Você ama as sextas, correto? Mas qual o sentido dos outros dias para você?

Muitas pessoas passam a semana inteira pensando em apenas 1 dia dessa semana: a sexta.

A sexta é o dia mais comemorado e mais nostálgico de uma semana. As pessoas trabalham a semana inteira esperando o final da quinta. Com isso, a sexta acaba sendo o dia mais improdutivo da semana.

Pare por um segundo e pense: o que as pessoas mais compartilham na internet na sexta-feira? O que  as pessoas mais esperam da sexta? O que as pessoas mais falam na internet na sexta?

A resposta sempre é, e talvez, sempre será: diversão.

As pessoas não estão preocupadas com o trabalho, estão preocupadas em se divertir, em passar o final de semana descansando e de torcer para que a segunda não chegue – como se ela fosse um castigo.

Chegamos aqui a um ponto relevante: Será que as pessoas amam a sexta-feira e assim, o fim de semana, porque acham a sua vida um tédio durante a semana, ou odeiam o que fazem?

Ou pior, será que as pessoas estão insatisfeitas com as suas vidas durante a semana?

Para completar o questionamento, vale pensar: quem é você de verdade, a pessoa que trabalha, estuda e vive de segunda à sexta esperando o final de semana, ou a pessoa do final de semana?

Qual é a sua resposta para essa pergunta?

O velho dilema de fazer o que gosta versus fazer o que precisa ser feito

Nós nascemos e crescemos envoltos por um dilema existencial. Enquanto ouvimos as pessoas dizendo que precisamos fazer o que gostamos, muitas vezes não gostamos nem um pouco do que fazemos.

A verdade é que nós nos forçamos a (tentar) gostar de fazer o que precisa ser feito.

No meio disso tudo, muitas pessoas encontram seus verdadeiros amores e suas verdadeiras paixões. Mas, por outro lado, outras pessoas simplesmente parecem que carregam um fardo em sua vida.

Está claro que essas pessoas não estão investindo em sua felicidade.

A busca pela felicidade

O americano tem o direito de buscar a felicidade assegurado pela constituição. O que isso significa? Significa que a busca pela felicidade, realização, diversão, e sentido da nossa vida, é uma missão individual de cada um de nós.

Significa que nós temos que buscar o sentido para a nossa vida. E a má notícia é que não existe receita de bolo para isso, muito menos um caminho menos arriscado.

Se não encontrarmos o que nos faz felizes, passaremos anos e uma vida inteira fazendo aquilo que não tem sentido.

Ao levantar pela manhã, seja de segunda, seja de sexta, precisamos nos responder: estou saindo de casa e buscando a minha felicidade, os meus sonhos, as minhas metas e lutando por aquilo que eu acredito?

Se a resposta for não, estaremos desperdiçando nosso tempo e isso pode acabar virando um desperdício de vida.

É importante dar um propósito para nossa vida. Porque quando fazemos o que amamos, independentemente do dia, da hora, do momento, estaremos construindo uma estrada para a nossa felicidade.

É impossível ser feliz fazendo algo que não gostamos, que não nos faz bem, que não nos satisfaz.

Só seremos felizes quando encontrarmos algo que, ao invés de simplesmente nos ajudar a levantar da cama, nos faça esquecer de dormir, trabalhar domingos, sábados e até mesmo nos feriados, se possível – porque gostamos disso!

A única maneira de se encontrar a felicidade é fazendo o que gosta

A única maneira de se encontrar a felicidade é fazendo o que gosta.

Então o que importa é fazer o que gosta?

Depende. Muitas vezes as pessoas gostam de ver um serviço bem feito. E acreditam que essa é a sua vocação.

Existem vendedores profissionais que poderiam ficar a vida toda vendendo, tendo um bom rendimento e ganhando uma boa comissão.

Esses são os vendedores de verdade – não as pessoas que estão atuando como vendedoras. Eles realmente sabem vender. Seguem os mandamentos das vendas e com isso, conseguem atingir resultados incríveis.

Eles poderiam ser vendedores pela vida toda.

Mas, será que essas pessoas estão fazendo o que gostam de fazer? Ou melhor, será que essas pessoas estão fazendo aquilo que sabem fazer de melhor? O fato de um vendedor ser um bom profissional e ter um bom desempenho não garante que seja isso que ele faz de melhor.

