Como se tornar um influencer no LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo? A gente pensou em algumas dicas que vão te dar uma ajudinha

Você trabalha com vendas, tem uma conta no LinkedIn e não está usando pra nada? Bem, a verdade é que você está perdendo tempo – e nesse caso ele vale dinheiro em dobro.

Para utilizar o LinkedIn como ferramenta para construir a sua influência, você vai precisar de mais do que apenas ter uma conta na rede social. Confira esta apresentação de slides com dicas de como ser visto no LinkedIn.

Como se tornar um influencer no LinkedIn: 5 minutos por dia bastam

Obviamente que, se você ainda não tem a conta, isso não é o fim do mundo. Mas, obviamente, sem uma, não tem como se tornar um influencer no LinkedIn.

Você pode seguir o assistente passo-a-passo do LinkedIn, completar a sua conta e dar um passo adiante, conectando a sua conta ao seu SlideShare, editar a sua URL e conectar o perfil para o site da sua empresa e sua página corporativa.

Mas você precisa de mais do que isso. Afinal, para ser um influenciador no LinkedIn, você precisa ser visto como um especialista em seu mercado.

O melhor disso é que, apesar do caminho até o sucesso como influenciador ser árduo, você pode fazer isso com apenas 5 minutos diários. Estas dicas também são válidas para quem quer saber como usar o LinkeIn para empresas.

como se tornar um influencer no LinkedIn

Como construir a sua influência no LinkedIn com 5 minutos por dia

Esteja preparado para ser visto no LinkedIn

Você está pronto? Antes de começar a descobrir como se tornar um influencer no LinkedIn, você precisa ter o hábito de investir um pouco na construção de sua marca pessoal.

Reserve um espaço na sua agenda – de preferência pelas manhãs – e repita os passos todos os dias da sua semana de trabalho. Leve as tarefas a sério que você vai alcançar o resultado esperado.

Aqui está o que você deve fazer:

  1. Aproveite os posts dos influencers.
  2. Leia suas notícias.
  3. Encontre um novo assunto para seguir.
  4. Seja admirado.
  5. Conecte-se aos grupos.

Vamos falar um pouco mais sobre os tópicos, separadamente.

como se tornar um influencer no LinkedIn

Que tal utilizar o LinkedIn como canal para criar uma influência?

#1. Aproveite os posts dos influencers

Embora possa parecer contra-intuitivo, um componente crucial para estabelecer sua marca pessoa é partilhar o conteúdo incrível de outras pessoas.

E o LinkedIn é o lugar perfeito para encontrar esse conteúdo incrível. Ele se tornou o centro para os líderes do mercado que partilham seus pensamentos em torno dos temas que dominam e/ou mais admiram.

Alguns influencers do LinkedIn acabam recebendo mais de 2 milhões de visualizações em um único artigo.

Há 2 maneiras de você tirar vantagem do conteúdo em sua rede de influencers.

Encontre artigos dos LinkedIn Influencers para ler e compartilhar

Quando você entrar no LinkedIn, vá até o menu “Interesses” e clique no item de menu suspenso chamado “Pulse”.

Em seguida, vá à guia “Top Posts”. Você pode filtrar por hoje, esta semana, ou todos os tempos.

Como você vai fazer isso diariamente, escolha “Top Posts Today” (o padrão) para que você seja equipado com informações oportunas e tópicos para compartilhar com a sua rede.

Influenciadores são indicados por uma etiqueta especial à direita de seus nomes. Depois de encontrar 2 ou 3 posts valiosos, programe-os para serem compartilhados em sua rede ao longo do dia.

Tenha em mente que quanto mais cedo você compartilhar informações com a sua rede, mais valioso você se tornará para ela.

Siga um novo influenciador todos os dias

Quer saber realmente como se tornar um influencer no LinkedIn? Procure seguir mais influenciadores e encontre algum LinkedIn Influencer para seguir.

Recomendamos que você não apenas siga as pessoas de seu mercado, mas também especialistas em diferentes papeis ou campos que irão inspirar você e sua rede a pensar de maneira diferente.

