conheça nossa plataforma online de vendas em 6 minutos:

Dica bônus: utilizando o filtro “Esquecidos”

Sim, eram 5 dicas, mas esse é um bônus que preparamos e que pode ajudar muito!

Na sua listagem de clientes, você encontra o filtro “Esquecidos” clicando na opção “Mais Filtros”. Por ele, é possível encontrar uma listagem de clientes que você não conversa há algum tempo ou então que você nunca registrou nenhuma interação na plataforma.

Com essa possibilidade, encontrar um cliente que você já te conhece (e ainda assim ficou num limbo) pode ser uma ótima oportunidade de prospecção para você. Não deixe chances como passarem!

É hora de colocar as dicas em prática!

Agora que você já conhece um pouco mais de como funciona o dia a dia com a nossa plataforma de vendas, que tal colocar todas essas dicas em prática? Pra ajudar ainda mais, confira a apresentação que o nosso time de sucesso do cliente preparou abordando as dicas listadas acima.

Para se aprofundar mais, confira nosso ebook gratuito Guia para o sucesso com CRM e, se ainda não é nosso cliente, não deixe de fazer um trial da nossa ferramenta. Com pouco tempo, você consegue a infinidade de possibilidades que nossa plataforma de vendas oferece!