Uma apresentação de propostas jurídicas é muito mais do que um simples documento que lista serviços e honorários. Na verdade, é uma das chaves para atrair e fidelizar clientes e gerar aumento de vendas em escritórios de advocacia.
Principais aprendizados deste artigo
- Para captar clientes de advocacia, é preciso adotar algumas técnicas específicas, e a apresentação de propostas jurídicas é uma delas.
- Enviar propostas comerciais personalizadas é outra forma de conquistar clientes e, com isso, aumentar as vendas nos escritórios de advocacia.
- Para organizar todo o fluxo de propostas enviadas, bem como o relacionamento com os clientes, um CRM para advogados é a melhor solução.
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Entre as melhores práticas a adotar para criar propostas de sucesso, está a personalização, que vai além de colocar o nome do cliente em potencial no topo do documento.
Para propostas jurídicas vencedoras, é fundamental usar uma linguagem clara, transparente e de fácil compreensão, e outras estratégias de vendas, como considerar a necessidade desse possível contratante e criar condições e formas de pagamento especiais.
E para não ter nenhum problema, na hora de elaborar uma apresentação de propostas jurídicas, atente-se às diretrizes e regras da OAB, Ordem dos Advogados.
Uma das principais é a determinação apontada no artigo 34, incisos III e IV, da Lei n° 8.906 de 4 de julho de 1994, que fala sobre a proibição de captação ativa de clientes jurídicos por intermediários ou agenciadores.
Com isso em mente, conheça agora as melhores práticas em propostas jurídicas e conquiste mais clientes!
O que é uma apresentação de propostas jurídicas?
Uma apresentação de propostas jurídicas é um documento usado para mostrar a um potencial cliente como um advogado ou escritório de advocacia pode atendê-lo, incluindo serviços e valores. Essa ferramenta é importante porque aumenta as chances de conversão, ajuda a expandir a carteira de contratantes e a gerar mais faturamento.
E não importa se você começou agora, ou se está no mercado há mais tempo: uma proposta comercial sempre será um recurso fundamental de vendas. Por isso, requer tanta atenção na preparação.
Inclusive, essa ferramenta é uma ótima maneira de destacar a sua oferta em um mercado tão competitivo e dinâmico.
O reflexo das propostas jurídicas nas conversões
Sobre isso, um artigo de Vinícius Marques, investidor anjo e CEO do aplicativo jurídico EasyJur, listou os principais motivos pelos quais tantos escritórios de advocacia não prosperam no nosso país.
Entre as razões, as que têm relação com a criação de uma apresentação de propostas jurídicas são:
- falta de marketing e branding;
- problemas de comunicação com os clientes;
- ignorar a satisfação do cliente.
Quer saber por que os itens acima se relacionam com a proposta jurídica? Simples! Porque esse documento é uma excelente maneira de apresentar os seus serviços a futuros clientes. É como se fosse uma “propaganda” do que você faz, e o espaço ideal para mostrar seus pontos positivos, resultados e cases de sucesso.
É por meio da apresentação de propostas jurídicas que a pessoa decide pela contratação ou não.
Por isso, a elaboração desse documento é uma mescla de:
- estratégias de marketing, como storytelling;
- técnicas de persuasão;
- uso da linguagem certa para criar uma boa comunicação e cativar os clientes;
- comprovação da capacidade de atender as necessidades apresentadas.
Extra! Veja as dicas do psicólogo e PhD Adam Galinsky sobre como ser uma pessoa mais persuasiva.
O que não pode faltar em uma apresentação de proposta jurídica eficaz? 6 elementos
É certo que você pode montar o documento de acordo com o perfil do seu escritório. Entretanto, a estrutura básica de uma apresentação de propostas jurídica vencedora é a seguinte:
- introdução: a partir de uma saudação formal, com linguagem compatível ao leitor da apresentação, contém uma breve apresentação do escritório ou advogado e o motivo da oferta de prestação de serviços jurídicos;
- escopo do trabalho: detalhamento do tipo de serviço prestado, o qual pode ser, por exemplo, consultoria, elaboração de documentos legais, entre outros;
- metodologia: como será a entrega do serviço, se haverá reuniões presenciais ou virtuais, envio de relatórios, entre outras práticas relacionadas ao objetivo da contratação;
- cronograma: definição da data de início e de término da prestação de serviço, bem como fluxos de entregas e atuações do advogado durante esse período, se houver;
- honorários: são os valores cobrados pela assistência jurídica prestada, os quais podem ser percentuais ou custos fixos;
- termos e condições: como será o pagamento, em qual prazo, bem como regras e diretrizes que, eventualmente, podem levar à suspensão da contratação por uma das partes.
Como preparar propostas jurídicas vencedoras? 4 dicas!
O que acabamos de listar é apenas a base para a criação de uma apresentação de proposta jurídica. Para usar esse documento como ferramenta de aumento de vendas em escritórios de advocacia, é preciso um toque a mais.
Nossas dicas que valem como “a cereja do bolo” são:
- aprofunde-se no entendimento das necessidades do cliente, pesquise melhor seu perfil e o problema apresentado;
- colete e apresente informações relevantes e relacionadas ao serviço prestado, o que transmite credibilidade, conhecimento e profissionalismo;
- se trabalhar com mais pessoas, envolva a equipe jurídica na criação da proposta, ao pedir, por exemplo, que ajudem a revisar para não enviar ao cliente um documento com dados errados;
- garanta a personalização de propostas jurídicas, ao customizar e utilizar a linguagem certa para cada cliente.
Este artigo ajudará você neste processo: “5 dicas para criar e personalizar propostas comerciais com o Agendor”
3 estratégias para propostas jurídicas únicas!
Entre as melhores estratégias para propostas jurídicas, as que tendem a chamar mais atenção dos futuros clientes e, por isso, trazer mais resultados, são:
- escolha um formato de apresentação fácil de consumir: pode ser impresso, digital ou mesmo uma conversa ao vivo, desde que se alinhe ao perfil do cliente;
- prepare-se antes para a apresentação: estude o caso e treina o discurso;
- use técnicas para lidar com dúvidas e objeções: a exemplo de ter uma segunda proposta de valor pronta para apresentar, ou cases de sucesso para comprovar a sua capacidade de entregar o resultado esperado.
Inclusive, existem palavras poderosas para despertar o interesse do cliente para o seu serviço, como as listadas no infográfico abaixo:
Qual ferramenta usar para melhorar a preparação e a apresentação de propostas?
Agora que sabe quais são as melhores práticas para propostas jurídicas, que tal otimizar a elaboração dos documentos com ajuda da tecnologia?
Um CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, é a ferramenta ideal para personalizar e gerenciar propostas, bem como para obter insights sobre o momento certo de contatar os potenciais clientes e muito mais!
Ficou claro o quanto a apresentação de propostas jurídicas é importante para aumentar as vendas em escritórios de advocacia? E se dissermos que você pode elaborar esse documento de uma maneira prática, simples, rápida e eficiente?
Basta baixar agora o nosso modelo de apresentação comercial. É grátis e pronto para usar!