Você já pensou em como pode utilizar o CRM para impulsionar os resultados de sua rádio? Nós temos algumas ideias que podem ajudar

Você trabalha em uma rádio e quer impulsionar os seus contatos comerciais, aumentar o faturamento e fidelizar ainda mais os clientes? Uma plataforma de CRM pode ser um grande parceiro na hora de fazer você faturar mais.

Afinal de contas, você precisa viabilizar os programas, e como a TV, a rádio tem horários variados, e precisa de preencher sua grade de anúncios para que cada programa possa dar lucro à emissora.

É justamente nisso que o CRM pode ajudar a sua empresa: aumentando seus resultados e tornando-a mais competitiva.

É preciso profissionalizar o processo comercial dentro das rádios para que seja possível aproveitar todo o potencial do mercado de anunciantes.

Quando você não conhece o seu cliente, fica mais difícil ofertar soluções e ideias, bem como trabalhar as oportunidades comerciais ativamente.

Se não conhecermos nosso cliente, sempre estaremos à mercê de sua vontade, e apenas poderemos melhorar nosso desempenho comercial quando novos clientes entram em contato com nossa empresa.

Obviamente, a sazonalidade faz com que algumas épocas do ano sejam mais rentáveis do que outras. E uma rádio não ser afetada pelos altos e baixos do mercado. É preciso faturar de maneira consistente, todos os meses.

Com um CRM, a equipe comercial de uma rádio pode intensificar o trabalho e gerar maiores resultados, além de conhecer melhor seus potenciais clientes e enxergar novas oportunidades.

Quer saber como a sua rádio pode aumentar os resultados de vendas usando o CRM no seu dia-a-dia? Dê uma olhada nas nossas dicas para você.

Com o CRM a sua rádio pode vender mais e aumentar o seu faturamento.

Com o CRM a sua rádio pode vender mais e aumentar o seu faturamento.

#1. Cadastre o cliente de maneira completa

Quando um cliente entra em contato com a sua rádio, você não precisa apenas do seu telefone, e-mail e a empresa em que trabalha.

Você precisa de mais informações para qualificá-lo melhor. Que tal saber, por exemplo:

  • Se o seu potencial cliente anuncia em outras rádios;
  • Se anuncia outros produtos e/ou quais são os produtos mais anunciados;
  • Se existem outros departamentos dentro da empresa que anunciam em rádio;
  • Qual a verba para anúncios em rádio;
  • Os responsáveis pela decisão de compra;
  • Quais os horários que mais anunciam;
  • Quantas vezes por ano anunciam, dentre outros motivos.

Aqui é possível descobrir algumas informações, como, por exemplo, a experiência da empresa com anúncios em rádio, quando costumam anunciar, quantas pessoas trabalham com anúncios em rádio na empresa, além de abrir um leque de oportunidades de mercado.

Quando uma empresa de um determinado segmento entra em contato com a sua rádio para anunciar, você pode ter uma ótima ideia de mercado para começar a prospectar, uma vez que, se uma empresa anuncia em rádio, é provável que seu concorrente também o faça.

Isso nos leva à nossa segunda dica.

#2. Garimpe o CRM em busca de oportunidades de mercado

Você já sabe, por exemplo, que concessionárias de automóveis anunciam em rádio, porque tem 1 ou 2 clientes em sua carteira.

Então, que tal começar a prospectar ativamente as outras milhares de concessionárias que podem ser um potencial cliente para a sua rádio?

Tudo que você precisa fazer é tirar um relatório dos clientes que sua rádio adquiriu nos últimos meses, e buscar por concorrentes.

Assim, durante a sua abordagem, você pode mostrar como pode ajudar, e como ajudou uma empresa do mesmo segmento recentemente. Dessa maneira, você se firma como uma opção para anúncios futuros.

Afinal, muitas empresas são movidas pela concorrência: querem anunciar onde a concorrência anuncia.