Voltando às sextas-feiras

O que podemos concluir é que o fato de amar a sexta e odiar a semana, é simplesmente um detalhe para compensar a falta de realização nos outros dias da semana.

Se um profissional está entediado no seu trabalho, ele simplesmente vai se sentir aliviado quando a semana acabar e ele tirar das costas todo aquele peso que o vem acompanhando durante a semana, mesmo que apenas por 1 ou 2 dias.

Isso funciona para todas as pessoas. Todos que estão longe de se sentirem realizados no trabalho, se frustram durante a semana, quando fazem coisas por obrigação e não por amor e sentem um alívio libertador na sexta, quando podem respirar pelo menos por poucos dias aliviadamente.

Se fizermos uma pequena pesquisa na internet, veremos então que grande parte dos brasileiros estão simplesmente insatisfeitos em seus trabalhos, estudos, relacionamentos e etc., uma vez que na sexta, o que mais vemos são as pessoas comemorando a chegada do final de semana.

Sim. As pessoas estão terrivelmente insatisfeitas.

O gestor comercial está insatisfeito porque a sua equipe está muito longe de cumprir a meta de vendas pelo terceiro mês consecutivo. A equipe de vendas está insatisfeita porque os salários são insatisfatórios para eles.

E no meio disso tudo, todos saem perdendo tempo, porque a cada sexta-feira que passa, perdemos uma semana de vida.

Portanto, se você acha que a sexta-feira é a solução para os seus problemas, acredite, isso não é verdade. A solução para os seus problemas é repensar o propósito da sua vida.

Algumas pessoas estão no caminho certo

Do outro lado temos as pessoas que são extremamente felizes com o seu trabalho, com a sua vida, com a sua carreira, família, relacionamentos, autoestima, mas que se sentem tão cansadas durante a semana que tudo que conseguem fazer é comemorar o início do fim de semana.

Essas pessoas, geralmente estão cansadas por conta de uma rotina exigente e, mesmo sentindo-se renovados ao iniciar um novo dia, precisam de mais tempo nos finais de semana para que o corpo recupere a energia perdida.

Essas pessoas precisam desse tempo.

Muitas vezes elas já passaram o final de semana trabalhando. Emendaram feriado, madrugadas e viraram muitas noites envolvidas em seus trabalhos. Hoje, o corpo delas já não da mais conta desse tipo de recado.

Para essas pessoas, comemorar a sexta-feira é a expressão de que o final de semana está chegando e um período maior de descanso, renovação e inspiração começa.

Essas pessoas têm legitimidade para pedir por uma pausa merecida. Elas estão buscando sua felicidade. Elas estão lutando por seus sonhos, seus objetivos, sua vida.

Por isso, queremos dizer a essas pessoas para realmente comemorarem a sexta e usarem o dia para planejar a nova semana. Acredite, fazer uma faxina mental e jogar fora os pensamentos que deram errado logo na sexta, é uma excelente maneira de entrar com o pé direito na nova semana.

E, pensando nessa renovação, nessa reenergização, elaboramos algumas dicas para que a sexta-feira seja um trampolim para o início de um final de semana de descanso.

Quais são os seus motivos para comemorar a sexta-feira?

Quais são os seus motivos para comemorar a sexta-feira?

#1. A semana começa no domingo e acaba na sexta?

Oficialmente, a semana começa no domingo. Mas, extraoficialmente ela acaba na sexta-feira.

O que isso significa? Significa que a sexta-feira é o dia de repassar tudo o que aconteceu durante a semana, da mesma maneira que no domingo precisamos repassar tudo que precisamos fazer durante a semana.

Se a semana foi um porre, pense no que deu errado, no que você não conseguiu fazer, nas tarefas atrasadas, nos compromissos perdidos e, principalmente, de tudo o que conseguiu entregar para seus clientes.

Se a semana foi um sucesso, pense em tudo que deu certo, anote o que fez de bom para repetir na próxima semana e encha sua cabeça com os frutos da semana. Certamente a sensação de dever cumprido é um presente.

Não deixe que os problemas de uma semana passem pela sexta. Caso isso aconteça, eles irão invadir a sua vida na segunda pela manhã.

