Você já deve ter se perguntado se compensa implantar um software de Customer Relationship Management. Qual será a real vantagem? Vale a pena contar com um sistema CRM para pequenas empresas e, também, para companhias de outros portes?

Principais aprendizados deste artigo:

  • CRM (Customer Relationship Management) é o nome da estratégia que coloca o cliente como foco dos processos de negócio. A gestão do relacionamento é aplicada há muito tempo, na época em que o dono da mercearia de vários anos atrás conhecia bem todos os seus clientes.
  • A grande vantagem de utilizar uma ferramenta para agilizar a estratégia de relacionamento com clientes é a possibilidade de registrar cada contato, mantendo as informações importantes registradas no sistema. Assim, a equipe sabe o que está sendo tratado, podendo dar continuidade nas negociações ou no atendimento ao cliente.
  • O CRM para pequenas empresas deve conter: formato SaaS, acesso de onde estiver, app no celular, geolocalização para definir rotas de visitas, lembretes de follow-up de vendas via SMS e e-mail, histórico das conversas, funil de vendas, motivos de perda de negócios, assistente de vendas virtual e relatórios. 
  • Um bom CRM tem todas essas vantagens e contribui para um time mais independente, mais confiança sobre o processo comercial e menos trabalho para fechar vendas. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor

A propósito, o relacionamento com o cliente é o grande diferencial que as pequenas empresas têm em relação às grandes. É a “carta na manga”.

Bom atendimento e personalização são fatores determinantes na hora em que o cliente vai fechar um negócio. Bom, isso você já confirmou, mas e quanto à aplicação tecnológica? Vamos falar um pouquinho sobre ela.

Já pensou no número de vezes em que você lembrou de certa marca quando pretendia comprar algo, pois foi bem atendido? É nesse fator que as pequenas empresas se destacam. E é essa a importância do CRM para elas!

Se você tem uma pequena empresa, deve potencializar ao máximo essa vantagem do relacionamento próximo com seus clientes.

Aproveitar a tecnologia é uma decisão que só traz benefícios para o negócio. Entenda isso, em mais detalhes, acompanhando nosso post.

O que é CRM e para que serve?

Para entender a importância do CRM para pequenas empresas você precisa, primeiro, saber exatamente o que é CRM e para que serve.

Os consultores especialistas enfatizam a importância de conhecer bem os hábitos de seus clientes, tratando-os de forma personalizada e apresentando produtos ou serviços que são de interesse deles, atendendo às suas necessidades e resolvendo seus problemas. 

Porém, cada empresa tem suas particularidades e, por isso, é preciso personalizar o atendimento. E é exatamente a tecnologia que busca aproximar o atendimento pessoal diferenciado ao dia a dia dinâmico da vida de um empreendedor, atualmente.

Antes de tudo, é bom ter em mente que CRM é uma estratégia, em vez de simplesmente um software. A analogia ao dono da mercearia é muito utilizada pelos consultores em CRM, para exemplificar a ideia.

Portanto, por melhor que seja o software, se não houver uma cultura de CRM na empresa, colocando o atendimento às necessidades dos clientes em primeiro lugar, essa estratégia não vai funcionar.

>>>> Saiba mais: o que devem ter os melhores CRM do mercado — checklist com 10 itens essenciais

Mas, afinal, o que é CRM?

CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) é uma estratégia de negócios que coloca o cliente como foco das ações da empresa. Para isso, é preciso conhecê-lo profundamente para se antecipar às suas necessidades e aos desejos, oferecendo, de forma personalizada, o produto (ou serviço) certo, na hora certa, para o cliente certo e pelo preço certo. Assim, ele é surpreendido positivamente e suas expectativas são superadas, o que leva à fidelização.

>>>> Leia também: o que é CRM? 4 tipos e vantagens do Customer Relationship Management 

CRM aplicado desde antigamente

Muito além do software, CRM (Customer Relationship Management) é o nome da estratégia que coloca o cliente como foco dos processos de negócio.

A Gestão do Relacionamento com Clientes é aplicada há muito tempo, na época em que o dono da mercearia, de vários anos atrás, conhecia bem todos os seus clientes.

Ele tinha anotadas, em um caderninho, todas as informações importantes sobre os clientes, como: onde moravam, datas de aniversário, produtos que mais gostavam, frequência em que visitavam a loja, melhores consumidores etc… Essa prática tornava-os fiéis à marca.

