Você acabou de ser promovido a supervisor de vendas? Antes de comemorar pare um pouco e comece a pensar em sua nova rotina de supervisor comercial para ser um bom gerente comercial.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O principal papel do supervisor de vendas é impulsionar o seu time, sempre alinhado com as expectativas da empresa e superando as metas produtivas estipuladas.
  • É preciso entender as fortalezas e as fraquezas de cada membro da equipe e, como um verdadeiro líder estratégico, inspirar e direcionar cada vendedor ao alcance de resultados.
  • Como líder, o seu aprendizado e a administração do tempo precisam ser compartilhados. Afinal, você não passará a gerenciar a si mesmo, mas sim a toda uma equipe.
  • O uso de um sistema de CRM impacta diretamente a boa performance do gestor comercial. É possível mensurar resultados individuais e coletivos, além de acessar dados integrados que fornecem informações estratégicas para elaborar planejamentos, metas e planos de ações.
  • Além disso, invista em treinamentos e estudos sobre como ser um líder inspirador, que ouça a equipe e saiba o que fazer para estimular a melhor versão de cada um, atuando com um coach alavancador de resultados.

Imagine que um dia você será promovido a supervisor de vendas de uma hora para a outra. O que faria? Quais as atividades de um supervisor de vendas?

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Esse acaba sendo um caminho natural para os vendedores. Se você for um vendedor de sucesso, um dia pode ser que essa responsabilidade caia sobre você.

E se você chegou a supervisor de vendas saiba que sua capacidade de enxergar oportunidades, de fechamentos e de ajudar os clientes a resolverem seus problemas pode ter ajudado você a ser promovido.

Mas não será isso que vai mantê-lo à frente da equipe de vendas.

Preparamos uma apresentação com as principais dicas sobre  como ser um bom gerente comercial. Confira clicando na imagem abaixo.

 Preparamos uma apresentação com as principais dicas sovre como ser um bom gerente comercial. Confira clicando na imagem abaixo.

O que faz um supervisor de vendas ter sucesso?

Agora, seu papel é motivar a equipe de vendas e fazê-la funcionar. E,  para isso, você tem de lidar com as pessoas que compõem o time comercial .

Seu papel como supervisor comercial agora é um papel de liderança. Sua missão agora é saber lidar com as pessoas e ajudá-las a resolver o problema delas.

É importante lembrar que os vendedores têm uma meta a alcançar e você vai ser o grande maestro para possibilitar que ela seja conquistada.  Suas atividades como supervisor de vendas, agora, incluem fazer com que os vendedores atinjam a meta deles.

Por outro lado, sua empresa pode acabar fazendo exigências difíceis de serem cumpridas e as novas funções de um supervisor de vendas vão precisar de mais burocracia, mais informação e jogo de cintura que você jamais imaginou.

Como um novo supervisor de vendas você pode até ficar dividido entre servir a sua organização e a equipe de vendas. A burocracia muitas vezes fará com que você ache que a organização é mais importante e essa é apenas uma das muitas armadilhas que você enfrentará.

O mais importante nisso tudo é a equipe. Quanto mais você se concentrar em ajudar sua equipe a ter  sucesso, melhor será o seu resultado.

O que faz um supervisor de vendas?

Em suma, separamos abaixo as principais funções que um supervisor de vendas têm de forma regular e esporádica:

  • motivar e treinar a equipe;
  • orientar os vendedores a como atingir suas metas;
  • acompanhar os pedidos dos clientes e ajuda a identificar suas necessidades, suas expectativas e suas dores;
  • acompanhar a negociação de preços e prazos;
  • elaborar o planejamento comercial;
  • contratar colaboradores;
  • definir metas da equipe e de cada vendedor;
  • gerenciar e distribuir a carteira de clientes para os vendedores;
  • determinar rotas de visitas;
  • identificar gargalos no funil de vendas e nos processos operacionais;
  • monitorar resultados coletivos e individuais;
  • oferecer melhorias para os processos internos;
  • gerenciar conflitos;
  • implementar uma cultura de feedback regular;
  • calcular as comissões de vendas;
  • fazer a previsão de vendas;
  • desenvolver planos táticos e de incentivo de vendas;
  • entre outras funções.

