A apresentação comercial é uma ferramenta vital no dia a dia de todo consultor de negócios, empresário ou executivo de vendas. É com ela que se prepara todo discurso e técnica de convencimento para impressionar os clientes. Você sabe como elaborar uma?

Principais aprendizados deste artigo

  • Uma apresentação comercial é usada para mostrar o potencial da empresa, assim como seus diferenciais e soluções que podem ajudar a resolver a dor do cliente e corresponder às demandas do público. 
  • A apresentação comercial é a principal forma de mostrar que seu produto atende às necessidades e expectativas dos clientes para guiá-lo à compra. 
  • Para te ajudar a montar uma apresentação comercial online de sucesso, separamos seis dicas básicas para começar, sete dicas para deixá-la mais dinâmica e oito dicas de design para que você monte slides bonitos e que atraiam a atenção do público. 
  • Para facilitar ainda mais, preparamos um modelo de apresentação comercial totalmente editável com um design que deixará seu cliente deslumbrado com a proposta. Baixe o modelo de apresentação comercial gratuito e construa em poucos minutos uma apresentação de sucesso para vender mais! 

Caso não saiba por onde começar sua apresentação de proposta comercial, veio ao lugar certo. Neste artigo, começamos com dicas básicas para elaborar uma do zero. Em seguida, vamos aumentando a complexidade para você construir, passo a passo, a melhor apresentação comercial de sua vida.

Antes disso, precisamos definir alguns conceitos para que as dicas sejam bem aplicadas. Então, vejamos o que é apresentação comercial e qual a importância de entender como apresentar uma empresa com sucesso. Confira!

O que é uma apresentação comercial?

A apresentação comercial é um documento que deve conter informações sobre a empresa e suas soluções, além de indicar como as dores do cliente podem ser resolvidas com o produto ou serviço. 

Essa apresentação é normalmente feita com slides, para que você consiga mostrar ao potencial cliente, ainda nas fases de negociação, os diferenciais da sua organização.

Essa não é uma simples ficha técnica com a lista de todas as funcionalidades do que você está oferecendo. Pelo contrário, a apresentação comercial da empresa deve ser chamativa, envolvente e, sem dúvidas, personalizada.

Indo além do documento de slides, esse processo comercial também envolve a comunicação das ideias para o outro, que pode funcionar como uma espécie de exposição. 

Neste momento, é fundamental pensar no modo como você monta a apresentação. Desde o discurso elaborado até sua linguagem corporal, o tom de voz, o conhecimento do produto e/ou serviço e, claro, o nível de entendimento sobre esse possível cliente são cruciais para viabilizar a aquisição.

Qual a importância da apresentação comercial de uma empresa?

Segundo a Wharton School of Business, 67% das pessoas são persuadidas por apresentações verbais que acompanham recursos visuais. Isso significa que saber como montar uma apresentação comercial pode fazer a diferença no momento de prospectar novos clientes.

Essa é uma forma diferenciada de mostrar detalhes sobre a empresa, permitindo que o potencial cliente entenda as vantagens da sua solução e, principalmente, como todas essas funcionalidades podem ajudá-lo.

Além do mais, é uma estratégia interessante para apresentar o portfólio da sua companhia, mostrar outros clientes que já trabalharam com você e tiveram bons resultados, inclusive com cases de sucesso.

Agora que você já sabe o que é uma apresentação comercial e entende sua importância, chegou o momento de conferir as 21 dicas que separamos sobre como montar uma! 

Como criar uma apresentação de proposta comercial? 6 dicas básicas para acertar 

Os 6 passos iniciais para aprender como apresentar uma proposta comercial são:

  • estudar a plateia;
  • não se estender; 
  • definir começo, meio e fim;
  • não enrolar;
  • mostrar claramente os benefícios do que oferece;
  • ensaiar antes de apresentar.

Começamos por estes pontos simples exatamente porque são muito importantes. Sem obedecê-los, as outras dicas não serão muito úteis. Vamos explicar cada um!

1. Estudar a plateia

Antes de criar sua apresentação de proposta comercial, faça a lição de casa. Procure saber o nome de todos os que estarão presentes, quanto tempo de empresa eles têm, em quais locais trabalharam, qual a formação e até mesmo quais os hobbies

Todas essas informações podem gerar insights na hora de apresentar, aproximando voc~e da plateia. 

2. Não se estender 

Hoje, as pessoas não têm tempo a perder. Apresentações comerciais de 100 slides são um convite para que seu ouvinte desista antes de começar. 

Você tem muitos detalhes técnicos para mostrar? Tem todo um raciocínio do planejamento que quer apresentar? Então, crie anexos! 

