Como você se sai durante suas apresentações comerciais? Nós temos algumas dicas de linguagem do corpo que irão ajudar você

As apresentações comerciais são os momentos em que você ganha ou perde a confiança de um cliente, uma oportunidade de vendas, e até mesmo a sua reputação.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Uma grande apresentação é o seu passaporte para chegar onde você quer: seja no próximo cliente ou no próximo contrato assinado.

Por isso, quanto mais você se preparar, melhor será o seu resultado final. Mas existe um pequeno detalhe que pode colocar tudo a perder: a linguagem do corpo e sua performance durante a sua apresentação.

Falar com confiança e equilíbrio, além de não perder o charme é decisivo para criar uma apresentação bem sucedida para clientes e parceiros comerciais.

Por outro lado, a má execução da sua apresentação pode comprometer os resultados esperados por você.

Pra aproveitar ao máximo o seu material e a sua oportunidade, nós temos algumas dicas de linguagem corporal que irão ajudá-lo a passar uma imagem profissional mais confiável.

Existe uma ciência que estuda a linguagem do corpo, confira em nosso blog: PNL em vendas: alcançando resultados poderosos nas vendas

Como usar a linguagem do corpo em apresentações comerciais

A linguagem corporal no trabalho é importante em diversos aspectos, desde reuniões internas, a maneira de falar com colegas, superiores e subordinados.

Mas quando se trata de apresentações comerciais, a linguagem do corpo se torna um fator determinante, veja algumas dicas de como fazer uma apresentação de vendas.

#1. Prepare-se com uma pose de Super Homem

Antes da sua apresentação começar, tire um tempo para ir ao banheiro, ou tranque-se em seu escritório para praticar a sua melhor performance de Super Homem.

Fique em pé com o peito para fora. Ou então coloque as mãos nos quadris com os cotovelos arqueados, ou levante os braços acima da cabeça como em uma pose de vitória.

Fazer isso por alguns minutos antes de uma grande apresentação vai fazer você se sentir mais confiante de maneira mais natural, que por sua vez, irá influenciar positivamente a sua apresentação.

linguagem do corpo

Treine uma pose de Super Homem antes da sua apresentação. Você vai ficar mais confiante.

#2. Fique em pé

Ficar em pé pode ser cansativo, ou quem sabe, ser um pouco incômodo para você. Mas é importante que as pessoas consigam enxergar o seu melhor durante a apresentação.

Faça a sua apresentação de pé com os ombros para trás. Tenha cuidado para não inflar o seu peito para fora, ou exagerar em sua altura, mas mantenha seu corpo ereto.

Isso vai te proporcionar 2 vantagens: em primeiro lugar, você vai parecer mais confiante para o seu público, o que vai aumentar o valor de seu material.

Em segundo lugar, as suas vias respiratórias ficaram alinhadas e você vai naturalmente falar de maneira mais alta e mais clara.

#3. Abra a sua postura

É importante abrir a sua guarda e deixar a sua postura aberta. Você parece mais confiante e mais confiável para o seu público dessa maneira, mesmo que em um nível inconsciente.

Não cruze os braços sobre o corpo ou coloque as suas mãos no bolso. Não cruze as pernas, e menos ainda, incline-se contra a parede. Mantenha seus membros abertos para demonstrar que você é uma pessoa aberta.

Sua mensagem será muito mais bem recebida por seus interlocutores quando você se comporta assim.

linguagem do corpo

Opte por uma postura aberta para que as pessoas confiem mais em você.

#4. Olhe nos olhos do seu público

O contato visual é uma parte fundamental da linguagem corporal e indispensável para reuniões, entrevistas de emprego, encontros 1-a-1 e qualquer outro tipo de reunião que envolva relacionamento, negociações ou vendas.

Por isso que o contato visual pode ser um grande aliado nas apresentações.

Obviamente, quando se fala com um grande grupo de pessoas, você não consegue olhar no olho de todos ao mesmo tempo. Em vez disso, concentre-se nos principais membros de seu grupo e olhe em seus olhos.

Não faça isso por mais de alguns poucos segundos (2 ou 3), e alterne fazendo isso com outras pessoas que também estão presentes em sua apresentação, para contemplar o maior número de pessoas possível.

Isso vai dar à sua apresentação um toque pessoal extra e vai mostrar que você está realmente investindo em sua audiência.

Veja também: Como criar o pitch de vendas perfeito

#5. Mova-se livremente

O palco é o seu território para aproveitar ao máximo a linguagem do corpo. Use-o com moderação. Não cometa o erro de ficar em um único local, mesmo que seja atrás de um púlpito ou qualquer outro ponto de apoio.

Em vez disso, ande livremente ao redor do seu palco e aproveite o máximo de espaço possível. Você vai parecer mais natural, mais confiante e mais à vontade com o que acontece ao seu redor.

Isso também vai permitir que a sua voz se projete de maneiras diferentes.

#6. Use as mãos

Envolva suas mãos com a apresentação para fortalecer seus pontos e deixar seu público mais envolvido. Aponte seu dedo na palma da sua mão para conduzir seus pontos-chave.

Abra suas mãos para demonstrar incerteza ou sugerir a participação de seus interlocutores. Os possíveis gestos e aplicações são ilimitados, mas aplique-os com moderação.

Usar gestos pode fazer você parecer nervoso ou até mesmo frenético. Usar os mesmos gestos uma vez ou outra pode fazer você parecer enigmático ou previsível. Tome cuidado, porque não é isso que queremos.

Muito pelo contrário. Em vez disso, use vários tipos de gestos durante os momentos em que você precisa demonstrar um pouco mais de glamour.

linguagem do corpo

Aprenda a usar as mãos. Elas irão ajudar você a ser um grande orador.

#7. Solte suas expressões faciais

As pessoas olham para os rostos dos outros buscando pistas visuais sobre suas emoções, intenções e confiabilidade. A linguagem do corpo vale muito, nesse momento.

Estar na frente de um grande público não vai mudar isso. Para maximizar o impacto e a eficácia do que você diz, mantenha as expressões faciais enquanto você passar por diferentes pontos de sua apresentação.

Isso vai fazer com que você pareça mais sincero e mais humano, o que já é um grande caminho percorrido na missão de persuadir a sua audiência.

Leia este artigo com mais sugestões interessantes sobre este assunto: 21 dicas para criar uma apresentação comercial matadora

Torne-se um especialista em apresentações de vendas

Como você viu, o uso da linguagem corporal no trabalho tem uma utilidade especial durante apresentações.

Por isso, as apresentações de vendas da sua empresa são uma ótima oportunidade de você convencer e trazer seus potenciais clientes para o seu lado.

Muitas vezes é na apresentação de vendas que você mostra porque as pessoas fazem negócios com você e porque a sua empresa deve ser a escolhida no momento da venda.

É justamente nesse momento que as empresas separam seus potenciais fornecedores em aqueles que dão conta do recado e aqueles que não podem entregar o que eles esperam.

Você está pronto para passar uma boa impressão para seus potenciais clientes, além de criar confiança e transmitir segurança para as empresas que vão trabalhar com você?

Concentre-se em fazer uma apresentação excepcional, e em mostrar a seus prospects que você é confiável e está pronto para seguir adiante.

A linguagem do corpo também pode ser determinante em negociações. Baixe gratuitamente esta apresentação de slides, aprenda mais sobre técnicas de negociação e depois faça uma apresentação para sua equipe: As 4 regras de ouro da negociação