O relacionamento pode ser uma excelente ferramenta para ajudar seus clientes no processo de tomada de decisão, e para convencer o cliente a comprar.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Quando o relacionamento com o cliente é bom, isso fortalece o processo de tomada de decisão de compra. Vender é ajudar o cliente a resolver uma dor e ser bem-sucedido.
  • Deixar claro o que você não faz e quais as limitações do seu produto, serviço e empresa possibilitam ao cliente maior clareza.
  • Para convencer um cliente a comprar, é essencial dominar as principais abordagens e técnicas de vendas.
  • Estar inseguro difere de não se sentir pronto para comprar. Como empresa, seu papel é guiar o cliente até o momento da compra, mostrando que o seu produto é o que ele precisa.
  • Antecipe as necessidades do cliente, sem esperar que ele peça por desconto. Uma boa tática é oferecer o produto já 20% mais barato.
  • Para antecipar as necessidades do cliente, ter registrado o histórico de relacionamento é fundamental. CRIE SUA CONTA NO AGENDOR GRATUITAMENTE para começar a fazer isso agora mesmo.

Vender nada mais é do que ajudar o cliente a resolver um problema e ser bem sucedido em seus desafios.

Por isso, nós elaboramos um pequeno guia rápido e prático sobre  como mostrar ao cliente indeciso que a sua solução é aquilo que ele procura. 

Continue a leitura e veja  nossas dicas para fazer o cliente comprar o seu produto ou serviço!

Leia também: Por que as pessoas compram? E por que seu cliente compra de você?

Como convencer o cliente a comprar: 5 técnicas que funcionam!

Não sabe como fazer as pessoas comprarem seu produto ou serviço? Então, confira nossas dicas sobre como convencer um cliente a comprar!

1. Exponha suas diferenças e limitações

Todas as empresas estampam orgulhosamente aquilo que podem fazer pelo cliente e até onde podem levá-lo rumo ao sucesso, sempre de forma certeira.

Mas e se você andar na contramão disso e mostrar suas limitações, o que você não faz e  os problemas surgirão durante o relacionamento? Com certeza você estará sendo bem mais realista.

Diga o que você não pode, ou não consegue fazer pelo cliente. Deixe claro que você não é à prova de problemas, mas que, mesmo assim, será o primeiro a se cobrar quando os problemas acontecerem.

2. Entenda se o seu cliente está pronto para comprar

Existe uma grande diferença entre indecisão e não estar pronto para comprar. Não tem como convencer o cliente a comprar se ele não estiver pronto para isso.

Indecisão significa não ter certeza da decisão a tomar. Ele pode estar indeciso entre produtos e serviços completamente diferentes, como uma TV ou uma viagem.

Não estar pronto para comprar significa que ele ainda não está seguro de que aquilo que você oferece é o que ele precisa. Ele não chegou no momento certo da sua jornada de compra , e ainda não tem clareza sobre o seu próprio problema..

Esse é o papel da sua empresa: deixá-lo seguro para comprar e mostrá-lo que seu produto ou serviço é o que ele realmente precisa. Ele estará pronto para comprar no momento que entender isso.

3. Alinhe as expectativas

Na hora de comprar um produto, o cliente está cheio de expectativas e grande parte das empresas alimentam ainda mais isso.

Quando o cliente for comprar, não prometa nada  além do que não puder cumprir de verdade. É muito melhor prometer a entrega em 5 dias e entregar em 2, do que prometer em 2 e entregar em 5.

Você precisa saber no início da conversa o que o cliente espera de sua empresa. É frustrante comprar de uma empresa e se decepcionar por falsas expectativas que não foram alinhadas.

4. Conduza a negociações com praticidade e transparência 

Não estamos falando aqui sobre ser fácil para uma das partes, ou sobre vantagens. Estamos falando que, fazer negócios com a sua empresa precisa ser agradável.