Pense nas dezenas de mercados para os quais você vendeu nos últimos 3 meses. Temos aí uma grande oportunidade de mercado para atacar e encontrar novos clientes.

Garimpe seus clientes para aproveitar oportunidades de mercado.

#3. Reative clientes inativos

Todo mundo sabe que é mais barato recuperar um cliente do que conquistar um novo.

Então, que tal você começar a fazer isso? Com o CRM você pode, por exemplo, segmentar os clientes pela última compra. Que tal fazer uma lista com os clientes que não fazem negócios com você há mais de 6 meses?

Assim, depois de criar um relatório dos clientes que não fizeram negócios com você no último mês, você pode entrar em contato com cada um deles, oferecendo descontos para novos anúncios, amostras, ou até mesmo apresentando novas ideias de anúncios e novos pacotes.

Dessa maneira, a sua empresa consegue criar um relacionamento de longo prazo com seus clientes, e sempre levar novas ideias para seu mercado, aumentando assim a possibilidade de fidelização de seus clientes.

Trabalhar em seus clientes inativos é a maneira mais simples de aumentar o seu faturamento, uma vez que esses clientes já conhecem a sua empresa, e já sabem como é a experiência de fazer negócios com você.

#4. Use o CRM para fazer upselling e crosselsing com seus clientes

Você já sabe o que seus clientes compram de sua rádio: spots de 15, 30 ou 60 segundos, patrocínios de programas, parcerias e promoções, e etc.

Com essas informações em mente, pode aproveitar para fazer upselling e crosselling com esses clientes.

Se você sabe, por exemplo, que um cliente faz constantemente spots de 30 segundos, pode oferecer um desconto para o patrocínio de um novo programa, se ele adquirir o pacote (spot de 30 segundos + patrocínio).

Ou você pode, por exemplo, dar um desconto para o seu cliente fazer um contrato de 6 meses, em vez de um contrato de 3 meses para spots de 15 segundos. Ou, um desconto para ele fechar um spot de 30 segundos por 60 dias, em vez de um de 15 segundos por apenas 45 dias.

Dessa maneira, você vai acabar vendendo mais para o seu cliente simplesmente mostrando novas oportunidades de investimentos com pequenos incentivos (descontos) para a compra.

Além disso, seu cliente vai saber também quais são os outros produtos que pode comprar da sua rádio, já que muitas vezes pode pensar que tudo que você tem a oferecer são inserções publicitárias.

Assim, você faz o seu cliente se sentir bem, porque você se preocupa em oferecer a ele novas oportunidades de investimento, e ainda têm mais chances de vender mais para um cliente ativo.

Use o seu CRM para encontrar os clientes que compraram nos últimos 3 meses, veja quais foram os produtos adquiridos, relacione-os com outros produtos e oportunidades da sua rádio, e elabore uma oferta irresistível.

Seus clientes ficarão felizes em receber uma oportunidade especial.

Lembre-se sempre dos seus clientes atuais! Vender mais e melhor para o seu cliente atual é a maneira mais fácil de aumentar o seu faturamento.

Use o CRM para identificar oportunidades de crosselling e upselling.

Use o CRM para identificar oportunidades de crosselling e upselling.

Implemente o CRM e impulsione seus resultados

O CRM não é apenas uma ferramenta de relacionamento. Ele é uma base de conhecimento. Nele, você tem todas as informações sobre seus clientes, o que compram, quando compram, quanto pagam e etc.

Quando você tem essas informações em mãos de maneira simples de serem encontradas, pode tornar clientes ocasionais em clientes frequentes, pode reativar clientes através do relacionamento constante, pode vender mais para seus clientes atuais, e ainda pode aproveitar para prospectar os concorrentes de seus clientes.

Usar essa base de maneira inteligente possibilita você aumentar a sua produtividade e fazer mais com menos.

O CRM ajuda você a vender mais, otimizando o seu tempo e explorando as maiores oportunidades dentro de sua carteira de clientes. Tudo que você precisa é implementá-lo, e começar a utilizá-lo em sua rotina comercial.