Manter o foco e a concentração no seu dia-a-dia de trabalho é muito importante. Aqui vão algumas dicas que prometem ajudar no problema

Muitas vezes, não importa o quanto você pode não gostar de ir trabalhar e que queira se bronzear em uma praia tropical, saboreando uma água de coco.

Ou que não importa o quanto você luta para o final de semana chegar e não passar. Portanto é melhor acreditar no que vamos te dizer agora: você precisa acreditar que tem o potencial de transformar qualquer trabalho em uma experiência mais positiva.

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo

Confira o artigo na íntegra abaixo:

Você acredita nisso?

Para a maioria de nós, grande parte das horas depois que acordamos são gastas no trabalho, e infelizmente, o nosso trabalho pode muitas vezes tornar-se uma fonte de estresse ou cansaço.

Mas, quanto será que nos estressamos pelo simples fato de rejeitar o presente e ficar sobrecarregando nosso pensamento com preocupações futuras ou obsessões do passado? Em grande parte de nossa vida, temos grande parcela de responsabilidade pelo nosso estresse.

Os antigos iogues nos ensinaram karma yoga, cultivar a meditação em ação através de uma atividade diária, e os professores espirituais, como Eckhart Tolle e Jon Kabat- Zinn nos ensinam que, através da atenção consciente no presente momento, qualquer tarefa pode se tornar uma fonte de alegria e de paz.

Então, como vamos trazer a prática desses ensinamentos para encontrar a plenitude no trabalho?

A menos que você seja um professor de yoga, não estou sugerindo que você leve na sua mochila uma almofada de meditação, rosários e incenso. Assim, você pode assustar alguns colegas.

Mas você pode configurar alguns hábitos pessoais simples para tirar o máximo do seu dia de trabalho, tanto em termos de produtividade quanto redução de stress. Aqui estão algumas dicas.

É importante atingir a plenitude no trabalho para aumentar a produtividade.

É importante atingir a plenitude no trabalho para aumentar a produtividade.

#1. Defina a intenção

No início de seu dia de trabalho, tenha alguns momentos para respirar profundamente e definir mentalmente a intenção de se manter calmo, presente e focado durante todo o dia.

É impossível se manter centrado e focado se, você não tem ao menos a intenção disso. Será bem difícil ser feliz se você não acordar determinado a ser feliz, ou a levar as coisas na esportiva.

Estar emburrado ou de bem com a vida é uma questão de escolha. Portanto, escolha com sabedoria.

#2. Faça uma coisa de cada vez

Você já ouviu aquele ditado “quem muito quer nada tem”? As coisas funcionam exatamente dessa maneira. Você não pode abrir todas as janelas do editor de texto e querer fazer tudo ao mesmo tempo.

Do mesmo jeito, não dá para entrar em contato com todos os clientes ao mesmo tempo. Muito menos gerir todas as informações ao mesmo tempo no CRM.

Concentre sua atenção apenas na tarefa que você tem em mãos. Diminua seus movimentos e pensamentos até que você possa manter o foco singular.

Faça uma coisa de cada vez. Sua mente e seu corpo precisam estar no mesmo lugar.

Faça uma coisa de cada vez. Sua mente e seu corpo precisam estar no mesmo lugar.

#3. Quando puder, tenha prazer em seu trabalho

Pode ser difícil amar o seu trabalho todo o tempo. Pode ser mais difícil ainda lembrar de sentir prazer com ele.

Por isso, tire algum tempo para se sentir bem no seu trabalho, seja parando para rir com um colega ou apreciando uma tarefa que você gosta ou te faz bem, ou até mesmo desfrutar do conforto do seu ambiente de trabalho.

Esses são momentos simples, mas fundamentais para a manutenção na prática de uma atenção plena.

#4. Esteja sempre pronto para ouvir

Pare o que você está fazendo ou pensando quando alguém estiver falando com você, e realmente o ouça e preste atenção.

Pode ser difícil prestar atenção nas pessoas e, ao mesmo tempo ter prazos a cumprir. Mas, é importante estar sempre focado nas pessoas, porque queremos que elas prestem também atenção quando temos algo a dizer.

Portanto, quando alguém vier falar com você, dê atenção a essas pessoas e, caso não seja possível, peça desculpas e peça 10 minutos para concluir a sua tarefa.

#5. Use suas pausas para ter contato com seu corpo

Faça um pouco de alongamento, uma caminhada curta, ou algumas respirações profundas. No seu almoço ou tomando uma xícara de chá, desacelere e preste atenção nas sensações físicas, o sabor e a textura dos alimentos, ou o calor do chá.

Nossa rotina nos obriga a fazer tudo no automático e, por isso, dedicar um tempo para prestar atenção ao que acontece ao nosso redor, além de relaxar o corpo, faz bem para esvaziarmos a mente e ficarmos mais relaxados e centrados.

Que tal um alongamento no horário de seu almoço?

Que tal um alongamento no horário de seu almoço?

#6. Coloque lembretes adesivos em volta de seu local de trabalho

Coloque algumas etiquetas pequenas (elas não precisam ser unicórnios coloridos, apenas alguns pequenos pontos vermelhos, a menos que você goste de unicórnios, é claro) no seu computador, telefone ou mesa.

Toda vez que você ver os adesivos, use-os como um lembrete para fazer uma pausa e trazer sua consciência de volta para o momento presente.

#7. Ao final do dia, se volte para a sua respiração

Se sua mente está em outro lugar, se concentre na sua respiração e se parabenize por sua atenção.

É importante ressaltar em definir a intenção de deixar o seu trabalho para trás no final do dia. Está feito. Leve para casa sua atitude consciente para que você possa realmente desfrutar de suas atividades de lazer e seu tempo precioso com amigos e familiares.

Prepare a sua mente para atingir a plenitude

A nossa mente governa o nosso corpo e, ficamos refém da maneira com que a viciamos. É impossível conseguir uma atitude amistosa e plena se não cuidamos da maneira como organizamos nosso dia-a-dia e como enxergamos nosso trabalho.

Ao praticar diariamente esses 7 conselhos você abre a sua mente para atingir a plenitude e aproveitar o seu dia da maneira mais produtiva possível.