Que tal usar os games e jogos de criatividade para dar uma mãozinha na inventividade? A gente fez uma lista muito útil para você

Já se passaram longos tempos desde que os videogames se livraram da imagem de serem um completo desperdício de tempo.

Na verdade, os cientistas geralmente concordam que jogar videogames tem uma correlação direta no processo de pensamento criativo das pessoas, são jogos que estimulam a criatividade sim!

Quase todos os videogames requerem algum tipo de pensamento crítico (definitivamente mais do que se gasta passando a mesma quantidade de tempo assistindo TV).

Não estamos dizendo que apenas jogar videogames por toda a sua vida vai fazer de você um gênio, mas incluir algumas pequenas doses de videogame em sua vida, pode ajudar você a ser um pouco mais criativo.

E, como homenagem ao dia do orgulho nerd, que foi no último da 25 de maio, nós vamos fazer uma pequena lista dos games que podem impulsionar a sua criatividade.

Você está pronto?

jogos de criatividade

10 games que vão impulsionar a sua criatividade

10 jogos de criatividade para estimular seus neurônios

Criatividade, jogos e diversão andam de mão dadas. Não se envergonhe de jogar e assumo esta verdade: jogos para estimular a criatividade existem e funcionam!

#1. Minecraft

Vamos começar tirando o óbvio do caminho. Estamos supondo que você pelo menos já tenha ouvido falar de Minecraft, mesmo que você ainda não tenha explorado o jogo pessoalmente.

Uma rápida pesquisa no YouTube rende uma quantidade incrível de tutoriais sobre como criar estruturas gigantescas, além de ver como as pessoas mais criativas têm projetado jogos dentro do jogo, como Pacman.

Nesse ponto, é apenas uma questão de tempo antes de Minercraft se tornar uma alternativa à Matrix.

jogos de criatividade

Minercraft é a nova versão da Matrix.

#2. Terraria

À primeira vista, Terraria é um clone de Minecraft em 2 dimensões (com os gráficos de Super Mario World), mas é muito mais.

O jogo requer que você construa estruturas para apoiar os NPCs (non-playable characters – ou personagens não jogáveis), e ajudá-los em suas buscas de várias maneiras.

Os power-ups e armaduras que os jogadores podem criar à medida que avançam em Terraria são absolutamente alucinantes.

Jogos de criatividade como Minecraft e Terraria exigem um pouco de investigação, uma incrível quantidade de tentativa-e-erro, e criatividade.

Saiba mais: 5 Dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar

#3. Little Big Planet

A série Little Big Planet é um side-scroller (aqueles jogos em que a tela corre pra frente) que transcende o gênero side-scrolling. Na superfície, a ideia é ir da esquerda para a direita e chegar ao final do nível.

O charme de um dos mais badalados jogos de criatividade está em completar quebra-cabeças em níveis para encontrar adesivos ocultos que são usados para desbloquear várias outras recompensas e enigmas ao longo do jogo.

Os usuários também podem criar seus próprios níveis, totalmente limitado a imaginação dos jogadores. As pessoas têm, na verdade, recriado outros jogos famosos (como Legend of Zelda) dentro de Little Big Planet.

Veja também: Time de vendas: Competitividade sim, rivalidade não!

#4. Big Brain Academy

Não poderíamos falar de jogos de criatividade sem mencionar o BBA.

Com versões disponíveis para Nintendo DS e Wii, Big Brain Academy é composto por vários jogos que se concentram em uma variedade de habilidades mentais: pensar, analisar, computar, identificar e memorizar.

Com inúmeros exercícios disponíveis para cada conjunto de habilidades, os jogadores têm uma variedade de maneiras de manter sua mente fresca em uma base diária.

jogos de criatividade

Big Brain Academy: um conjunto de jogos para treinar o cérebro.

#5. Animal Crossing

Animal Crossing é possivelmente  jogo mais relaxante da nossa lista. Você simplesmente caminha em torno de sua cidade e visitar NPCs e itens de negociação para adicionar à sua casa.