Por outro lado, deixe que os méritos do seu trabalho te acompanhem durante o final de semana: isso proporcionará um ótimo sentido de realização.

#2. Quebre a rotina

Muitas pessoas gostam de tirar um tempo pra si mesmos na sexta. Para almoçar em um restaurante diferente, para conversar com o psicólogo, coach ou se dedicar a um projeto paralelo (música, pintura, dança).

Isso é muito importante. Crie um espaço na sexta-feira para quebrar a rotina: almoce em um lugar diferente, caso você só almoce no mesmo restaurante, passeie em um museu ou galeria de arte, respire ar puro.

Mude completamente um pedaço – nem que 10 minutos – da sua rotina.

Quando nós saímos do ambiente em que estamos acostumados, conseguimos enxergar melhor as coisas, limpar a mente e renovar os pensamentos. Não há nada melhor para se fazer em uma sexta à tarde.

#3. Escreva todas as vitórias

Nós temos o terrível hábito de nos lembrarmos com exatidão de todas as nossas derrotas: dos nãos dos clientes, de algum problema que tivemos durante a semana.

Conseguimos nos lembrar com detalhe disso tudo e isso aos poucos acaba consumindo a nossa energia, vitalidade e saúde.

Uma mente que só se lembra de problemas, de derrotas e desavenças aos poucos vai dando lugar ao pessimismo e rapidamente consome qualquer disposição para outras tarefas.

Por isso, tire um tempo na sexta para relembrar tudo de maravilhoso que aconteceu na sua semana: as novas vendas, os elogios, os problemas resolvidos e todo o sucesso que obteve.

Isso ajudará a encerrar a semana com o saldo positivo na cabeça e iniciar a outra semana com as energias suficientes para ter uma nova semana proveitosa.

#4. Comemore

Não porque é sexta. Mas comemore porque a semana está chegando ao fim e com o fim de um novo ciclo, você está mais experiente, mais preparado e mais forte para os novos desafios.

Celebre com sua equipe e colegas as conquistas, as metas conquistadas e os potenciais sucessos do futuro.

Uma das coisas que nos faz levantar cedo pela manhã no início da semana é a esperança de poder fazer melhor a cada dia. Por isso, toda vez que atingimos o nosso melhor precisamos comemorar, para mostrarmos a nos mesmos como somos capazes de superar os desafios.

Todos temos motivos para comemorar. Então, não vamos perder tempo.

Todos temos motivos para comemorar. Então, não vamos perder tempo.

#5. Conecte-se com a natureza

Passamos a semana nos deslocando entre nossa casa, escritório, carro, metrô, escolas, faculdades, clientes e trânsito.

Quando a semana acaba, estamos em uma “pilha de nervos” porque passamos os dias entrando e saindo de lugares movimentados, lutando contra o relógio, contra a multidão, contra o mundo.

E, tudo o que precisamos para relaxar é nos conectar com a natureza. Portanto, tire o final do dia para isso.

Vá até um parque, jardim ou pedaço de natureza e se conecte a ela. Lembre-se que, como animais, dependemos dela para viver. Pise descalço no chão, na grama, para sentir uma conexão com a natureza e esquecer todo o estresse que o corpo sofreu durante a semana.

Essa troca de energias com a natureza nos dará serenidade, nos ajudará a recarregar as forças e nos ajudará a passar mais uma semana em meio à multidão, estresse e problemas sem pirar.

Lembre-se que a semana é um ciclo

Você precisa viver todos os dias intensamente. Lembre-se que, quem vive apenas para a sexta-feira, desperdiçou a maior parte da vida, já que a semana é feita de 7 dias e você só aproveitou 1.

Com esse saldo, no final da sua vida, apenas 1/7 valeu a pena e todo resto foi pro lixo.

Portanto, aproveite todo dia como único e como uma única possibilidade de buscar a sua felicidade e realização.

É justamente essa busca incessante que vai nos ajudar a aproveitar todos os dias ao máximo como se eles fossem os últimos dias.

Com isso, finalmente quando a sexta, segunda, sábado, quarta ou domingo chegar, você terá motivos únicos para aproveitar o dia como nenhum outro.