“I’d like to add you to my professional network on LinkedIn.” – Ciclano Beltrano (1800+)

Principais aprendizados deste artigo:

  • Uma mensagem de agradecimento no LinkedIn pode ser enviada depois de alguém ter lhe ajudado com a prospecção de um cliente que deu certo, e incentiva novas indicações.
  • Outra oportunidade para enviar uma mensagem de agradecimento é depois de um perfil o ter incluído em sua rede de contatos.
  • Também é interessante elogiar publicações de qualidade. Isso ajuda a começar a criar rapport com seus colegas de rede.
  • O LinkedIn é uma tecnologia que pode te ajudar a otimizar o seu processo comercial e gerar mais vendas. Veja como integrar plataformas tecnológicas em: Gravação do Webinar | Como integrar ferramentas pode ajudar a vender mais

Provavelmente você já deve ter recebido essa mensagem de convite no LinkedIn. A sensação que temos quando isso acontece, é que o contato parece não ser tão importante para a outra pessoa.

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Mas isso não ocorre somente em convites para networking. Ocorre também nas ofertas de produtos / serviços onde a empresa / pessoa sai “spammeando” as mensagens do tipo copy & paste. Eles parecem não se importar com a sua necessidade. Querem simplesmente enviar para o maior número possível de clientes em potencial!

Outra falha grave que muitos cometem e não se lembrar de enviar uma mensagem de agradecimento no LinkedIn quando alguém apresenta a pessoa para um outro contato, faz um comentário elogioso sobre uma postagem, ou mesmo a aceita em sua rede de contatos.

Nesta postagem, vamos mostrar a importância de manter uma certa “etiqueta” no LinkedIn, evitando spam e outros comportamentos desagradáveis, além de algumas dicas de como usar o LinkedIn para empresas.

Veja outras dicas em nosso blog: Saiba como usar LinkedIn para vender e descubra um ótimo caminho para chegar a seus clientes

Aprenda a mandar mensagem de agradecimento no LinkedIn, convites e como personalizar

Se você ligasse para um amigo (ou enviasse um e-mail) pedindo que ele o apresentasse a um amigo dele que tem o perfil ideal para ser cliente de sua empresa e ele fizesse isso, você não ligaria novamente agradecendo?

Se fazemos isso quando ligamos ou enviamos um e-mail, porque não fazer o mesmo ao usar essa rede social? Enviar uma mensagem de agradecimento no LinkedIn, além de uma questão de “etiqueta digital”, mostra a devida consideração com a pessoa que te ajudou a prospectar um cliente e, muitas vezes, até uma venda.

E deve ser uma mensagem personalizada no LinkedIn, não um mero “obrigado”, ou “valeu”.

Veja alguns exemplos de mensagens de agradecimento no LinkedIn e também de convite:

Mensagem de agradecimento por indicação de cliente:

Se pessoa for conhecida e você tem certa intimidade, pode ser assim:

– Carlos, tudo bem? Queria te agradecer por me apresentar ao Sampaio, já conversamos e parece que o contato foi promissor, obrigado! 

Se a pessoa não for íntima:

– Prezado Carlos, como vai? Estou enviando esta mensagem para agradecer pela apresentação do Sr. Sampaio. Já entramos em contato e marcamos uma reunião pessoal. Sua colaboração foi de grande ajuda, obrigado!   

Mensagem de agradecimento no LinkedIn por ser incluído na rede de contatos:

Nesse caso, se a pessoa é sua conhecida e faz todo sentido se conectarem, um mero “Obrigado”, ou um emoji de “positivo” ? pode bastar.

Mas se for uma pessoa que você conhece superficialmente ou mesmo alguém que não conhece e te aceitou em sua rede no LinkedIn, vale algo do tipo:

– Fernando, obrigado por me incluir em sua rede de contatos. Acredito que nosso relacionamento por aqui possa gerar bons frutos para ambos!

Mensagem de agradecimento por elogio a um post

Se você escreveu um artigo no Pulse, a plataforma de publicação do LinkedIn, e alguém elogiou, é importante responder, e você faz isso diretamente na caixa e diálogo de comentários, com um “Obrigado” e eventualmente complementa com mais algumas palavras referentes à opinião dele.

