São os clientes que fogem, ou a empresa que manda eles embora?

Quando uma empresa é pequena, ela grita aos quatro ventos que o atendimento e o relacionamento são os diferenciais da marca e como isso faz a diferença nos negócios.

Porém, quando a empresa cresce, ela perde a humildade.

Quando uma empresa é pequena, o empreendedor está focado em fazer com que seus clientes estejam realmente satisfeitos com aquilo que eles fazem.

Quando a empresa começa a crescer, a personalidade dela também vai mudando…

As preocupações com os clientes mudam e de repente existe um abismo entre o que os clientes compram e o que é entregue.

O crescimento de uma empresa atrofia aquilo que ela tem de mais importante com os clientes: relacionamento e atendimento.

Ele precisa acreditar que se precisar, terá apoio e comprometimento na solução dos seus problemas. Porém, quando uma empresa cresce, ela dedica menos tempo para atender os clientes.

Por incrível que pareça, o crescimento de uma empresa faz com que ela comece a matar as únicas coisas que são os diferenciais das pequenas empresas: o atendimento e o comprometimento com o cliente.

Aos poucos, tudo que era mais valioso em uma pequena empresa vai pelo ralo.

O que afasta o cliente da empresa?

O que afasta o cliente da sua empresa?

O problema em uma pequena empresa não é o crescimento…

É esquecer que o atendimento e o relacionamento são a fonte de tudo. Que para manter um relacionamento saudável com o cliente é preciso estar totalmente comprometido em fazer o cliente dar certo.

Que, para fazer a diferença, é preciso entender a expectativa do cliente e dizer o que você pode fazer para resolver o seu problema. Para o cliente fazer negócios com você, sua empresa precisa ser acessível.

Quando uma empresa começa a crescer e isso se perde, os clientes se afastam dela por que ela perdeu a sua essência.

Independentemente do tamanho da empresa, é o cliente quem paga as contas!

O cliente é a fonte de tudo. Mas o que afasta o cliente da empresa não é o crescimento. É acreditar que a empresa é melhor que seus clientes e que não depende deles.