Você pode pescar, cavar o tesouro, e visitar outras cidades de jogadores reais também.

Quando você completar tarefas para Tom Nook, sua casa cresce em tamanho, permitindo mais decoração.

Embora seja um processo circular que praticamente nunca termina, há uma tonelada de variações dentro do jogo que permite alimentar a sua criatividade.

#6. Scribblenauts

Se você se aprofundar em Scribblenauts, pode acabar acidentalmente redefinindo o universo. Quer uma característica de jogos de criatividade mais interessante que esta?

O jogo permite que você crie qualquer coisa que você possa descrever e usá-lo para resolver o quebra-cabeça dentro de cada fase.

Você pode criar um tiranossauro psicodélico raivoso, um macaco roxo enlouquecido, ou até mesmo uma máquina do tempo.

Os designers de Scribblenauts se anteciparam a quase tudo o que o jogador pode pensar, e a quantidade de “easter eggs” dentro do jogo é inesgotável.

A parte mais difícil do jogo não está em procurar qualquer coisa e apenas expandindo sua mente para pensar de diferentes criações que você poderia inventar.

Confira: Conheça os melhores tipos de incentivo para motivação de equipe

#7. SimCity

O SimCity é um dos mais famosos jogos de criatividade e tem sido um pilar para isso desde 1989. Os jogadores criam a sua própria cidade, desde a construção de zonas, até a criação de utilidade pública, como usinas e bombas d’água.

Você também precisa administrar o dinheiro corretamente, levantando e abaixando os impostos com base nas necessidades de sua cidade (e não gastar muito).

Com o SimCity, você nunca vai construir a mesma cidade 2 vezes; há sempre algo a melhorar, e novamente, o jogo é limitado apenas pela sua criatividade.

jogos de criatividade

Que tal passar pela experiência de administrar uma cidade, com Sim City?

#8. Portal

No Portal, os jogadores usam uma arma especial para criar portais que o teletransporta de uma área para outra. Parece simples, mas não é.

Você tem que antecipar a reação em cadeia de seu próximo passo e terá que responder rapidamente às mudanças de seu ambiente.

Enquanto há uma solução recomendada para cada problema, como em todos os bons jogos de criatividade, há também muitas opções de solução para cada problema, e descobri-la é um processo de tentativa e erro.

E além disso, é preciso uma grande dose de pensamento criativo para chegar ao final, e o chefe final é um dos melhores em qualquer jogo de vídeo que você nunca vai jogar.

#9. The Sims

The Sims é um dos mais populares jogos de criatividade casuais para computador. Se você nunca jogou (o que eu duvido), no The Sims, você assume o controle da vida de uma pessoa.

Você toma todas as decisões para o seu Sim, desde quando ele vai usar o banheiro, até quando ele se casa, qual carreira ele segue, e tudo mais.

Você também vai criar a mansão em que ele vive, todos os seus móveis, e até mesmo pensar em maneiras criativas de castigar o seu Sim.

#10. Tetris

O jogo de quebra-cabeça original Tetris requer decisões rápidas, planejamento on-the-fly, e pensamento criativo. Certamente você conhece bem a experiência de jogar Tetris.

Depois de uma longa temporada jogando Tetris, você poderia reorganizar o seu mobiliário, ou sua despensa e fazer tudo se encaixar perfeitamente.

Veja também: O segredo para desenvolver uma mentalidade de sucesso

Qual o seu jogo para estimular a criatividade predileto?

Agora que você já sabe os jogos mais legais para estimular a sua criatividade, que tal uma rápida sessão do seu jogo predileto? Tenho certeza que ele vai abrir a sua mente e ajudá-lo a ser mais produtivo no trabalho.

Se você não viu em nhum destes jogos de criatividade o seu jogo predileto, compartilhe ele conosco no campo de comentários.

Nós vamos ficar muito felizes em conhecer seu jogo favorito. E você, usa ou já usou, alguma vez os games para aprimorar a criatividade no dia-a-dia do trabalho?