Mensagem de convite no LinkeIn

Quando você via convidar alguém qte conhece, mesmo que não fale com ela a muito tempo, a coisa é mais fácil. Mas, mesmo assim, você deve personalizar o convite lo LinkedIn, use a fórmula:

– Olá, [nome da pessoa]! Estudamos/trabalhamos/fizemos negócios/etc. juntos na [nome do local], gostaria de reativar nosso contato por aqui.

Se for alguém que você conhece intimamente ou vê todo, mas ainda não estão conectados, não é preciso tanto formalismo ao personalizar o convite no LinkedIn, basta algo como:

– Olá, Renata, vi que ainda não estamos conectados no LinkedIn, gostaria de fazer parte de sua rede de contatos.

Agora, se é uma pessoa desconhecida, é preciso fornecer algum contexto ao enviar a mensagem de convite no LinkedIn, por exemplo:

– Prezado André, trabalho com cálculo de fundações para obras industriais de grande porte e notei que sua empresa anunciou o a intenção de construir 3 novas plantas, por isso, gostaria de fazer parte de sua lista contatos.

Dicas ao enviar mensagem personalizada no LinkedIn

Relacionamentos estreitos

Não adianta ter vários contatos em sua rede, se há pouco relacionamento com eles. E além disso, não adianta trocar várias mensagens e participar das comunidades, se você trata todas as pessoas da mesma forma. As pessoas são diferentes e gostam de serem tratadas de forma individual: use mensagens personalizadas no LinkedIn!

Um pode preferir um tratamento mais formal, outro já é mais íntimo. Você não vai enviar um “Fala cara, tudo bom??” para um futuro cliente que acaba de conhecer.

Muitas vezes você se comunica com a pessoa certa,  fala com o público-alvo ideal que têm interesse no seu produto ou serviço, mas as venda não ocorre efetivamente.

Pode ser que eles não estejam no momento de compra ideal, o que ocorre por diversos fatores. Então é importante manter o relacionamento para que você seja lembrado quando esse momento chegar. Isso exige dedicação e tempo, se comunicando com seus clientes em potencial onde eles preferem interagir.

Relevância para o cliente

Por que você está enviando uma mensagem para seu cliente? Não adianta enviar uma mensagem personalizada no LinkedIn se você não tem algo relevante, que traga algum benefício para ele.

Avisar sobre algum evento da área de atuação do negócio, comunicar o lançamento de um novo produto ou serviço de sua empresa (sem oferecer nada, apenas avisando) ou mesmo compartilhar um artigo interessante, isso pode funcionar. Mas simplesmente enviar a mensagem para “dar um oi”, isso não funciona e só vai abalar seu relacionamento com ele.

E mesmo ao enviar a mensagem personalizada no LinkedIn por um dos motivos sugeridos, faça isso com “classe”, sem parecer forçado ou uma desculpa para falar com ele. O excesso de intimidade, como alertamos acima, também deve ser evitado. Lembre-se cada rede social tem sua etiqueta e o que pode parecer normal no marketing digital para o Facebook é totalmente diferente do LinkedIn.

Veja também estas Dicas para contatar um prospect com linkedIn inmail

A mensagem certa na hora certa

Se manter o relacionamento é importante, o conteúdo da mensagem pessoal que será mandada tem o mesmo valor. Algumas vezes você precisa de mais seriedade na mensagem. Outras vezes é só uma conversa informal, para saber como estão indo os negócios.

Lembrar dos assuntos abordados em outras conversas, ou algum fato que a pessoa te contou, mostra que você se importa com o que ela disse. Mostra um comprometimento com o relacionamento entre vocês (veja que isso se aplica até mesmo na vida conjugal, mas esse é um assunto para outro blog!).

O horário do dia em que a pessoa tem disponível para responder as mensagens, também precisa ser levado em consideração. Uns preferem tirar um tempinho no primeiro horário da manhã, outros antes do almoço, outros à tarde… enfim, se sua mensagem for enviada no horário adequado, aumentam suas chances de ser respondido no mesmo momento. No final das contas, o importante é conhecer seu cliente em potencial.

Esse artigo sobre Relacionamento em Marketing Digital da Resultados Digitais, contém informações bem interessantes também.

O LinkedIn é uma excelente ferramenta de relacionamento com clientes, mas existem diversas outras maneiras de fazer isso. Baixe nosso e-book gratuito e saiba mais sobre esse tema: CRM: Atraia, Fidelize e Satisfaça mais Clientes