Maus hábitos podem ter consequências horríveis. Mas, você já parou para pensar o quanto eles podem ser bons?

Nós somos diariamente condenados por nossos maus hábitos. Afinal, dizem que é o hábito que faz o monge, apenas para lembrarmos do velho ditado.

Certamente há algo que fazemos que possa ser considerado um mau hábito. Mas, muitas vezes, esse mau hábito pode nos ajudar, indiretamente, a ser mais saudáveis, felizes e bem-sucedido.

A verdade é que nossa vida é marcada por bons e maus hábitos.

Pensando nisso, fizemos uma lista de maus hábitos que podem ter efeitos positivos em nosso dia-a-dia.

Leia também: Hábitos e atitudes de um bom líder eficaz

Lista de maus hábitos: 10 exemplos de maus hábitos “do bem”

O que é mau hábito, afinal? Será que esses hábitos ruins não têm um lado positivo? Confira 10 exemplos de maus hábitos que, no fundo, fazem um bem danado para você…

#1. Ser desorganizado aumenta a criatividade

Pode parecer que as pessoas que são desorganizadas estão inventando desculpas esfarrapadas para seus maus hábitos, apontando que o transtorno ajuda a ser uma pessoa criativa.

Acontece que eles estão dizendo a verdade e a investigação científica os apoia.

O caos de fato incentiva as pessoas a pensar fora da caixa e chegar a novas soluções.

Voluntários em um estudo da Universidade Northwestern, foram mais rápidos em resolver enigmas quando estavam em um quarto bagunçado que em um arrumado. Eles também desenhavam paisagens mais criativas em um ambiente mais confuso.

A partir do momento que a desordem tem um efeito tão poderoso sobre a mente, você pode querer ter a sua própria bagunça para ajudá-lo no contexto certo.

Mantenha suas contas em ordem e arrumadas, mas permita a desordem em ambientes onde você precisa ter mais criatividade.

maus hábitos

Permita a desordem em ambientes onde você precisa ter mais criatividade.

#2. Assistir vídeos fofos no YouTube pode te fazer mais produtivo

O que poderia ser um desperdício de tempo maior do que se arrastar na internet para ver imagens de animais fofos ou vídeos divertidos de animais que fazem coisas idiotas?

Muitas coisas, surpreendentemente. Estudos têm demonstrado que, mesmo que menos produtivo que pareça ser, esse hábito comum pode realmente ajudar o seu cérebro a se concentrar e completar tarefas com precisão.

Pesquisadores da Universidade de Hiroshima descobriram que a visualização de imagens de animais fofos ou de bebês desencadeiam instintos de prestação de cuidados. Assim, fazendo com que as pessoas tomem mais cuidado em tarefas subsequentes.

Agora que você pode navegar na web sem culpa para ver imagens de animais fofos, tenha em mente que é ainda melhor se você puder encontrar um vídeo de um cãozinho ou gatinho fazendo algo hilário.

O riso reduz a pressão sanguínea, alivia a dor e torna o organismo mais resistente ao estresse.

#3. Roer as unhas aumenta a imunidade

Mordiscar as unhas é considerado um mau hábito, mas apenas por causa da convenção social.

Se voltarmos ao que éramos antes da invenção do cortador de unhas, os seres humanos provavelmente teriam mordido suas unhas por duas razões.

  • Em primeiro lugar, isso os impede de deixar a unha muito grande e nos ferir.
  • Segundo: expõe o sistema imune a erros.

Pesquisas mostram consistentemente que as pequenas exposições a insetos ajudam a aumentar a imunidade.

Siga o princípio de que pequenas quantidades de exposição a bactérias para o aumento da saúde. Por isso, não esterilize ou esfregue muito seu corpo.

maus hábitos

Roer as unhas pode ajudar a aumentar a sua imunidade.

#4. A fofoca do bem impulsiona seu humor

Falar sobre outras pessoas parece ser um fascínio global. As pessoas não podem resistir a uma boa história ou segredo. E há revistas inteiras dedicadas às fofocas de celebridades.

Compartilhar notícias de outras pessoas tem toda uma gama de benefícios que impulsionam o humor.

Pesquisadores da Universidade de Brown descobriram que o humor da maioria das pessoas melhora por até 4 horas depois de passar apenas 20 minutos fofocando com um amigo.

No estudo, 96% das pessoas foram capazes de reduzir a tensão e a ansiedade dessa maneira.

Os benefícios da fofoca são realmente a nossa ligação e conexão com outras pessoas. Use a fofoca positiva, e não como uma maneira de julgar, criticar, ou excluir outras pessoas.

Como você viu, alguns hábitos ruins fazem bem.

#5. Xingar alivia o estresse

Sua mãe pode ter-lhe dito que xingar é um sinal de um vocabulário limitado, além de ser um dos piores maus hábitos. Mas xingar um pouco pode realmente fazer você se sentir melhor quando você está sujeito à experiências estressantes.

Palavrões podem ser particularmente úteis no ambiente de trabalho, especialmente em tempos de crise.

Cientistas suecos revelaram que os funcionários que sofrem um tratamento injusto no trabalho, e não encontram formas de expressar sua raiva, dobram o risco de ter um ataque cardíaco.

