Big data, aplicativos, comércio eletrônico e outras soluções: veja como os avanços tecnológicos facilitam a gestão de vendas das empresas

Principais aprendizados deste artigo:

  • A era atual é de grandes inovações tecnológicas, que englobam soluções que podem facilitar e revolucionar a gestão de vendas dentro das empresas. 
  • Vários desses recursos com tecnologia avançada, inclusive as ferramentas de CRM, possuem preços competitivos e oferecem a modalidade freemium – uma versão gratuita e sem data de expiração.
  • O Big Data permite analisar um grande volume de dados para conhecer melhor as preferências do seu público e as tendências de mercado.
  • Os aplicativos de gestão de vendas contam com diferentes funções que possibilitam realizar o acompanhamento das vendas da sua equipe em tempo real.  
  • Os ERPs ou sistemas automatizados de gestão, que hoje estão na nuvem e podem ser acessados de qualquer lugar, trazem um panorama geral e detalhado do processo de venda, possibilitando traçar estratégias de vendas cada vez mais eficientes.
  • O grande ganho dos avanços tecnológicos para a gestão de vendas é permitir aprimorar processos. Veja como aperfeiçoar seu processo comercial.
  • Para aumentar a produtividade e a escalabilidade do seu negócio, contar com uma ferramenta de CRM é essencial. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.

A era atual é das inovações tecnológicas, caracterizada no âmbito empresarial pela maior agilidade na execução dos vários processos, eficiência otimizada e melhoria na produtividade.

Comunicações que só eram feitas por telefone, fax ou de forma presencial agora podem ser realizadas por pequenos dispositivos, de qualquer lugar e a qualquer hora.

E é sobre esse grande passo do mercado que tratamos no post de hoje. Confira os quatro avanços tecnológicos que revolucionaram a gestão de vendas!

Aplicativos
Existem diferentes tipos de aplicativos que podem impulsionar suas vendas

Aplicativos

É impossível falar sobre avanço da tecnologia nas empresas e não citar os aplicativos. Eles realmente revolucionaram e ainda transformam todos os setores do mercado e a forma de se fazer negócios.

Existem atualmente diferentes aplicativos usados para impulsionar as vendas e esses recursos oferecem comodidade e praticidade aos usuários, facilitando a comunicação entre a própria empresa, os vendedores e os clientes.

Os avanços tecnológicos chegaram aos aplicativos para organizações e, desde alguns anos atrás, eles contam com diferentes funções. A mais importante é permitir o acompanhamento em tempo real das vendas efetivadas.

A evolução das telecomunicações tem como uma de suas características a redução no volume dos equipamentos aliada à maior integração entre os próprios meios de comunicação.

Já conhece nosso aplicativo de gestão de vendas? Com o Agendor, é possível fazer follow-ups, gerenciar o funil de vendas, centralizar o cadastro de clientes, visualizar seus clientes no mapa para traçar as melhores rotas, guardar todos os e-mails trocados com clientes, entre outras ações.

Confira mais funcionalidades clicando aqui.

Sistema de CRM Gratuito Agendor
O Agendor é um sistema de CRM gratuito que ajuda dezenas de milhares de vendedores a organizar e aumentar as vendas diariamente.

Veja como o aplicativo Agendor pode ajudá-lo

ERPs

Outra ferramenta muito útil no mundo corporativo e também trazida pelos avanços tecnológicos, é o famoso sistema automatizado de gestão.

Ele permite integração com diferentes aplicativos e favorece o fluxo de informações entre os muitos setores de uma empresa.

Os ERPs possibilitam um panorama geral e detalhado do processo de venda, a mensuração de resultados através de indicadores, a elaboração de gráficos e relatórios que ajudam a traçar estratégias mais eficientes.

Os ERPs podem ser adquiridos integralmente ou por módulos e já existem aqueles que nem precisam ser instalados: os ERPs na nuvem!

Comércio/pagamento eletrônico

Antes, era preciso se deslocar até as lojas físicas para efetuar compras. Hoje, a maior parte das lojas físicas tem sua versão digital e há lojas que só existem eletronicamente.

O que mais impressiona é que, entre jovens, a maior parte das compras é feita de forma virtual, por meio de aparelhos móveis e computadores.

Com o e-commerce, surgiu o pagamento digital, efetuado através de recursos como internet banking e empresas mediadoras, como Paypal. O consumidor pode fazer uma transferência bancária apertando algumas teclas e efetuar um pagamento no cartão em segundos. Se preferir, também pode imprimir seu boleto.

Os caixas de autoatendimento permitem que as pessoas realizem pagamentos de forma rápida. Em certas empresas, é possível usar esses caixas para escolher o produto e efetuar seu pagamento.

Outro aspecto relevante que os avanços tecnológicos trouxeram foi o surgimento da bitcoin. Aceita por diferentes empresas, essa criptomoeda é outra inovação: uma nova forma de substituição do dinheiro (como o cartão), mas de natureza totalmente digital.

Ou seja, os avanços tecnológicos impactaram diretamente o comércio/pagamento eletrônico, pois houve a redução da necessidade de deslocamento, dos gastos com transporte e da longa espera nas filas, que se tornaram preocupações menores para o consumidor.

E as empresas só têm a ganhar com isso.

Big data
Até 2020, haverá mais de 44 trilhões de gigabytes de dados disponíveis no mundo

Big Data

O Big Data, considerado também um importante avanço da tecnologia nas empresas, pode impulsionar as vendas através da análise de grande volume de dados que permitem conhecer as preferências dos clientes e as tendências do mercado.

Além disso, esse é um dos exemplos de avanços tecnológicos que também permite que seja possível elaborar campanhas de marketing mais bem orientadas, melhorar o atendimento, inovar o negócio com consciência, precificar da forma mais adequada e assim por diante.

Convém lembrar que, entre as fontes de consulta usadas pelo Big Data, estão outros grandes avanços tecnológicos nas telecomunicações: redes sociais e blogs.

Veja mais informações sobre esse TED Talk clicando aqui.

É preciso fazer um alto investimento?

Nem sempre é preciso investir alto para usar tecnologia avançada e impulsionar suas vendas.

Como a tendência é o uso generalizado desses recursos, fornecedores de softwares e aplicativos já oferecem preços competitivos, boas opções de pagamento ou até a modalidade Freemium – versão gratuita não somente para teste, mas para uso sem data de expiração.

Muitos desses recursos podem ser usados sem custo nenhum (ou custos muito baixos): você pode abrir sua loja virtual com pouco capital ou receber pagamentos online sem nenhum ônus.

Outro exemplo de avanço tecnológico com baixo investimento é a divulgação em redes sociais e criação de um blog. É relativamente fácil e o custo é zero.

Assim, investir em marketing digital pode sair bem mais barato do que usar as mídias tradicionais, como jornal, rádio, carros de som e televisão.

Continue aprendendo: E-book gratuito “Como usar o Marketing para escalar suas vendas”

E você? O que pensa sobre os avanços tecnológicos? Suas vendas têm aumentado? Se deseja aprender ainda mais sobre o avanço da tecnologia nas empresas e estudar novas possibilidades, baixe agora o nosso e-book “Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas”.