« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

Comece 2017 resolvendo problemas com o método Ishikawa

Escrito por
Gustavo Paulillo

Use um dos mais conceituados métodos japoneses para solucionar problemas, o método Ishikawa, e descubra soluções para vender mais em 2017

Pode-se afirmar que um dos grandes problemas para as empresas brasileiras em 2016 foi a dificuldade de gerar receitas e manter um bom nível de vendas.

Dizer que a crise é a culpada por isso não vai resolver suas dificuldades, mesmo porque, por se tratar de um fator do ambiente externo à sua empresa (ver matriz SWOT ou Matriz SWOT: como fazer a análise estratégica de sua empresa), não há como exercer qualquer influência sobre ele.

Portanto, será nos problemas internos da sua empresa que você precisará descobrir como melhorar suas vendas.

Aproveite o novo ano para encontrar soluções que impulsionem sua empresa

E, para isso, estamos sugerindo o uso de uma abordagem consagrada e de resultados comprovados na gestão da qualidade: que tal usar um dos mais poderosos métodos, criado pelo Professor Kaoru Ishikawa, para solucionar problemas?

Considerada uma das 7 ferramentas da qualidade, o método Ishikawa se consagrou exatamente pela sua facilidade de uso na busca da solução de problemas de forma lógica e ordenada.

Prático e intuitivo, ele também é conhecido como “método de causa e efeito” ou “método espinha de peixe”, pelo formato que a ferramenta apresenta ao ser desenhada.

Vamos ver, a seguir, como usar o diagrama de Ishikawa em sua empresa na busca das melhores soluções para vender mais em 2017 e conseguir atingir suas metas, melhorando a gestão de desempenho de sua organização.

método Ishikawa

Supere seus desafios em 2017 com o método Ishikawa

Depois de usar o método Ishikawa para descobrir os pontos de melhoria na solução de problemas em vendas para 2017, leia nosso e-book: Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas e ponha em prática todas as soluções que encontrar como suas metas para o ano novo.

Método Ishikawa em vendas: ataque a razão dos problemas!

O segredo do método Ishikawa foi exatamente desenvolver uma técnica simples e prática de se encontrar a causa (ou causas) de algum problema, para atacá-las e resolver a situação o mais rapidamente possível e com assertividade.

Para isso o professor Ishikawa determinou o que chamou de os “6 Ms”, as seis causas mais comuns para um problema:

  1. Método
  2. Máquina
  3. Medida
  4. Meio ambiente
  5. Material
  6. Mão-de-obra

É importante notar que essas seis causas podem ser adaptadas para as características específicas de sua empresa ou para o problema que está sendo analisado.

Mas, antes de entendermos como fazer isso para o aumento de vendas, vamos ver os outros passos usados no método Ishikawa.

1- Defina o problema:

O problema deve ser definido por uma pergunta que se quer descobrir a resposta. No nosso caso, a pergunta poderia ser:

– Por que não conseguimos superar a crise e vender mais em nossa empresa?

2- Defina uma equipe

Tendo em mente os “6 Ms” que comentamos, reúna uma equipe multidisciplinar que posso contribuir para a solução. Mas cuidado para não exagerar no número de integrantes. Entre seis e oito é o suficiente, mais que isso pode ficar confuso e improdutivo.

3- Reunindo informações:

Em uma reunião preliminar, apresente o problema que pretendem resolver com o método de Ishikawa e peça que todos estudem o assunto e tragam informações para serem debatidas em uma próxima reunião.

4- Desenhe o diagrama de Ishikawa:

Trata-se de um traço horizontal reto, com um triângulo na extremidade direita, apontando também para a direita (“cabeça do peixe”), onde será escrito o problema a ser resolvido. Saindo do corpo deste traço, seis novos traços inclinados para a esquerda representam cada um dos “6 Ms”.

Veja a figura:

Método Ishikaua

O diagrama de Ishikawa se assemelha a uma espinha de peixe – Fonte: Laudonline

No post “Diagrama de Ishikawa: ele resolve problemas em sua empresa”, detalhamos como você pode desenhar o diagrama. Clique aqui para conferir.

5- Completando o diagrama

Agora, a equipe multidisciplinar irá debater entre si as possíveis causas para não conseguirem superar a crise e vender mais. É hora de preencher as linhas correspondentes a cada um dos “Ms” do método Ishikawa.

Veja como essas possíveis causas para o problema podem ser adaptadas para a área de vendas:

Os “6 Ms” do método de Ishikawa

  • 1- Método: Que métodos de vendas estão sendo usados? Vendas pessoais, telefonemas, e-mail marketing, marketing de conteúdo? Aqui a equipe deve repensar toda estratégia de vendas, revisar as personas usadas e estudar se o funil de vendas definido se é o mais adequado para seu negócio e está contribuindo para a dinamização do fluxo de vendas.

Veja alguns artigos de nosso blog que vão ajudá-lo com isso:

  • 2- Medida: A definição das metas e dos KPIs de desempenho de vendas estão adequados? Não será um bom momento para verificar se estes números e objetivos são os mais adequados para o seu negócio?
  • 3- Máquina: por máquina, no caso das vendas, vamos nos referir aos softwares de apoio à equipes de vendas, como planilhas, apps colaborativos e sistemas de CRM. Será que já não está na hora de sua empresa adotar um bom CRM, ou ao menos testar uma versão Freemium, caso ainda não conte com essa facilidade?
  • 4- Meio Ambiente: No caso de vendas, devemos levar em conta os espaços internos, layout, disposição das pessoas e equipamentos e outros fatores, como o clima o próprio clima organizacional, a motivação das equipes e até a qualidade e velocidade da internet e outros sistemas de comunicação da empresa que podem interferir nas vendas.
  • 5- Material: Sites, folders, e-mail marketing, apresentações e outros materiais de comunicação da empresa estão atualizados e mostram realmente os benefícios que seus produtos e serviços podem levar aos clientes na forma de soluções para seus problemas e com alto valor percebido? A mudança dos materiais pode ajudar muito nesse momento!
  • 6- Mão de Obra: Seu time conta com profissionais de alto nível, motivados e preparados para encarar os desafios de um ano difícil? Será que não está na hora de capacitar sua força de vendas?

Veja outras postagens de nosso blog que podem ajudar você com essa possível causa do problema:

método Ishikawa

Estudar as causas de seus problemas, agir e vencer as dificuldades, só depende de você. Lembre-se de que há solução para tudo!

Que achou da ideia de usar o método Ishikawa em vendas? Se você estiver procurando outras ferramentas para começar 2017 com o pé direito, confira: Plano de ação 5W2H: tire seus projetos do papel!

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nosso aplicativo de CRM Online Teste grátis nosso App!

Dicas de vendas



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente o Agendor