Dicas de como ser um bom gerente comercial

Essas dicas e ideias podem ser bem úteis para fazer com que sua equipe de vendas atinja os resultados e você seja reconhecido como um grande supervisor de vendas.

1. Mude o foco de vendedor para líder

Como supervisor de vendas, realize seu papel agora como líder de vendas. Isso significa mudar seu foco para alavancar os pontos fortes da equipe e de cada vendedor individualmente.

Você precisa pensar estrategicamente e se esforçar para entender cada indivíduo de sua equipe.

Muitos vendedores quando são promovidos a um papel de gestão pensam que devem liderar as pessoas como ele gostaria de ser liderado. Na realidade, nada pode estar mais longe da verdade.

Grandes gerentes de vendas sabem que cada pessoa em sua equipe é diferente e, portanto, lidera de acordo com as necessidades e características pessoais.

Outra coisa muito importante é tornar-se consciente sobre a causa que defende. Isso significa acreditar no produto, proteger o lucro, o preço do produto e não permitir o desconto habitual da equipe de vendas.

As pessoas odeiam que digam a qualquer momento o que elas têm de fazer, mas adoram saber que você estará pronto para ouvi-las quando elas precisarem de você.

Confira: Vídeos sobre liderança e motivação que você precisa assistir

2. Ser gerente de vendas: aprender a ouvir

Uma grande característica da liderança é aprender a ouvir. Aprenda a ouvir. O papel dos gerentes de vendas – e de qualquer outro – mudou. Não se trata mais de gerenciar pessoas com um chicote na mão.

Hoje, o gerente precisa servir como um coach e dar apoio aos seus liderados.

A hierarquia e o microgerenciamento estão mortos. Não tente influenciar tudo. Comunique uma coisa por vez e deixe as pessoas descobrirem o que precisam fazer para alcançar os objetivos.

Tenha empatia e lembre-se de quando você era vendedor. Use isso para entender as coisas do ponto de vista do vendedor.

Lembre-se de que ninguém chega ao topo sozinho. No início de sua carreira de vendas, certamente teve o auxílio de pessoas que ouviram e ajudaram você a chegar no lugar em que você chegou.

Seja esse tipo de líder para a sua equipe de vendas.

3. Seja um cientista do processo de vendas

Seja um cientista. Quanto mais objetivo você puder ser, melhor será a sua capacidade de realização.

Tente mapear o processo de vendas e dividi-lo com as suas habilidades de vendas para que os vendedores possam ser tão bem-sucedidos quanto você foi.

Se você tentar transformar todas as pessoas em artistas, vai acabar frustrando-se. Por outro lado, distribua as características dos vendedores no que faz deles grandes, médios e fracos profissionais.

Em seguida, classifique todos os vendedores com base nessa característica e os gerencie de acordo com esses comportamentos para que eles possam crescer e se tornarem  excepcionais nos resultados.

De acordo com essa classificação, defina as metas corretamente e comunique-se de acordo com as necessidades dos vendedores.

Não importa qual a sua regra de classificação. O que importa é transformar os piores vendedores em excelentes resultados no longo prazo. E isso só é possível analisando seu comportamento e traçando planos de melhoria.

Vendas têm processos como base. Como supervisor de vendas, você não conseguirá ajudar seus vendedores a vender mais, se não entender completamente como o processo funciona e o que cada colaborador  precisa fazer para melhorar seu desempenho.

Confira as etapas de processo de vendas completo:

Saiba mais: Avaliação de desempenho e feedback: faça com naturalidade

4. Você só pode ser tão bem-sucedido quanto sua equipe de vendas

Entenda que você só será tão bem-sucedido quanto a sua equipe pode ser. Para isso, um novo gerente comercial vai precisar:

  • Recrutar pessoas para a equipe de vendas que possuam habilidades e experiência para ter sucesso em seus ambientes de vendas específicos.
  • Desenvolver processos de vendas eficazes que definem as expectativas para a sua equipe de vendas e fornecer um conjunto de métricas significativas que podem ser usadas para gerenciar o processo comercial.
  • Fornecer a sua equipe as ferramentas adequadas (mensagens, tecnologia, informação) para ajudar seus clientes a tomarem as decisões de compra seguras e certas.
  • Treinar sua equipe de vendas diariamente a planejarem suas atividades de vendas, para fornecer  o máximo de valor e impacto para os potenciais clientes.

