Qual o segredo dos vendedores vencedores? Separamos algumas atitudes que diferenciam os melhores vendedores dos outros.

De acordo com Yogi Berra, lendário catcher do New York Yankees, 90% do beisebol é mental. A outra metade, os 10% restantes, é física. Apesar da matemática furada de Yogi, ele poderia ser um excelente profissional de vendas, um vendedor vencedor.

Isso porque essa é a mesma fórmula que os profissionais de vendas altamente bem sucedidos praticam diariamente. Sim, existe um lado físico. 

Conhecer o produto, técnicas de apresentação, proficiência no uso do CRM e outras ferramentas são vitais para o sucesso nas vendas.

Mas no final do dia, Yogi acerta na sua previsão de que, 90% do sucesso em vendas é um trabalho mental, uma questão de atitudes vencedoras em vendas. Afinal, todos nós sabemos que a venda pode ser algo difícil.

Quando a economia está em baixa ou a competição é dura, os profissionais de vendas começam a ouvir um monte de desculpas, e isso pode ser devastador.

Neste conteúdo, você vai ver como as atitudes de um vendedor de sucesso podem mudar esse quadro e quais são os principais pilares da venda.

Atitude vencedora: conheça os 4 pilares da venda

Não é incomum para alguns profissionais de vendas reduzirem as suas aspirações e começarem a duvidar das suas habilidades em momentos como esse. 

Profissionais de vendas altamente bem-sucedidos, no entanto, não permitem que retrocessos temporários definam sua atitude comercial.

É justamente isso que nos deixa nos perguntando: como é que eles fazem isso?

Primeiro de tudo, sejamos claros sobre uma coisa: profissionais de vendas altamente bem-sucedidos são humanos como todos nós. Eles estão sujeitos a essas mesmas vozes interiores que tentam plantar o desânimo e a dúvida, assim como todo mundo.

Para alcançar os 90% mental do sucesso, os profissionais de vendas altamente bem-sucedidos estabelecem uma base forte construída sobre 4 pilares da venda sólidos para sustentar sua atitude vencedora.

Veja também: Saiba como alcançar seus objetivos com atitude

1. Acreditar em seu produto

Profissionais de vendas altamente bem sucedidos são apaixonados pelos produtos e serviços que vendem, e são descaradamente entusiasmados com o valor e benefícios que entregam para seus clientes.

Sim, eles também se preocupam com o fechamento de negócios e a geração de receita, mas também é muito importante que eles saibam que o que oferecem aos seus clientes é excepcional em todos os sentidos.

A confiança que eles têm em seus produtos e serviços ajuda a motivá-los, mesmo que o mercado esteja difícil, porque eles sabem que têm uma boa notícia para seus clientes.

2. Acreditar em seu treinamento

O treinamento eficaz é um componente chave do sucesso de vendas, e não estamos falando apenas do treinamento do produto, ou ser capaz de criar uma demonstração para seu cliente.

Qualquer um que pode ler um folheto ou uma folha de especificações pode sair com uma compreensão razoável de conhecimento do produto.

O que estamos realmente falando aqui é sobre o sólido e profundo treinamento de vendas, processos, habilidades consultivas, estratégias de relacionamento com o cliente, eficácia das vendas com CRM e outras habilidades e capacidades que ajudam o profissional de vendas a se sentir confiante em qualquer situação.

3. Acreditar na empresa

Isso não é exatamente o mesmo que acreditar em seu produto. Se a cultura da empresa não tiver um forte compromisso com tratar os clientes bem, e tratar bem os profissionais de vendas, a alegria de vender evapora de um profissional de vendas.

O resultado de tanta luta pode aparecer rapidamente e levar ao desânimo, baixa produtividade e, por fim, às vendas, deixando os profissionais buscando um lugar onde a oportunidade de sucesso é maior.

Estes três  pilares da venda são, certamente, muito importantes chaves para ajudar a manter as vendas em alta e ter uma atitude positiva, mas em muitos aspectos, o quarto pilar é o mais importante.