Sua apresentação deve ter, no máximo, 25 slides. E isso pode ser até muito para alguns casos, logo, é crucial se adaptar. Até porque aprender a ser sucinto e objetivo também faz parte do seu trabalho.

No decorrer da apresentação, caso perceba que há espaço para isso, pergunte se o cliente quer ver os detalhes nos anexos. Assim, você mostra tudo o que precisa e não toma muito tempo.

3. Definir começo, meio e fim 

A apresentação comercial tem que ter uma estrutura que faça sentido e termine com seu projeto sendo o grande fechamento de tudo, a solução ideal que todos esperavam para resolver os detalhes e questionamentos apresentados ao longo dos slides.

Portanto, ao começar a escrever, defina os pontos iniciais, parta para o meio falando das funcionalidades e dos benefícios e, depois, finalize abrindo espaço para dúvidas. 

4. Não enrolar 

Não enfeite ou exagere. Vá direto ao assunto e convença com argumentos sólidos. Evite fazer muitas brincadeiras ou desviar o foco do assunto principal. Lembre-se: ninguém tem tempo a perder. 

5. Mostrar claramente os benefícios do que oferece

Seja claro ao explicar os benefícios, atributos, características e vantagens comerciais na apresentação da solução. É importante que o cliente perceba tudo o que está sendo oferecido e como isso auxilia seu negócio a diminuir custos ou gerar riqueza.

Aliás, temos um artigo completo com dicas de como apresentar sua empresa. Aproveite para conferir!

6. Ensaiar antes de apresentar

A sexta dica é realmente muito básica: ensaie para não fazer feio na hora de apresentar. Não importa se você tem o melhor modelo de apresentação comercial, se não estiver preparado para apresentá-lo, todo o esforço vai pelo ralo.

E mais: pense em possíveis objeções que podem ser levantadas e se adiante a elas, já elaborando defesas e, se for o caso, criando slides extras em anexos ocultos para mostrar, caso seja necessário.

Você pode pedir para alguém fazer o papel de “advogado do diabo” e te ajudar a pensar melhor nas objeções para se preparar!

Como apresentar uma proposta comercial? 7 dicas práticas

Anotou todas as dicas básicas? Então, vamos para algumas mais avançadas e, em seguida, confira como colocá-las em prática: 

  • rapport inicial;
  • apresentações;
  • retome o que foi pedido;
  • mostre que trabalhou muito;
  • apresente a solução;
  • faça um resumo;
  • passe a bola: – Alguma pergunta?

7. Rapport inicial 

Comece a apresentação quebrando o gelo, mas não exagere na intimidade. O início do papo tem que ser uma maneira agradável de gerar vontade de ouvir por parte dos seus clientes e deixar todos à vontade.

Revise o estudo da plateia, porque alguma informação que você coletou sobre os participantes da reunião pode ser o gancho inicial.

8. Apresentações

É educado se apresentar, tanto social quanto comercialmente. Quer saber como apresentar sua empresa? Primeiramente, mostre os integrantes da equipe que o acompanham (se houver) e como contribuíram para o projeto. 

Ah, evite aparecer com grupos gigantes em reuniões! Nem sempre é necessário e, muitas vezes, você se surpreende ao perceber que não tem uma sala reservada grande o suficiente para todo mundo.

9. Retome o que foi pedido

Antes da apresentação comercial da sua proposta, retome o que foi pedido pelo cliente, para que todos estejam falando a mesma língua. Às vezes, há pessoas na sala que não estão a par de alguns detalhes. Então, é bom informá-las.

>>>> Veja também: 5 atitudes que você não deve ter em uma apresentação comercial

10. Mostre que trabalhou muito!

Agora, sim, mãos à obra. Antes de provar a vantagem comercial da apresentação, mostre como chegou nela, os estudos que fez, a equipe envolvida, as pesquisas etc. Valorize seu trabalho e não pareça um mero tirador de pedidos.

11. Apresente a solução

Chegou o momento crucial da apresentação comercial: sua oferta! Neste momento, é crucial ter clareza.

O cliente tem que se surpreender ao perceber todas as vantagens e economias, além dos ganhos de produtividade, eficiência e lucratividade que pode obter com seu produto ou serviço.

12. Faça um resumo

Agora que fez sua oferta comercial e entregou uma proposta de solução para a necessidade do cliente, resuma tudo rapidamente, de preferência em um slide. Isso facilita o entendimento e, ainda, mostra cuidado com a apresentação. 

