Você sabe quais as emoções que movem seu cliente em direção à compra? Conheça o marketing emocional

Principais aprendizados deste artigo:

  • Nem sempre trazer dados, estatísticas, informações e apresentações são suficientes para planejar e realizar uma venda, pois há um outro fator por trás da venda: a emoção.
  • Embora as informações sejam importantes e façam parte do processo de tomada de decisão, os clientes decidem de forma instintiva.
  • As 6 principais emoções do marketing emocional são ganância, medo, altruísmo, inveja, orgulho e vergonha. Através delas é possível entender não só o perfil do consumidor como também as emoções que o movem em relação a compra.  
  • A diferença entre o marketing tradicional e o emocional é que o segundo utiliza informações com intenção de causar efeitos emocionais no seu público, e a partir disso, implementa estratégias para melhorar e direcionar suas vendas.

Na carreira de vendas, estamos acostumados com a definição de que “nada é pessoal, e que tudo são negócios, apenas”. São inúmeras as definições e os ditados populares que levam isso em conta.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Nós somos criados assim em vendas. Escutamos isso milhares de vezes. E ouvimos isso com cada vez mais certeza de que o problema não somos nós.

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo sobre marketing emocional, para que você entenda o que motiva o cliente a comprar. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo

A compra emocional

No processo de vendas, quando estamos negociando, apresentando, acompanhando a decisão, ou prospectando, queremos que o nosso potencial cliente escolha fazer negócios com a nossa empresa, por sermos a melhor opção.Além disso, nós enchemos nossos clientes com informações que demonstram que nossa empresa é importante e tentando convencê-los que somos a melhor opção.

Afinal, esse é o papel de todo vendedor, não é mesmo? Mostrar que somos a melhor opção para nossos clientes. E informações, dados, estatísticas e apresentações são o melhor que podemos fazer.

Nem sempre.

Nós acreditamos que os clientes tomam decisões de compra porque consideraram cuidadosamente nossa oferta, proposta e benefícios. Mas isso não é tudo.

As informações servem para nos ajudar a chegar a uma decisão, mas nenhuma pessoa toma essas decisões sozinhas.

Outros fatores ajudam nas nossas impressões, nossos impulsos para agir e, afetam diretamente nossa decisão.

Os clientes tomam decisões instintivamente, porque as decisões de compra são sempre o resultado de uma mudança em seu estado emocional.

Enquanto a informação pode ajudar a mudar esse estado emocional, a emoção continua sendo o fator mais importante e, obviamente tem mais valor do que as informações.

marketing emocional
Afinal, quais são as emoções que movem nossos clientes?

Veja também: Entre nesse grupo: WhatsApp como ferramenta de marketing

Como funciona o marketing emocional?

Na prática, podemos afirmar que, todas as decisões de compra acabam resultando na integração de 6 emoções principais:

  1. Ganância. Pensamos que, “se eu tomar uma decisão agora, vou ser recompensado”.
  2. Medo. Pensamos que, “se não tomar uma decisão agora, eu estou frito”.
  3. Altruísmo. Pensamos que, “se eu tomar uma decisão agora, vou ajudar os outros”.
  4. Inveja. Pensamos que, “se eu não tomar uma decisão agora, minha concorrência vai sair na frente”.
  5. Orgulho. Pensamos que, “se eu tomar uma decisão agora, vou parecer inteligente”.
  6. Vergonha. Pensamos que, “se eu não tomar uma decisão agora, vou parecer estúpido”.

Quando o vendedor usa seu discurso, sua habilidade de vendas, sua apresentação, ele tenta criar um cenário na mente do comprador. Quer mostrar que ele pode ser inteligente em tomar a melhor decisão, pode sair na frente e etc.

Cada abordagem de vendas bem sucedida, ou cria ou aumenta esses estados emocionais. E, quanto mais estados emocionais o discurso incita, maior o sucesso do vendedor e, maior a possibilidade de você convencer. Nada como influenciar pessoas a comprar por meio de um bom discurso!

Confira: 5 estratégias de marketing para vendas que você deveria aprender

Mudando estados emocionais, o segredo do marketing emocional

Essas mudanças no estado emocional só podem ser realizadas pelo marketing emocional quando a abordagem de vendas leva em conta o sistema de crenças do cliente. É este sistema de crenças que determina como surge cada emoção.