Confira em nosso blog: Hábitos e atitudes de um bom líder eficaz

4. Acredite em si mesmo

Livros inteiros e cursos de vendas têm sido construídos em torno desse tema. Esse é o santo graal da criação e manutenção de um foco mental consistentemente positivo e pode ser resumido assim:

Situações que causam emoções. É o que nós acreditamos sobre a situação que incentiva nossas emoções, e nossas emoções geralmente determinam o que fazer a seguir.

Este é um princípio universal do comportamento humano, mas abaixo está um exemplo simplificado disso para você entender melhor. 

Exemplo: Como demonstrar uma atitude vencedora em vendas

Bob, um vendedor de uma empresa, diz a sua gerente de vendas: “esse mercado está horrível. Ninguém está comprando. Meus clientes me odeiam. Eu não consigo passar da secretária da minha maior oportunidade de vendas. Há muita concorrência. Eu não posso vender nada. Desisto”.

Então, a gerente de vendas responde: “realmente. O que o faz dizer isso?”.

Bob: “durante a semana passada eu fiz 200 chamadas e não consegui nenhuma reunião. Obviamente eu não tenho nenhuma chance de vendas”.

Gerente: “isso é estranho. Eu estava conversando com a Amanda esta manhã e ela estava realmente animada com as expectativas. Ela me disse que também tinha feito 200 ligações sem sorte, mas estava convencida de que sua sorte estava prestes a mudar”. 

“Ela redirecionou sua estratégia, refinou sua apresentação, e reduziu seu público alvo para maximizar o impacto de sua nova apresentação. Ela estava realmente animada quando conversei com ela”.

Perceba que Bob e Amanda estavam vivenciando a mesma situação: ambos tinham 200 ligações e nenhuma reunião de vendas. No entanto, Bob acreditava que isso significava que não havia nenhuma oportunidade para ele senão falhar, então ele estava pronto para desistir.

Já Amanda, ao invés de terceirizar sua responsabilidade, acredita que isso seja uma queda temporária que poderia ser corrigida mudando a sua abordagem

Para ela, a situação representou uma oportunidade de sucesso, aprendendo algo novo, e por isso ela trabalhou em uma nova estratégia.

Entenda qual foi a diferença entre eles

Anthony Robbins, especialista em desempenho, diria que Amanda aprendeu a contar a si mesma uma história diferente sobre sua situação e suas opções.

Bob olhou para a sua queda e disse a si mesmo que ele ia falhar. Amanda olhou para ela e disse a si mesma que mudaria as estratégias para aprender a fazer algumas coisas de forma diferente para aumentar suas chances de sucesso

Profissionais de vendas altamente bem-sucedidos nunca deixam a situação – seja a economia, a competitividade ou o cliente – defini-los ou ditar suas atitudes comerciais e emoções.

Em vez disso, eles acreditam em seu produto, acreditam em sua formação, acreditam em sua empresa e, acima de tudo, acreditam em si mesmos e na sua capacidade de se adaptar, crescer e aprender a partir de qualquer situação para obter maior sucesso.

Um vendedor, acima de tudo, confia em si mesmo.

Saiba mais: 6 atitudes e situações que afetam a produtividade no trabalho

Você já coloca os pilares da venda em prática no dia a dia? 

Desenvolver habilidades, atitudes de um vendedor de sucesso e estratégias que ajudam os profissionais de vendas a construir confiança e controlar o seu foco é apenas um componente do processo de vendas:

Pense em que tipos de histórias você conta a si mesmo quando você não está fechando novos contratos, ou quando não consegue dar desconto porque suas margens são muito baixas.

Você inventa desculpas, culpa o cliente e a economia? O que iria acontecer se você contasse uma história diferente a si mesmo?

O que você poderia dizer a si mesmo hoje que iria ajudá-lo a reformular a sua situação e focar em ações que levariam a um resultado diferente?

Fortaleça sua atitude vencedora em vendas. Sem isso, será difícil se tornar um vendedor vencedor.

No infográfico abaixo, você pode conhecer outras atitudes efetivas para garantir uma maior sucesso em suas vendas:

E agora que você conhece os pilares da venda, que tal aprender mais alguns passos para se tornar um bom vendedor e eliminar, de vez, os empecilhos e dificuldades que podem impedir o aumento das suas vendas? 

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