Algumas vezes você se sente desmotivado para tocar o seu negócio? Conheça a vida dos melhores vendedores do mundo que viraram empreendedores!

Principais aprendizados deste artigo:

  • É sempre bom se espelhar em alguém, buscar modelos para seguir, por isso reunimos empreendedores cuja história poderá servir de inspiração para sua jornada de como ser um bom vendedor
  • Os 5 entre os melhores vendedores do mundo que citamos são: Joe Girard, considerado pelo Guiness Book como “o maior vendedor de carros do mundo”; Steve Jobs, fundador da Apple; Jordan Belfort, também conhecido como “o Lobo de Wall Street”; Alexandre Costa, fundador da Cacau Show; e John Davison Rockefeller, considerado o homem mais rico da história e fundador da Standard Oil. 
  • Para ser um bom vendedor é preciso saber as regras da arte da negociação, fechar o negócio no timing certo, ser estratégico na hora de apresentar propostas e criar um compromisso com o cliente. 
  • Quer vender como os maiores vendedores do mundo? Confira os 7 segredos dos campeões de vendas e conheça as atitudes e hábitos que levaram os grandes vendedores ao sucesso.

É sempre bom se espelhar em alguém, buscar modelos para seguir. E no mundo dos negócios, há vários empreendedores cuja história poderá inspirar e servir de motivação em sua jornada.

Que tal conferir algumas historias de motivação para vendedores? Continue com a leitura e veja exemplos de vendedores de sucesso!

Veja também: 7 filmes para vendedores no Netflix para suas vendas terem um final feliz

Os 5 melhores vendedores do mundo

Quem nunca pensou que é o melhor vendedor do mundo? Se seu sonho é se tornar um vendedor de sucesso, nada melhor que se inspirar na trajetória de alguns dos maiores vendedores do mundo!

1- Joe Girard

O Guiness Book considera Joe Girard como “o maior vendedor de carros do mundo”.

Portanto, não poderia estar de fora de nosso lista dos melhores vendedores do mundo.

Girard nasceu de família pobre em Detroit. Já casado, passando dificuldades para sustentar a família, pediu emprego ao gerente de uma concessionária.

Como já havia muitos vendedores na firma e poucos clientes para atender, Girard ofereceu-se para captar clientes.

Provido de uma mesinha no fundo do salão, uma lista telefônica e um telefone, Girard começou a fazer ligações aleatórias, oferecendo carros e, no primeiro dia de trabalho, conseguiu sua primeira venda. No mês seguinte, ele vendeu 18 veículos.

Trabalhando na Merollis Chevrolet, Girard tornou-se o maior vendedor de carros do mundo. Uma de suas técnicas de captação chamava-se “sistema de perdigueiros”, através da qual clientes podiam indicar outros clientes e ganhar, por cada negócio realizado, uma comissão de 25 dólares.

Segundo ele mesmo, um terço de suas vendas vinha desse sistema. Algumas características do trabalho de Girard:

Motivação e empenho: planejamento, força de vontade, habilidade para aproveitar e criar oportunidades de venda, indisponibilidade para bate-papos de “rodinha”;

Cartão de visita: através dele, Girard “imprimia” sua marca no cliente, ensejando novas oportunidades de venda;

Lei Girard dos 250: segundo ela, cada pessoa conhece, em média, outras 250 pessoas durante sua vida. Se tratadas bem, elas divulgarão seu nome de forma positiva;

Relacionamentos duradouros: Girard sabia criar relacionamentos e mantê-los, enviava agradecimentos aos clientes pela compra efetuada, não cortava vínculos, criava amizades.

Hoje, Girard é um milionário que provou que, mesmo sem formação superior, é possível ao homem crescer e conquistar espaço no mundo dos negócios.

melhores vendedores do mundo
Joe Girard

2- Steve Jobs

Muitos não percebem isso, mas Jobs foi, com certeza, um dos melhores vendedores do mundo.

Filho adotado de um sírio e uma americana, Jobs desenvolveu desde cedo a paixão por eletrônica, consertando e reformando carros na garagem de seu pai. Ao final do ensino médio, consegue emprego na empresa do engenheiro Larry Lang.

Com Stephen Wozniak, desenvolveu a versão de um dispositivo que fazia chamadas a longa distância. E foi com Wozniak e mais outros dois colegas que, em 1976, fundou o primeiro computador Apple.

Depois, a equipe de Jobs fundou o Apple II em 1977. O Apple III e o Lisa sofreram dificuldades de venda, mas a compensação veio com o Macintosh.

Por problemas internos, Jobs deixou a Apple, fundou a Next Computers e adquiriu a Pixar, que, em parceria com a Disney, produziu animações de sucesso. O retorno de Jobs influenciou a criação do iMac 3G, do iPod, iPhone e iTunes.

Hoje, mesmo após o falecimento de Jobs, a Apple tornou-se a empresa mais valiosa do mundo. Ele foi um homem determinado, que soube lidar com os fracassos e revolucionou o mundo dos computadores, da música digital (tornando-a acessível a um número maior de consumidores) e dos tablets, viabilizando a sua produção.

melhores vendedores do mundo
Steve Jobs

3- Jordan Belfort

Denominado de “o Lobo de Wall Street”, apesar de sua vida turbulenta, Belford passa algumas lições de empreendedorismo. Aos 23 anos, vendia carne e frutos do mar de casa em casa, em Long Island.

Em poucos meses, cresceu muito e lotou caminhões com mercadorias. Trabalhou em várias corretoras de ações. Ao lado de Kenneth Greene, Belford abriu uma franquia da Stratton Securities, uma corretora de segunda linha. Bastaram 5 meses de trabalho para garantir a compra de toda a empresa. Hoje, Belford tem 80% da Stratton Oakmont.

Para vender suas ações, ele contratou e treinou jovens vendedores. A sua técnica “canto da Kodak” mostrou-se eficiente: a primeira opção oferecida não é um tipo de papel desconhecido, mas uma blue chip (geralmente Kodak).

Os funcionários da empresa fazem em torno de U$85 mil por ano. Belford investe em empresas que prometem pouco e conseguem fazer fortuna.

Ele é um exemplo de vendedor ambicioso que persuade e incentiva seus funcionários através de discursos empolgantes e reuniões alegres; comunica-se bem com as pessoas ricas para conseguir êxito em seus negócios. Para ele, ganhar dinheiro é uma prioridade.

Por isso, é considerado um dos melhores vendedores do mundo.

melhores vendedores do mundo
Jordan Belfort

4- Alexandre Costa

Já estava na hora de incluir um brasileiro em nossa lista dos melhores vendedores do mundo.

Quando adolescente, Alexandre ajudava a mãe na venda de chocolate: anotava os pedidos, passava para o fornecedor e recebia as mercadorias. Depois de trabalhar por algum tempo em um posto de gasolina, ele voltou ao negócio de chocolate.

Conseguiu vender 2 mil ovos de Páscoa de 50g, mas seu fornecedor não dispunha de ovos de 50g. Ao descobrir seu erro, Alexandre visitou 20 atacadistas em busca do produto e não o encontrou. Conheceu Dona Cleuza, sua primeira funcionária, que aceitou fazer os ovos em casa.

O próprio Alexandre ajudou-a na confecção dos ovos e conseguiu honrar seu compromisso. Nesse dia, em uma cozinha particular, nasceu a Cacau Show.

Hoje, a empresa tem 5 fábricas ao todo. A Cacau Show é a maior produtora de chocolates finos do mundo e a maior produtora de trufas da América do Sul. Além de uma das maiores redes de varejo de chocolate.

Alexandre costuma dizer que enfrentar os desafios é melhor do que se lamentar e aconselha as pessoas a ter iniciativa e não temer seus erros.

melhores vendedores do mundo
Alexandre Costa

5- John Davison Rockefeller

Filho de pai madeireiro e mãe doméstica, conseguiu emprego aos dezesseis anos como assistente de escritório. Era dedicado ao trabalho e logo aprendeu todas as técnicas relativas à sua atividade.

Por ser econômico, conseguiu juntar dinheiro para investimentos posteriores.

Depois, em companhia de um amigo, fundou um negócio de alimentos, para, em 1869, fundar uma refinaria de petróleo — combustível que vinha substituindo o óleo de baleia na iluminação.

Rockfeller fundou a Standard Oil que, pouco a pouco, foi dominando o comércio nos EUA e garantindo o monopólio sobre o refino e a comercialização do petróleo no país. Com seus sócios, comprou várias empresas que lhe garantiram a riqueza pessoal de U$900 milhões.

Além de um dos melhores vendedores do mundo, foi um filantropo famoso e, ajustando sua fortuna da época à inflação, ele é considerado o homem mais rico da história!

Rockfeller deixou uma mensagem de determinação e disciplina, de empenho e força de vontade que ainda hoje serve como estímulo para muitos empresários norte-americanos.

melhores vendedores do mundo
John Davison Rockefeller

Confira em nosso blog: 28 mensagens de incentivo e motivação para vendedores saírem da zona de conforto

Claro que as pessoas são diferentes e têm vidas diversas. Mas se você for um empreendedor, pode se espelhar nas histórias dessas personalidades acima para dar fôlego à sua vida profissional.

É possível aproveitar muitas lições dos homens bem-sucedidos e aplicá-las em sua vida! Existem outros famosos cuja história você aprecia? Conte para nós através dos comentários!

Depois dessas histórias de vendedor de sucesso, está inspirado para se tornar o melhor vendedor do mundo? Então, baixe este e-book com dicas para seu dia a dia profissional: Desafios do profissional de vendas