Afinal, o que mais as pessoas podem desejar do que uma loja que sabe exatamente o que elas precisam e faz de tudo para ter isso sempre à mão, toda vez que precisarem?

E mais: já pensou se essa loja te mandasse um e-mail lembrando que é aniversário de sua esposa (ou marido) e já sugerindo um presente que a loja sabe que ele (ou ela) costuma gostar?

Esse é o segredo do CRM e que funciona igualmente bem no mercado B2B.

>>>> Leia também: exemplos de empresas que usam CRM — confira 7 cases de sucesso do Agendor

Quais os benefícios de um sistema de CRM para pequenas empresas?

A grande vantagem de utilizar uma ferramenta para embasar a estratégia de relacionamento com clientes é a possibilidade de registrar todo contato entre a companhia e o consumidor, mantendo as informações importantes registradas no sistema.

Assim, os colaboradores sabem o que está sendo tratado, podendo dar continuidade nas negociações ou atendimento. Os dados ficam centralizados em um único lugar, evitando a perda dos contatos que podem ocorrer com a utilização de planilhas.

Por sinal, conheci uma empresa que separava as planilhas de contatos para cada vendedor, mas mantinha uma central com todas as informações para os sócios.

O problema era que, todo final de mês, eles precisavam organizar tudo novamente.

Entretanto, as possibilidades vão além disso. As informações armazenadas podem oferecer uma visão ampla sobre os contatos, apontando quais são os mais interessantes, qual é a melhor oportunidade de negócio em relação ao esforço de venda, os que estão sempre dando ideias sobre como melhorar seus produtos ou serviços e aqueles que sua equipe deve entrar em contato para fortalecer o relacionamento.

A propósito, dados divulgados pelo Fit Small Business mostram que as empresas de pequeno porte que adotam a solução apresentam um aumento de mais de 50% na conversão de leads. 

E há alguns tipos de sistemas de CRM, desde os mais complexos que são projetados especialmente para grandes empresas, devido à necessidade de integrar os vários departamentos, até os mais simples, oferecidos em plataforma web “sob demanda”.

Entendeu quais são os benefícios de um CRM para pequenas empresas? Então, continue lendo e confira quais são os melhores!

crm para pequenas empresas

>>>> Leia mais: quais as vantagens de um CRM para uma empresa júnior?

Quais são os sistemas de CRM em plataforma web?

Os sistemas de CRM com plataforma web ganham destaque entre as pequenas empresas, pois são oferecidos por meio de assinaturas mensais de baixo valor e não exigem que a empresa tenha os equipamentos de infraestrutura, nem a equipe com conhecimentos técnicos para mantê-los no ar. 

Os mais populares são:

  • Agendor;
  • Brascomm;
  • CoffeBean;
  • CRM Venda+;
  • EngeVendas;
  • HighRise;
  • Symbio;
  • Sales Cloud (da Salesforce.com).

As vantagens desses sistemas de CRM incluem:

  • baixo custo de implementação, sem pagar por licenças do software para cada máquina;
  • pouca ou quase nenhuma necessidade de treinamento;
  • acesso online onde e quando o colaborador necessitar;
  • atualizações gratuitas do sistema, instaladas automaticamente;
  • escalabilidade para aumentar ou diminuir o número de usuários, bastando mudar de plano, com alguns cliques do mouse;
  • backups automáticos dos dados na nuvem;

>>>> Veja também: CRM — um app no celular vale a pena? Veja todas as vantagens que ele oferece!

O que deve ter em um CRM para pequenas empresas?

Um bom CRM para pequenas empresas precisa ter: 

  • formato SaaS (software as a service);
  • acesso de onde estiver, na hora que quiser; 
  • app no celular; 
  • geolocalização para definir rotas de visitas; 
  • lembretes de follow-up via SMS e e-mail; 
  • histórico das conversas com clientes; 
  • funil de vendas; 
  • motivos de perda de vendas; 
  • assistente de vendas virtual; 
  • relatórios de vendas. 

Vale destacar que todas essas funcionalidades são essenciais para enfrentar os desafios do empreendedorismo. Continue lendo e veja como elas podem ajudar sua empresa a crescer!

1. Formato SaaS

Neste formato, você não precisa instalar um software em cada máquina da empresa, pagando licenças caras. Na prática, apenas assina um plano mensal bastante econômico e acessa o sistema CRM pela nuvem. 

Ou seja, basta ter uma conexão com a internet para acessar o software do computador ou dispositivo móvel que estiver ao seu alcance. 

2. Acesso de onde estiver, na hora que quiser

Essa é outra vantagem se o software CRM for um SaaS, mesmo em trânsito no Uber, estando em um hotel ou no aeroporto, os vendedores podem usar os sistemas na hora que quiserem!

3. App no celular

Para tornar o acesso ainda mais ágil, um bom CRM com app no celular faz com que sua equipe, literalmente, tenha todas as informações que precisa na palma da mão. Logo, não perdem tempo e podem atualizar os cadastros imediatamente. 

Confira as vantagens que um app no celular pode trazer para sua empresa assistindo a este vídeo: 

4. Geolocalização para definir rotas de visitas

Outra rotina diária dos vendedores é fazer visitas aos clientes. Com o auxílio da geolocalização no app, é possível traçar as melhores rotas para gastar menos tempo e menos combustível nesses trajetos entre os clientes.

5. Lembretes de follow-up via SMS e e-mail

Com tantas tarefas para fazer diariamente, mesmo os bons vendedores acabam esquecendo de alguns compromissos ou de fazer ligações para clientes. Com o envio de lembretes automáticos de follow-up via e-mail ou SMS, isso nunca mais vai acontecer!

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6. Histórico das conversas com clientes

E-mail, telefonemas, mensagens de texto… não importa a mídia utilizada, é fundamental que um CRM ajude seus vendedores a construir esse histórico do relacionamento com o cliente, mantendo-o sempre completo.

7. Funil de vendas

Trata-se de uma representação visual de todos os negócios em andamento na empresa em determinado período. Pode-se saber, rapidamente, onde eles se encontram na jornada de venda, quais os valores envolvidos, a probabilidade de fechar o negócio e outras informações importantes.

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8. Motivos de perda de vendas

Afinal, por que se perdeu determinada venda? Ao registar os motivos que levaram à perda de vendas, é possível descobrir os mais recorrentes e determinar maneiras de evitar que se repitam.

9. Assistente de vendas virtual

Depois de terminar um contato com o cliente, qual o próximo passo a seguir? Um assistente virtual de vendas dá as dicas certas para seus vendedores seguirem o processo de vendas à risca!

Veja como esse fluxo inteligente de tarefas funciona no Agendor:

10. Relatórios de vendas

Tenha acesso a todos os dados de suas vendas, performance de vendedores e muito mais, rapidamente e com dados confiáveis.

Essas são as principais vantagens de contar com um CRM para pequenas empresas. Não acha que já está na hora de providenciar o seu?

E, se você quer descobrir mais detalhes sobre o que é CRM e para que serve, não deixe de baixar nosso e-book gratuito: guia para o sucesso com CRM!

Depois do nosso e-book, que tal conferir ainda mais informações? Leia: livros sobre CRM — confira 7 importantes dicas de leitura e aprenda a usar essa ferramenta para vender mais

Como implementar um CRM para pequenas empresas?

O passo a passo de como implementar um CRM para pequenas empresas é simples, basta:

  • descobrir as necessidades do negócio; 
  • definir os objetivos da ferramenta; 
  • escolher a plataforma que melhor se adequa ao seu planejamento; 
  • capacitar a equipe para usar a solução; 
  • monitorar os resultados com frequência. 

Fácil, concorda? E falando em escolher, sabia que existem CRM grátis para pequenas empresas? Pois é, veja mais sobre essa possibilidade a seguir!

Qual é o melhor CRM para pequenas empresas grátis?

O que muitos desconhecem sobre os sistemas CRM para pequenas empresas é que há opções de plano gratuito. Se você já entendeu a importância da solução para seu negócio e quer testar, pode fazer isso sem custos até entender melhor o que é CRM e para que serve na prática. 

Use o sistema em sua empresa, teste todas as funcionalidades e descubra, na prática, as vantagens do Customer Relationship Management, como funciona e se um CRM para pequenas empresas vale mesmo a pena.

Quer conhecer o melhor CRM para pequenas empresas grátis? Então, confira nosso plano gratuito neste post: sistema de CRM gratuito de verdade. Um spoiler: a opção é o Agendor!

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