Pesquisadores da Universidade de East Anglia descobriu que palavrões no trabalho ajudam os funcionários a lidar com o estresse e frustração, e xingar pode incentivar o espírito de equipe.

#6. Dormir protege a saúde cardiovascular

Você pode ter sido levado a acreditar que levantar da cama cedo era a melhor maneira de organizar seu sono, e pode ter chegado a pensar que dormir é um dos exemplos de maus hábitos.

Mas uma pesquisa de endocrinologistas japoneses mostra que as pessoas que acordam antes das 5h correm o risco de ter uma doença cardiovascular.

Artérias endurecidas, ataque cardíaco, derrame, pressão alta e obesidade eram mais prováveis ​​em pessoas que levantavam mais cedo, descobriram os cientistas.

Esses resultados foram verdadeiros, mesmo que a quantidade de sono tivesse sido a mesma. Uma pesquisa da Universidade de Stanford concluiu anteriormente que o sono mais reparador ocorre  entre às 2h e às 6:30h.

Se você tem que ser acordado por um despertador, isso mostra que você não tem dormido suficiente. Respeite seu ciclo natural de sono, indo dormir quando estiver cansado e se permitir dormir tanto quanto você precisa.

maus hábitos

Dormir até tarde não vai te fazer mal.

#7. A inquietação melhora a atenção

A inquietação pode parecer um sinal de confusão, mas quando você está fazendo isso, você está realmente tentando fazer o cérebro ficar mais alerta e focado.

Assim como quando você boceja quando está cansado e precisa trazer mais oxigênio para manter o cérebro acordado, quando você fica inquieto, você está tentando se auto-estimular, afim de aumentar a agilidade mental e física.

E a inquietação é uma maneira muito eficaz de aumentar a atenção.

Estudos mostram que esse hábito em particular, melhora o desempenho do trabalho da memória. Se você não está convencido, então, considere que mexer e remexer também acelera o metabolismo, ajudando o corpo a manter a forma.

Se você se sentir entediado, cansado ou a sua atenção para a tarefa está diminuindo, tente rabiscar, girar seus polegares, ou bater o pé para trazer o foco de volta.

#8. Birras reduzem a tensão

Explosões de raiva podem ser habituais para algumas pessoas. Elas parecem estar muito bravas se não fazem algo do seu próprio jeito.

Expressar pequenas quantidades de raiva pode ajudar a aliviar a tensão e o stress de uma forma saudável. E, pode ajudá-lo a parar de engarrafar a sua frustração e deixá-la contra si mesmo.

A raiva, quando não expressada pode se transformar em ansiedade ou tristeza, e pesquisadores da Carnegie Mellon University, revelaram que a raiva é uma emoção saudável, pois produz menos cortisol do que o medo.

#9. As mídias sociais te mantêm responsável

Muitas pessoas têm o mau hábito de verificar sites de mídia social em todas as oportunidades.

Mas ter presença na mídia social pode ajudá-lo a se comportar melhor e manter seus objetivos.

A pesquisa mostra que as intenções anunciadas em sites de redes sociais permitem que um indivíduo ache mais fácil executar seu plano.

Se você tem um objetivo importante que você deseja alcançar, anuncie no Twitter e no Facebook para que outros possam mantê-lo responsável e torcendo por você.

maus hábitos

O vício em mídias sociais nem sempre é tão ruim quanto dizem.

#10. Devaneios ajudam a resolver problemas

Às vezes, se você se concentra demais em um problema, você pode acabar mais confuso e preso do que antes. Usar o pensamento consciente significa que você pode tornar-se muito rígido e limitado em seu pensamento.

Enquanto o devaneio às vezes é visto como uma forma de adiamento ou não-compromisso, pesquisadores descobriram que ele poderia realmente ajudá-lo a pensar fora da caixa para resolver problemas difíceis.

Cientistas da University of British Columbia escanearam os cérebros de pessoas enquanto sonhavam e descobriram que o hábito ativa regiões do cérebro ligadas à capacidade de resolver problemas.

A razão por que sonhar acordado é tão poderoso é por que os pensamentos vêm de sua mente inconsciente.

Você pode encorajar seu inconsciente para ser ativado através da hipnose ou realizar uma tarefa que você conhece tão bem que sua mente fica livre para passear.

Veja também: 20 hábitos que levam ao fracasso profissional e como se livrar deles

Quantos maus hábitos você pratica?

E então, com quanto desses maus hábitos você se identificou?

O problema com os bons e maus hábitos podem não ser a sua prática, mas sim a sua frequência. Por outro lado, veja o que é mais importante para você: ter um hábito politicamente incorreto, ou aproveitar de seus benefícios diretos.

Muitas vezes, o benefício compensa e dessa maneira, vale a pena pagar o preço de ter um mau hábito, ou apenas um hábito politicamente incorreto e assim, acabamos deixando que eles façam parte de nossa vida de uma vez por todas.

Um bom hábito é saber aproveitar melhor seu tempo. Baixe este e-book gratuito e saiba como usar isso em vendas: Guia – como ganhar tempo vendendo aos clientes ideais