Será que os serviços gráficos podem ser beneficiados pelo CRM? Depois dessas dicas você não terá mais dúvidas

Nós viemos mostrando como algumas empresas, de diversos segmentos, podem se beneficiar com um sistema de CRM, com cases de CRM e exemplos de negócios que podem ser do seu mercado, falando sobre a aplicabilidade do CRM.

Com isso, nós queremos mostrar que o CRM pode ser implantado dentro de qualquer empresa, independente do mercado de atuação. E como não usá-lo pode ser uma perda  de oportunidade para gerir melhor suas vendas e metas.

Todos nós que estamos à frente de empresas sabemos como, a cada dia que passa, a tarefa de vender é mais difícil e exige mais doação dos profissionais.

Não basta simplesmente inventar um discurso para a venda. Não basta prometer. Não basta dar ao seu cliente desconto e achar que ele vai comprar por conta disso.

As pessoas, mesmo quando já sabem da necessidade de comprar um determinado produto ou serviço, precisam ter certeza da contratação que vão fazer. Isso é de suma importância para concluir os negócios.

A concorrência de hoje não se resume mais à loja que fica do lado da sua, ou em um bairro próximo, mas sim em qualquer lugar do mundo.

Isso mostra que, se concorrer com o seu vizinho já não era fácil, imagina concorrer com os americanos, indianos, chineses e coreanos? Realmente é uma disputa muito difícil.

E, se o vendedor não estiver armado com as melhores ferramentas, a venda se torna praticamente um empecilho. Nós acreditamos no CRM e sabemos que ele pode ser útil a todos os mercados.

Época de eleições, por exemplo, são sempre grandes anos para gráficas em geral.

Afinal, nesse momento que milhões de candidatos fazem seus santinhos e materiais de divulgação de suas candidaturas, bem como colas para a urna, e todo o tipo de material promocional permitido ou proibido.

Mas, como será que a sua empresa sabe, por exemplo, pessoas que se candidataram nos anos anteriores para abordá-los e oferecer promoções, novidades e descontos para imprimirem seus materiais de campanha com antecedência?

Sem a ajuda de ferramentas, você não vai conseguir aproveitar o movimento das Eleições para aumentar o faturamento e vender mais para os novos clientes e candidatos.

Mas, nem tudo se resume a isso. Esse foi apenas um exemplo sazonal e útil para que você entenda que, por mais que nosso cérebro seja extraordinário, ele não consegue se lembrar de tudo.

Justamente por esse motivo, o CRM pode ser muito útil para a sua empresa de serviços gráficos. E, aqui estão algumas dicas úteis para você aumentar as vendas da sua gráfica com CRM.

Gráfica e CRM: como essa relação acontece?

1. Saiba antes do cliente que ele precisa de você

Você sabe quanto tempo em média dura um cartão de visitas? Ou qual a durabilidade de  uma pasta de papelão?

Imagine que seu cliente compre qualquer material gráfico para divulgação da sua empresa (como os cartões de visita ou panfletos) em sua mão. Mas, após um determinado período de tempo, ele não faz novos pedidos à você. Nesses casos, você já parou para pensar que, talvez, ele possa ter mudado de fornecedor?

É bem isso que acontece. Uma empresa sempre precisa repor cartões de visitas, pastas, catálogos, folhetos e demais impressos em geral.

Por isso, quando um cliente não volta a fazer negócios com você, ele encontrou outro fornecedor para fazer o seu trabalho. O que você deve fazer a respeito?

Cartões de visitas podem durar até 6 meses – dependendo da quantidade impressa e do uso. Depois desse tempo, provavelmente o seu cliente vai precisar de mais material.

Então, quando um cliente comprar qualquer item de papelaria, porque não agendar um alerta no CRM para que você entre em contato novamente entre 3 e 6 meses para saber se ele está precisando de mais material?

Assim que o cliente retirar o material, não se esqueça: agende um alerta para conferir se os seus cartões de visita e demais impressos já terminaram e oferecer novamente os seus serviços.

2. Use a sazonalidade a seu favor

Nós demos o exemplo das eleições, e elas realmente são uma época bem lucrativa para empresas de serviços gráficos, fotógrafos, designers e outros profissionais.

Então, por que não acessar o seu cadastro de vendas das últimas eleições, para aproveitar os candidatos que estão concorrendo novamente, e vender novamente para eles?

Mas isso não é tudo.

O mesmo vale para as empresas que, ao final do ano, fazem brindes corporativos, para as empresas que fazem material de boas-vindas para novos funcionários, para oficinas mecânicas que fazem etiquetas para trocas de óleo e etc.

Todo serviço tem uma sazonalidade: a demanda por folhinhas e calendários começa em outubro, juntamente com brindes corporativos.

Use isso a favor da sua empresa. Sempre que vender para um cliente, um brinde sazonal (seja de carnaval, páscoa, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças e etc.), cadastre um alerta para que você entre em contato com esses clientes oferecendo novamente esses produtos.

Essa é a melhor maneira de continuar vendendo e fidelizar os clientes. Os clientes têm coisas demais para pensar. Se ele entender que pode deixar esses detalhes por sua conta, ele vai confiar em você e continuar comprando da sua empresa.

3. Acompanhe as propostas rapidamente

O processo decisório de grande parte dos clientes não é tão demorado. Afinal, muitas vezes o cliente tem pressa – até demais – pela contratação do serviço.

E, no meio de tantas propostas, e-mails, negociações, prospecções, dúvidas e etc., o vendedor acaba esquecendo de dar o devido suporte para seu cliente, que precisa de respostas rápidas para comprar.

Portanto, tome nota da seguinte regra: se o cliente não respondeu a sua mensagem, atendeu a sua ligação, e-mail ou qualquer forma de contato, tente novamente no dia seguinte.

Até que o cliente diga que já comprou, que não se interessa pela sua proposta, ou efetivamente compre de você, você ainda tem uma chance de vender.

Por isso, nunca se esqueça de manter o contato com o seu cliente, para que ele não feche com o seu concorrente.

Nenhum vendedor quer que seu prospect compre com a concorrência porque não soube fazer follow up e acompanhar os contatos e as possibilidades de vendas. Portanto, não durma no ponto.

Gráfica e CRM, a melhor saída para vender melhor

Se você não acreditava que o CRM poderia ajudar a sua empresa a compreender melhor os processos de vendas e as necessidades dos clientes, após descobrir essas três vantagens do CRM, temos certeza que você  está pronto para tirar o maior proveito de seus clientes.

Todo vendedor e toda empresa deseja vender o máximo possível, mas nem todos eles se preocupam em reter seus clientes e diminuir o processo de vendas.

O CRM ajuda as equipes de vendas detectarem novas oportunidades para clientes e aumentar o faturamento de vendas de maneira totalmente proativa, o que faz com que os vendedores tenham uma melhor receptividade dos clientes.

Então, se você está convencido a experimentar o uso de um sistema CRM em sua gráfica, aproveite o teste gratuito com todos os recursos do Agendor.

Além de automatizar processos em sua empresa, você poderá contar com uma maior produtividade e eficiência na hora das vendas. Aproveite!