Seguir as pessoas que vão fazer você pensar de maneira diferente, não vai apenas dar a você mais conteúdo para compartilhar durante o dia, mas também estabelecer-se como um curador de conteúdo de qualidade para suas conexões.

#2. Leia suas notícias

Na aba “Suas Notícias” você verá as notícias mais recentes das pessoas que  está seguindo. Seja disciplinado e escolha apenas 2 ou 3 artigos para ler por dia, porque você não quer perder mais de 1 hora fazendo isso. Sem disciplina não tem como se tornar um influencer no LinkedIn.

Faça uma curadoria dos artigos que você deseja compartilhar, mas não exagere nas atualizações para que seus seguidores não pensem que o seu perfil é uma grande festa.

Em vez de encher suas conexões com atualizações, agende as postagens para o logo da semana, que será muito melhor.

como se tornar um influencer no LinkedIn

Leia as notícias daqueles influenciadores que você segue. É de lá que você vai tirar atualizações relevantes para compartilhar.

#3. Encontre um novo assunto para seguir

O próximo passo é a aba “Descobrir”. Vá até a seção “Canais” e escolha um tema para seguir em vez de uma pessoa.

Isso deve demorar menos de 1 minuto para ser configurado e você não precisa atualizar diariamente.

#4. Seja admirado

Postar conteúdo instigante para a sua rede é uma coisa, mas em uma plataforma em que as pessoas podem ter milhares de conexões, como você vai fazer com que as pessoas o percebam no meio da multidão?

Recomendamos que você invista alguns minutos todos os dias passeando pelo seu feed de notícias curtindo, comentando ou compartilhando quaisquer artigos valiosos que a sua rede compartilha.

Essa é a regra de ouro de como se tornar um influencer no LinkedIn: se você se envolver com várias conexões diariamente, essas pessoas irão começar a ouvir o que você tem a dizer.

E se elas gostam do seu conteúdo, estarão mais propensas a compartilhar, comentar ou curtir as suas coisas também.

Misture-se e escolha diferentes conexões para observar em cada momento, e você terá um uma grande rede em pouco tempo.

como se tornar um influencer no LinkedIn

Encontre conteúdo relevante e compartilhe com suas conexões.

#5. Conecte-se aos grupos

Seja estratégico nos grupos em que você se filia. O LinkedIn permite que você se junte a 50 grupos, então escolha sabiamente e deixe os grupos que você já se filiou e que não foram tão produtivos quanto esperado.

Se você ainda não se juntou a nenhum grupo, uma maneira de começar a fazer isso é sendo local. Junte-se a grupos com pessoas e regiões específicas que irão permiti-lo ser o peixe grande em um pequeno lago.

Além disso, disponibilize um tempo para se envolver com as pessoas em seus grupos. Faça perguntas inteligentes, consulte os membros e responda às mensagens de outros membros.

Lembre-se, você não precisa ser o fundador do grupo para ser um contribuinte de destaque – basta escolher um dos seus grupos por dia e acrescentar algo de valor a ele, esta é uma excelente maneira de como se tornar um influencer no LinkedIn rapidamente.

O trabalho está feito

Todo esse processo tomou pouco do seu tempo, mas o valor que essa rotina vai adicionar à sua marca pessoal será significativo.

O seu nome vai começar a ser associado com as incríveis habilidades que você possui e você poderá ficar conhecido como um perito em seu campo.

O que isso significa? Significa que você vai ser abordado para novos negócios, oportunidades de emprego e palestras.

Então vá em frente, defina a sua agenda e invista alguns minutos pela manhã para investir em sua marca pessoal.

Na verdade, talvez esse passo-a-passo demore um pouco mais de 5 minutos. Mas, de qualquer maneira, você verá resultado, e cada vez irá fazê-lo de modo automático.

Assim, mesmo que demore de 5 a 15 minutos, você se divertirá erguendo mais um tijolo na construção de uma marca pessoal forte.

Agora que você já sabe como se tornar um influencer no LinkedIn, veja mais dicas de marketing, baixando nosso e-book gratuito: Como usar o Marketing para escalar suas vendas