Entenda que um supervisor de vendas forte sempre busca uma equipe forte para encarar os desafios de vendas que vêm pela frente.

Portanto, é indispensável ter pessoas realmente capazes de entregar o resultado que você precisa. Certifique-se de que você tem um grande time antes de começar a esperar grandes resultados.

Como criar times de alta performance?

Um dos pontos-chaves para desenvolver o time e elevar o seu desempenho comercial é usar a tecnologia para registrar processos, armazenar e integrar dados e mensurar resultados constantemente.

Uma tecnologia primordial na gestão comercial é o software de CRM. Porque ele integra diversas ferramentas, integrando informações vitais para o sucesso do negócio.

Ele reúne funcionalidades variadas, como cadastro de dados de clientes, criação e gerenciamento do funil de vendas, acesso ao histórico de interações do cliente, acompanhamento do desempenho individual e coletivo, visualização completa do andamento das negociações, relatórios personalizáveis em tempo real e muito mais!

Se quiser entender o quanto um sistema de CRM contribui para a gestão de clientes e da equipe de vendas, assista ao vídeo abaixo:

Quer ver como o CRM do Agendor funciona na prática? Cadastre-se agora e faça o teste gratuito!

Você conhece O segredo para desenvolver uma mentalidade de sucesso?

5. Encare o tempo de uma nova maneira

Existem vários grandes desafios na transição do vendedor para gerente comercial, mas o mais difícil pode ser mudar a sua perspectiva sobre o nosso bem mais precioso: o tempo.

Os melhores vendedores têm um egoísmo muito grande na aplicação de seu tempo. Eles instintivamente resistem a distrações e interrupções de terceiros.

A capacidade de se concentrar no que precisa ser feito faz parte da razão pela qual eles acabam tendo excelentes resultados individuais.

É justamente por esse motivo que a transição para gestor muitas vezes é tão frustrante.

Como supervisor comercial, seu tempo não é apenas seu. Você não pode afastar as pessoas, porque é justamente trazendo elas para perto de você que ajuda  a aumentar os resultados.

O novo gerente precisa ter muito cuidado para não cair nessa armadilha e ter sérios problemas de desempenho.

Lembre-se de que seu tempo agora pertence à equipe de vendas. Durante o dia, pergunte a si mesmo como você deveria investir seu tempo para ajudar sua equipe de vendas a alcançar os objetivos. Defina indicadores de desempenho.

Essa é uma mudança radical e sem ela ninguém terá sucesso como gerente de vendas.

6. Incorpore sua nova rotina de gerência

Muitas vezes, o que trouxe você até a supervisão comercial, não vai ajudar a mantê-lo nas funções de um supervisor de vendas.

  • Você perde sua autonomia. Você agora pertence a sua equipe de vendas (sempre que eles precisarem de você).
  • Você perde sua oportunidade de vender, já que precisa deixar que seus vendedores trabalhem. .
  • É muito difícil gerenciar a si mesmo. Agora você tem uma equipe para gerenciar também.

Esse geralmente é um caminho sem volta. Muitas vezes, depois que você foi promovido a supervisor de vendas você só tem duas saídas:  ser bem-sucedido ou ir embora. Porque dificilmente você será novamente um vendedor.

Antes de aceitar a promoção e comemorar os louros de mais uma etapa, pense se é vantajosa a proposta e como você pode implementar os resultados que você obtinha em outros vendedores.

Um grande desafio é entender que cada vendedor tem uma personalidade diferente e como tal, estilos de vendas únicos. Entenda como usar cada estilo a favor do resultado final.

7. Seja um líder inspirador

É justamente esse tipo de líder que as pessoas adoram seguir.

Muitos supervisores de vendas são selecionados para esse cargo porque são altamente produtivos e rentáveis quando vendedores. No entanto, ser um grande vendedor não vai garantir que você seja um grande gerente.