Pense bem: como convencer o cliente a comprar se tudo é complicado ao fazer negócio com sua empresa?

Por isso, entenda:

  • precisa ser fácil falar com você depois da assinatura do contrato.
  • o diálogo  com a sua empresa em caso de divergências.
  • sua empresa precisa saber que não é a dona da verdade.
  • o cliente precisa saber que nem sempre tem razão.
  • acima do contrato, precisa existir um enorme compromisso em fazer o seu cliente ser bem sucedido.
  • o resultado daquilo que você faz deve ser medido sem complexidade.

Relacionar-se com uma empresa altamente burocrática faz com que qualquer cliente desanime e pense duas vezes na hora de pegar o telefone para comprar algo com você.

Leia mais: 3 dicas simples de como conquistar novos clientes

Exemplo prático

Sinalizar a sua disponibilidade e expor a necessidade do cliente sendo sanada com a sua solução o ajudam a ter mais segurança na compra. Para elucidar isso, vamos a um exemplo.

Imagine que você está contratando uma plataforma de automação de marketing para captar mais leads e aumentar suas vendas, que estão baixas por falta de uma boa estratégia de inbound marketing.

Você ainda está hesitando, mas o vendedor diz:

“Sua equipe de vendas converte muito bem as negociações, no entanto, você me disse que a geração de leads é muito baixa e isso afeta diretamente suas vendas. Nossa plataforma de automação profissionaliza as ações do seu time de marketing, que terá uma ferramenta intuitiva e otimizada para planejar e controlar as estratégias de inbound. Para você ter ideia, nosso cliente X, do mesmo segmento que sua empresa, conseguiu gerar 80 leads qualificados, o que gerou um aumento de 60% nos resultados de vendas. Creio que isso resolve seu problema, não? Fique tranquilo quanto ao uso da solução. Nosso time de atendimento e eu estaremos à disposição para qualquer dúvida. Além disso, também podemos agendar um treinamento para apresentar a plataforma para todos do time.”

5. Antecipe-se

Lembre que você é diretamente responsável por fazer o seu cliente dar certo. Lembre que você é um elo entre o cliente e algo que ele precisa: o resultado.

Por isso, antecipe-se ao cliente. Na venda, ganha o jogo quem consegue responder todas as objeções do cliente sem que ele tenha que perguntá-las.

Não coloque o preço 20% mais caro para oferecer como desconto. Dê seu preço e mostre para o cliente que você já está trabalhando com o preço justo. Não espere o pedido de desconto. Não espere que ele pergunte, não espere a objeção.

Antecipe-se.

Veja também: 6 técnicas de vendas e atendimento que trazem resultados

Dessa maneira, sua empresa mostra que está comprometida com o cliente. Não apenas com a venda!

No final das contas, é justamente isso que importa. E é isso que faz uma empresa ganhar ou perder a negociação.

Contar com o apoio de um CRM é um diferencial

Um sistema de CRM é essencial para o sucesso de uma negociação. Por esta solução, você pode centralizar todas as interações com os clientes e acompanhar visualmente suas negociações.

Além disso, com os alertas de follow-ups e lembretes de atividades, você não perde nenhum compromisso com o cliente.

Em resumo, o CRM ajuda a profissionalizar o processo comercial, e não deixa que o vendedor esteja desamparado durante as negociações, ou passe uma imagem ruim ao cliente.

Portanto, outra dica fundamental sobre como convencer o cliente a comprar, é garantir que você tem o apoio de uma ferramenta que facilita o seu trabalho e entrega insights e dados valiosos para utilizar nas tratativas.

Veja, na prática, como funciona o CRM do Agendor:

Aproveite e conheça o Agendor mais profundamente! Teste gratuitamente, sem compromisso, clicando aqui!

Confira em nosso blog: Frases para chamar atenção de clientes: use esta técnica

Agora que você já sabe como convencer o cliente a comprar, baixe este e-book gratuito:  Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas