Não conhece esse termo? Então confira agora mesmo do que se trata!

Historicamente, vendas e marketing não se dão bem. Segundo um estudo da Hubspot, 87% dos profissionais dessas equipes avaliam a outra negativamente. Bom, isso precisa mudar!

O Smarketing procura alinhar as duas equipes e mostrar que eles jogam no mesmo time, já que ambos trabalham para ajudar a empresa a crescer e aumentar a receita! Confira agora 4 vantagens do Smarketing para sua empresa. Acompanhe!

O objetivo do Smarketing é alinhar Vendas e Marketing.

O objetivo do Smarketing é alinhar Vendas e Marketing.

O Smarketing funciona para qualquer empresa

A primeira vantagem é que você pode adotar essa ideia não importa qual o tamanho da sua empresa e o segmento em que ela atua. Alinhar os dois times traz resultados expressivos para qualquer empresa e você pode começar com essa ideia agora mesmo!

Vendas e marketing passam a falar a mesma língua

O alinhamento entre os times é um dos pontos mais complicados para as empresas. O Smarketing ajuda o time de vendas a entender quais ações são feitas pelo marketing e vice-versa. Essa é uma oportunidade de alinhar as ações de acordo com o funil de vendas da empresa e otimizar os esforços.

Por exemplo, se o time de marketing foca em produzir e-books para o fundo do funil, o vendedor pode sugerir o consumo desse material para um cliente que está próximo de fechar negócio.

Definição eficaz do sales-ready lead

Sabe aquele cliente que está pronto para realizar uma compra? Ele é o sales-ready lead. Ou seja, uma lead gerada para o time de marketing que está pronta para ser convertida pelo time de vendas.

Para isso, é preciso que ambos os times definam as características dessa lead, ou seja, quais as ações e qualificações que determinam uma sales-ready lead.

O service level agreement

O SLA é, provavelmente, o ponto mais importante de implantar o Smarketing. Basicamente, é um acordo de rendimento feito entre os times. Por exemplo: o marketing precisa entregar 5 mil leads para o time de vendas e eles precisam entrar em contato com uma nova lead a cada hora.

Pode parecer ambicioso, mas é um modelo que funciona muito bem! Ao fornecer um objetivo os esforços se tornam palpáveis, ou seja, a equipe precisa trabalhar e criar táticas para atender a uma demanda X. Isso torna os esforços mais objetivos e melhora os resultados de ambos os times.

É importante que times falem a mesma língua e entendam quais são os esforços feitos por cada um de acordo com o estágio da lead e o funil de vendas. Mas o Smarketing traz também mais um ponto: o diálogo. Lembra que 87% dos profissionais dão avaliações negativas do outro time? Essa é a hora de mudar?

O SLA é uma ferramenta que incentiva a comunicação, já que é ideal que os gestores de cada área se encontrem bissemanalmente ou mensalmente. Mas esse ponto também é válido para os profissionais dos times. Ao entenderem como cada um deles ajuda a empresa, a comunicação é aprimorada e o negócio só tende a se beneficiar.

O Smarketing não é apenas uma ferramenta para melhorar as vendas e atrair mais leads, ele ajuda os times a se entenderem melhor, dialogarem mais e trabalharem em conjunto para o crescimento da empresa!

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma experiência com o Smarketing para compartilhar? Utilize a seção de comentários e participe!