Muitas empresas selecionam o melhor vendedor para ser promovido como uma maneira de recompensar o vendedor.

Por outro lado, essa também é uma maneira de moldar a equipe de vendas à imagem de um excelente vendedor e transformá-la em uma equipe de vendas de ótimos vendedores.

Para ser um gerente comercial de sucesso, procure orientação e treinamento sobre como gerenciar uma equipe de vendas, incluindo o conhecimento de como ajudar a aumentar os lucros e a rentabilidade da empresa.

Aproveite para conferir nosso eBook O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas e entenda como criar um método eficiente de acompanhamento do time, extraindo o melhor de seus vendedores, bem como tornar-se um líder inspirador! 

Procure trabalhar traduzindo seu estilo pessoal de vendas em uma mensagem e uma metodologia que seja acessível para todos da equipe.

Como supervisor comercial você tem a oportunidade de transformar seus vendedores em pessoas melhores de negócios, ajudando-as a atingirem suas metas e entregarem os melhores resultados mês a mês.

Confira algumas frases para motivar sua equipe: 25 frases sobre produtividade para inspirar seu time

8. Saiba o que as pessoas querem de você

Você acabou de ser promovido e está perdido? Antes de começar a comemorar a promoção ou de planejar a sua rotina, você precisa:

  • saber o que é esperado de você com o novo cargo e como seu desempenho será medido daqui pra frente;
  • comunicar para a sua equipe o que você espera deles de agora em diante e como o desempenho deles será medido por você;
  • colocar métricas e indicadores nos processos de vendas para saber como eles funcionam com pessoas diferentes.

Ancore as expectativas. Saiba como você será avaliado e cobrado pelo seu desempenho. Peça para que as pessoas sejam diretas com relação às expectativas do seu trabalho.

Feito isso, elabore um plano de ação que contemple todos os pontos pelos quais o seu trabalho será avaliado. Esses itens precisam ser os primeiros a darem resultado.

Você conhece? Plano de ação 5W2H: tire seus projetos do papel!

9. Não deixe de pedir ajuda

Se precisar de ajuda, faça-o rapidamente. Esquivar-se de pedir ajuda coloca a sua vida como gerente em um grande risco.

Isso não significa que sua vida está em risco, mas pode transformar sua rotina como gerente cada vez mais estressante.

Gestão é sobre ser líder, o que é um pouco diferente de uma rotina de vendas em que a preocupação maior do vendedor é gerar  novos pedidos de vendas.

Se precisar,  não exite em pedir ajuda. Encontre um mentor, um coach, leia livros de liderança, permaneça humilde e seja corajoso.

Não é porque você é gerente que precisa saber de tudo. Um bom gerente de vendas também pode ter dúvidas.

Veja algumas ótimas leituras: 4 livros famosos sobre a arte de influenciar pessoas

Veja mais algumas dicas de gestão comercial:

O começo de um novo ciclo como supervisor comercial

O seu conhecimento como vendedor o levou a  exercer as atividades de supervisor de vendas. Mas, infelizmente, não será esse conhecimento que o manterá no cargo.

Lembre-se que ser supervisor comercial é um grande desafio e pode ser uma maneira de colocar em cheque todos os seus conhecimentos como vendedor. Entenda que você precisa criar uma nova rotina: uma rotina de supervisor comercial.

Se por um lado você tem a vantagem de entender as necessidades dos clientes como um vendedor e ajudar toda a equipe de vendas a se tornarem grandes vendedores, por outro lado, você precisará desenvolver habilidades de liderança e amadurecer no novo cargo.

O fato de você ter sido um grande vendedor não garante que você seja um grande gerente. Mas já é um passo.

O que possibilitará que você seja um grande gerente é a capacidade de conciliar seus conhecimentos de vendas, com as habilidades de gestão de equipe e liderança.

Assim nascem grandes líderes.

Quer mais dicas do que faz um supervisor de vendas ter sucesso? Baixe nosso eBook: Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas

Você entendeu agora o que é ser um bom gerente de vendas e o que faz um gerente comercial?