13. Alguma pergunta?

Abra os ouvidos! Na verdade, você deve ouvir o cliente em todo o curso da apresentação, mas agora é hora de perceber as reações dele e permitir que tire dúvidas.

Deixe o espaço aberto para que ele faça perguntas (ou até mesmo apresente algumas objeções). Se você está bem preparado para a apresentação, não deve temer essa etapa do processo! 

8 dicas de design para seu modelo de apresentação comercial

Agora, trouxemos mais 8 dicas para deixar sua apresentação comercial perfeita. Desta vez, os insights de design são: 

  • evite templates prontos; 
  • coloque pouco texto nos slides; 
  • opte por cores sólidas; 
  • use uma tipografia consistente; 
  • ilustre suas ideias; 
  • não use transições entre os slides; 
  • cuidado com a leitura do texto;
  • abuse de infográficos.

Veja a prática dessas dicas a seguir!

14. Evite templates prontos

É bem comum que, para otimizar os processos, nós procuremos um template pronto. Entretanto, é fundamental que você seja original e crie seu próprio modelo de apresentação comercial. 

Aliás, depois de criar o primeiro, ele serve de base para todas as apresentações, demonstrando uniformidade e coerência. 

E, caso você decida utilizar algum outro modelo já existente, não esqueça de trazer o máximo de personalização para os objetivos da sua empresa.

15. Coloque pouco texto nos slides

Alguns bullets points e um parágrafo, no máximo. Você pode utilizar imagens ou gráficos para exemplificar seus pontos, caso seja relevante. Mas se quer saber como montar uma boa apresentação comercial, fuja dos longos blocos de texto.

16. Opte por cores sólidas

Nada de degrades ou volumes, pois eles deixam o design pesado e podem atrapalhar a leitura. E lembre-se de que as cores são como as palavras: em excesso, elas acabam atrapalhando.

17. Use uma tipografia consistente

Tipologias como Comic Sans estão proibidas. Times e helvética não são feias, mas foram exauridas pelo uso. Se sua empresa tem uma tipografia no manual da marca, use-a. Caso contrário, evite letras muito rebuscadas.

Nesse ponto, não misture várias fontes na mesma apresentação. Esse hábito tira a uniformidade do documento e não fica nada bonito. 

18. Ilustre suas ideias

Use imagens de boa qualidade e em alta resolução. As fotos ou ilustrações devem complementar as ideias dos textos. 

A boa notícia é que existem bons bancos de imagens que oferecem opções de download gratuito. 

19. Não use transições entre os slides

Por favor, nada de efeitos de xadrez ou espirais entre um slide e outro. Além de ser considerado “brega”, eles podem atrapalhar a leitura e deixar a apresentação cansativa. 

20. Cuidado com a leitura do texto

Letras escuras sobre fundos escuros podem ficar ilegíveis. Por isso, fique atento às letras sobre fotos e texturas. Caso seja necessário, crie uma caixa com alguma cor neutra para destacar o que está escrito por cima.

21. Abuse de infográficos

Além de serem bonitos e de facilitarem o entendimento das ideias, os infográficos ajudam a tornar a apresentação mais enxuta.

Lembre-se de que a apresentação comercial é uma excelente oportunidade de chamar a atenção do seu potencial cliente, criando uma primeira impressão positiva e, quando possível, duradoura.

Então, quando falamos sobre o que é uma apresentação comercial, devemos ir além da ideia de um documento introdutório da empresa, pois deve ter um conteúdo personalizado que conte uma história e prenda os espectadores do começo ao fim.

Modelo de apresentação comercial para se inspirar 

Estas 21 dicas podem fazer toda a diferença na hora de apresentar comercialmente uma proposta. E, caso você ainda esteja com dúvidas sobre como montar uma do zero, não se preocupe!

Este modelo de apresentação comercial te ajuda a criar o próprio documento, desde os primeiros passos, como entender os desafios do cliente, até como sua solução pode propiciar mais oportunidades e resolver suas principais dores.

E não paramos por aí. Quer ver um exemplo do modelo que criamos para te auxiliar nesse momento? Aqui, você pode ver como apresentar uma empresa e incluir prova social (um importante gatilho mental) por meio dos depoimentos de clientes.

Modelo de apresentação comercial

Basta usar esse modelo, colocando as informações do seu negócio no lugar do texto e enviar para os clientes. Fácil, não é mesmo? Não perca tempo e monte hoje sua apresentação de proposta comercial de venda!

Aproveite também para conferir nosso artigo com dicas de tudo o que deve ter em uma boa proposta comercial de vendas e garanta que sua apresentação seja a mais completa de todas!