« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

Como criar apresentações cativantes para propostas de vendas

Escrito por
Gustavo Paulillo

Muitas empresas por aí não se preocupam com suas propostas comerciais e enviam aquele documento sem graça. Aqui vai uma ideia de como se diferenciar do convencional e cativar o cliente começando pela proposta.

Uma ferramenta que nós usamos e gostamos bastante é o Prezi.Ela permite que sejam criadas zooming presentations, como eles chamam. São apresentações que trabalham os recursos de zoom, ao invés da convencional troca de slides.

Deixe de lado aquele efeito tosco de transição entre os slides de uma vez por todas!

O perfil de sua empresa no Prezi

O primeiro passo é criar um perfil de sua empresa no Prezi. Eles oferecem 3 planos, começando por um gratuito. Um detalhe do plano gratuito: todas suas apresentações ficarão disponíveis publicamente. Ou seja, qualquer um que tiver a URL poderá acessá-la.

De qualquer forma, eles oferecem um trial de 30 dias para todos os planos pagos.

Nos planos pagos, sua equipe tem a vantagem de usar o logo de sua empresa nas apresentações. Já no Free isso não é permitido. Outro ponto importante é que no plano gratuito, toda a edição das apresentações é feita na ferramenta online. Se isso for um problema e você prefira um aplicativo desktop, ao adquirir um plano pago você recebe a licença para baixá-lo. Sinceramente, nós usamos a ferramenta online e achamos perfeita para o que precisamos.

Elaborando seu primeiro Prezi

Logo que sua conta for criada, você será direcionado ao menu com suas apresentações, que nesse momento estará vazia. Então clique em “New Prezi” para criar sua primeira zooming presentation.

titulo-apresentacao-prezi

Dica: tente manter o título curto e objetivo, algo como “Proposta Comercial Girardeli”. Não preencha o campo descrição com o conteúdo da proposta. Ele serve somente para dar uma visão geral sobre o que se trata a apresentação. Veja um exemplo na imagem ao lado.

Em seguida, escolha o template de sua apresentação. É possível também começar com um template em branco, mas na minha opinião, para aprender rapidamente a trabalhar no Prezi de uma forma eficiente, vale a pena começar com um template já pronto.

Prezi Templates

Logo que escolher o template, a ferramenta para edição da apresentação aparecerá. Aliás, um pequeno tutorial te guiará pelos primeiros passos na ferramenta de criação (roda azul à esquerda).

Abuse da funcionalidade de zoom

A ideia brilhante do Prezi é o uso de zoom para trocar de slides. Encaixe textos de uma forma que ao dar zoom (navegando pela apresentação) o conteúdo seja descoberto. Mas deixe de um jeito que o leitor poderá ter uma visão geral sobre o assunto que está sendo abordado. Um truque para fazer isso é usando o zoom out (diminuindo o zoom).

Visão geral Prezi

antes…

Zoom Prezi

e depois.

Veja que na primeira imagem, é fácil saber sobre o que está sendo tratado (no caso, a escala de lealdade, uma técnica de vendas), mas não podemos ler o conteúdo. Agora, ao navegar para o “próximo slide”, o conteúdo do primeiro retângulo é exibido. E assim, cada conteúdo vai sendo revelado na sequência.

Inclua gráficos

Um dos segredos para uma boa apresentação é incluir imagens e gráficos ilustrativos. Como o Prezi disponibiliza várias ferramentas visuais, é possível reproduzir os gráficos ao invés de simplesmente colar suas imagens.

É claro, reproduzir os gráficos te dará um trabalho à mais, mas há algumas vantagens nisso:

  • Toda a apresentação fica com um design único;
  • É possível usar o recurso de zoom nos pontos importantes do gráfico;
  • Sua apresentação fica com uma cara mais caprichada;

Eu nem preciso dizer que, aos olhos de seu cliente, capricho está relacionado diretamente ao comprometimento, certo?

Enviando sua proposta

Depois de finalizada a apresentação, você poderá enviá-la diretamente da tela do Prezi, ou baixá-la em formato flash para visualizar offline. Para pegar o link de acesso público, use o botão “Share” logo abaixo da apresentação.

Dica: Não se esqueça de dizer no email aos seus clientes, como navegar pelos slides da apresentação. Alguns podem acabar se confundindo com o link aparentemente “estranho” que foi enviado à eles.

Incluindo a apresentação no site

O prezi também te dá opção de gerar o código para usar em seu site. Assim, é possível incluir a apresentação nas páginas como é feito com vídeos do Youtube.

Experimente usar sua recém criada apresentação para mostrar seus produtos / serviços, dentro do seu site. Uma chamada “Veja a apresentação sobre nossos serviços” é muito mais cativante que um texto que ocupa a página toda.

Inovar na apresentação de seus serviços, com certeza garantirá um diferencial em relação aos concorrentes!

Acho muito interessante a ideia do Prezi e já até usei em alguns artigos aqui do blog, como o Foco nos melhores clientes, que contém a escala de lealdade. E você, o que achou da ideia?

Créditos pela foto: Flickr – Voka – Kamer van Koophandel Limburg

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com a nossa ferramenta de CRM Online Teste grátis por 14 dias!

ApresentaçõesDicas de vendasEstratégias de vendasFerramentas de vendas e CRMNovas Ideias



Artigos relacionados

Experimente o Agendor gratuitamente

Utilize o Agendor gratuitamente por tempo ilimitado ou teste grátis por 14 dias todas as funcionalidades e com todos os membros de sua equipe!

VEJA NOSSOS PLANOS
Agendor em seu celular
Vamos conversar?
Entre em contato por Skype: agendorcrm
Se preferir, ligue: (11) 3280-8090
Mobile Analytics


Acompanhe o Agendor nas redes
"O Agendor é um sistema de CRM Online focado
no controle comercial para equipes de vendas."