Por exemplo, se um potencial comprador vê uma empresa como a sua principal concorrente, as emoções de medo e inveja estarão vivas se a abordagem de vendas enfatizar a competitividade.

Em contrapartida, se o comprador em potencial é um executivo da uma grande empresa, ele pode ter mais medo (e também um pouquinho de inveja) da concorrência de uma startup desconhecida e iniciante, com o potencial de perturbar o seu produto.

Da mesma forma, uma mensagem de vendas que transmite que “é um produto verde que salva o meio ambiente” pode elevar a escala de altruísmo de algum executivo que esteja querendo se associar aos benefícios e atributos relativos à sustentabilidade. Não deixa de ser uma forma de como fazer o cliente comprar mais, por meio do marketing emocional.

Por outro lado, o apelo pode acabar por cair por terra quando apresentado a um tomador de decisão politicamente conservador.

Em outras palavras, se você está criando emoções que impulsionam a tomada de decisão, você não precisa saber apenas o estado emocional do seu potencial comprador, mas principalmente as crenças que eles usam para avaliar o peso emocional de qualquer coisa que você possa apresentar a eles.

marketing emocional
Para vender, você precisa conseguir atingir as emoções certas de cada prospect.

Pesquise qual emoção vai fazer seu cliente agir

Como fazer seu cliente comprar?

Ora, quanto mais você pesquisar cuidadosamente o seu público, mais provavelmente você vai entender sua situação atual, e vai saber como falar para as emoções de seu potencial cliente de maneira eficaz.

É só dentro desse contexto que a informação finalmente entra em jogo. E esse é um ponto importante do marketing emocional. É um ingrediente que não pode faltar para que quer saber como fazer uma pessoa comprar seu produto.

A mudança emocional que você está procurando em seu cliente provavelmente irá resultar da mudança de expressão e gatilhos emocionais de seu discurso de vendas.

Para isso, você terá que, no momento da qualificação entender o que é importante para o seu prospect, em primeiro passo. E, em um segundo momento, criar diversos discursos que apelam para as diversas emoções que fazem as pessoas agir a favor da sua empresa.

Lembre-se, porém, que não é a informação em si que é importante, mas o efeito emocional que a informação tem sobre seu público. Essa é a diferença fundamental entre o marketing tradicional e o marketing emocional.

marketing emocional
Adapte a informação às emoções certas para conseguir fazer seu cliente agir.

Exemplo prático de marketing emocional

Por exemplo, suponhamos que você esteja tentando vender um sistema de controle de estoque para uma empresa de alta tecnologia.

A sua pesquisa indica que a empresa tem sido sondada por investidores por ter estoques elevados e que seu principal concorrente acaba de implementar um sistema just-in-time de inventário de estoque.

Isso é apenas informação. O que realmente importa é o efeito emocional que esses dois fatos terão quando se unirem, com base no sistema de crenças provável do seu prospect, e como fazer o cliente comprar, por causa disso.

Da mesma forma, vamos supor que a sua investigação revele também que a perspectiva do CIO foi substituída e o novo CIO foi promovido entre os funcionários.

O que importa nesse caso é que o novo CIO pode ter uma certa falta de confiança e, provavelmente, ele pode ser avesso ao risco. Nesse caso, as emoções que irão mover o decisor serão diferentes. Mas a possibilidade de uma venda emocional ocorrer continua existindo.

Essas pequenas e úteis informações ajudam na concentração de sua abordagem de vendas para ir para cima do provável sistema de crença do novo CIO (ou seja, “se eu estragar tudo, eu vou parecer estúpido e posso perder o emprego”) e fechar uma compra emocional.

Mais uma vez, é preciso conhecer profundamente o momento, necessidades e ter a mentalidade de que sua empresa, seu produto e você precisam ajudar o seu cliente a ser bem-sucedido.

Quando você faz isso, apelando para as emoções corretas, o resultado é uma venda emocional bem-sucedida.

Outro ponto importante na arte de vendas em que as emoções têm um papel fundamental são as negociações. Baixe nosso e-book gratuito e saiba mais sobre esse assunto: Guia: Negociações de Sucesso