O que pensadores, artistas e homens de negócios podem nos ensinar? Selecionamos algumas dicas de produtividade no trabalho, confira!

Visionários e famosos frequentemente desenvolvem uma reputação por terem algumas excentricidades.

No entanto, para muitas pessoas, estas pequenas excentricidades fazem parte de um grupo maior de rituais diários que nos ajudam a ser mais produtivos.

Embora nem todas essas dicas de produtividade, truques e rituais funcionem para você, eles ajudam a alcançar a luz sobre o que alguns de nossos ícones culturais mais amados e figuras históricas fazem, a fim de aumentar sua produtividade e rendimentos.

Veja também: Aumentando a produtividade com uma plataforma de vendas: 5 dicas para o seu dia a dia com o Agendor

12 dicas de produtividade no trabalho: você já tenteou algum delas?

Os escritores

Os escritores são famosos por seus hábitos excêntricos e estilos de vida fora do comum. Mas o fato de terem que cumprir com um deadline bastante direto, faz com que eles precisam produzir diariamente.

#1. Viciado em notas

Vladimir Nabokov utilizava cartões para compor e ordenar as cenas de seus romances. Isso lhe permitiu experimentar a ordem dos capítulos livremente, antes de transcrevê-los para o manuscrito final.

#2. Lento e constante

Stephen King explicou que ele mesmo sempre escreve 10 páginas por dia, todos os dias do ano (até mesmo nos feriados e finais de semana).

Sua abordagem lenta e constante de gerenciamento de projetos tem assegurado que ele tenha um fluxo constante de novas obras que entram no mercado, o que o torna um dos autores mais produtivos do mundo contemporâneo.

dicas de produtividade no trabalho
Stephen King escreve diariamente em todos os 365 dias do ano.

Confira: O que faz um coordenador de vendas e 4 dicas para logo virar gerente

#3.Levante-se cedo

Esta é uma das mais famosas dicas de produtividade no trabalho.

Escritores como Mary Higgins Clark e Sylvia Plath começam a escrever às 5h da manhã e por 4 horas ao dia, respectivamente.

Ambas as mulheres tinham filhos pequenos, e esses momentos no início do dia foram a única vez que tiveram de prosseguir a sua carreira de escritores.

O escritor Denison Hatch se forçou a escrever apenas 500 palavras por dia antes de iniciar o seu dia-a-dia de trabalho, e finalmente vendeu 3 romances.

#4. Concentre-se em uma passagem de seu livro favorito

Alguns escritores precisam passar pelo ritual de usar o seu livro – e sua passagem – favorita.

Por exemplo, Somerset Maugham lia Candide, de Voltaire, antes de iniciar seu trabalho de escrita, enquanto Willa Cather lia a Bíblia.

Empresários e empreendedores

Os empreendedores são pessoas de sucesso que servem de inspiração para muitos profissionais de vendas, por conta de suas rotinhas e alinhamento de seus pensamentos. Nada mal saber como os grandes nomes dos negócios pensam sobre assuntos corriqueiros do dia-a-dia.

#5. Seja impulsivo

Nos negócios, se você tiver uma boa ideia, você precisa se mover mais rápido que os outros para se manter à frente da concorrência.

Parafraseando Bill Gates, quando você encontra uma boa ideia precisa agir sobre ela imediatamente.

dicas de produtividade no trabalho
Quando você encontra uma boa ideia precisa agir sobre ela imediatamente.

Leia mais: Como incentivar uma equipe de vendas a vender mais? Confira 7 dicas que funcionam

#6. Chegue na frente

As grandes empresas sempre tentam esmagar as pequenas empresas e os iniciantes. Para vencer as grandes empresas, use os pontos fortes de ser pequeno.

As grandes empresas são impessoais e os funcionários muitas vezes nem são bem tratados. Em uma pequena empresa, você pode ter certeza de que seus funcionários estão orgulhosos de trabalharem para você.

Assim, as pessoas irão trabalhar duro para que sejam bem sucedidos. É o que pensa Richard Branson.

#7. Trabalhe longas horas agora para colher os benefícios mais tarde

Ben Franklin sabia dos benefícios de se trabalhar longas horas, bem como de ser reconhecido entre os seus pares como sendo uma pessoa que trabalhava longas horas.

Esta cadência de trabalho era essencial para a impressão do crescimento de seu negócio. Ele também tinha a rotina de trabalho de fazer a si mesmo perguntas durante o dia.

Ele perguntava a si mesmo às 5h da manhã: “o que vou fazer hoje?” e, todas as noites antes de dormir se perguntava o que tinha feito de bom.

Pensadores e artistas

Todo grande profissional se julga um artista. Afinal, um grande trabalho se aproxima muito de uma obra de arte e, na linguagem técnica, um profissional que realiza um grande trabalho atingiu o estado da arte.

Portanto, nada mau recebermos algumas dicas de inspiração de grandes artistas e pensadores.

#8. Seja extremo

O arquiteto Bernard Tschumi evita a procrastinação trabalhando em um dos 2 extremos: ou sob pressão, ou esvaziando o seu cérebro completamente. Este estado o deixa livre para o trabalho, como um atleta antes de uma competição.

#9. Obrigue-se a manter o foco

O orador grego Demóstenes se forçava a compor suas orações rapando metade de seu cabelo, fazendo com que ele se sentisse tão ridículo que não saía de casa.

Victor Hugo fazia algo semelhante, se obrigando a cumprir seus objetivos de escrever diariamente porque seu criado escondia suas roupas.

Sim, o escritor de “Os Miseráveis” trabalhava nu.

dicas de produtividade no trabalho
Demóstenes e Victor Hugo: hábitos estranhos de produtividade.
#10. Nunca perca os olhos de sua competição

O dramaturgo Henrik Ibsen trabalhava em uma mesa decorada com uma fotografia do arqui-rival, o dramaturgo Augst Strindberg.

Tente manter uma imagem mental – ou real – de seus concorrentes e competidores, ou o logotipo da empresa em sua mesa para estimulá-lo.

#11. Use cafeína – mas sem exagero

O matemático Paul Erdös usou os últimos 25 anos de sua vida para se dedicar à pesquisa da matemática avançada.

Para se manter alerta, ele consumia entre 10 a 20 miligramas de benzedrina, ou Ritalin, juntamente com um café bem forte e comprimidos de cafeína. Para ele, um matemático era uma máquina de transformar café em teoremas.

#12. Queime algumas calorias

O rei Otto, governante da Baviera entre 1886 e 1913 gostava de começar o dia atirando em um camponês.

Por sorte, seus 2 assessores tinham bom coração: um deu ao rei um rifle cheio de balas falsas e, o outro vestido como camponês agia com agonia quando falsamente era alvejado.

Obviamente, atirar nas pessoas não é uma coisa certa a se fazer, mas jogar uma partida de paintball com os amigos pode ser uma atividade energizante que alivia o stress.

banner-eficiencia-nas-vendas-com-agendor

Aprenda coma as dicas de produtividade desses grandes nomes

Esses exemplos de rotinas diárias e truques de produtividade dos famosos da história podem nos ajudar e inspirar, apesar de muitas vezes não ser o mais indicado para a nossa vida agitada e atribulada.

Mas, de qualquer maneira, certamente vale ter em mente essas dicas de produtividade simples da próxima vez que você estiver estressado com um novo cliente, um novo desafio de vendas e precisa de disposição e energia para não desistir em meio aos desafios.

Procurando mais produtividade em vendas? Baixe nosso e-book gratuito e encontre: Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas